Galeria dos Professores-Artista

Aos olhos de quem vê

Professor: Paulo Lorenzeti

Escola:

Formação: Linguagens da Arte - Centro Univ. Maria Antônia / USP

Mauá, SP

Sobre o processo de criação


A série fotográfica é construída a partir de idas e vindas nos caminhos para a escola. Munido de uma pequena câmera, vou registrando em “macro” pequenos detalhes de elementos que atraem minha atenção, de maneira a criar uma força poética e conceitual aberta a múltiplas leituras e percepções “aos olhos de quem vê”. 



Acredito que ser professor-artista é estar aberto sensivelmente para o mundo que o cerca, compreendendo  "a aula" para além de uma troca de saberes, como um lugar de encontro onde as proposições e as experiências estéticas possam mediar as relações com o mundo e construir novas visões, sensações, modos de ser e estar. É compreender na própria experiência de produzir arte os percursos da criação artística, tornando-se assim mais consciente dos desafios que seus alunos irão enfrentar, e ao mesmo tempo tendo a possibilidade de enriquecer estes desafios. 



Paulo Lorenzeti



Professor vencedor do XV Prêmio Arte na Escola Cidadã na categoria Ensino Fundamental 1 com o projeto "Estudos sobre casas: formas de habitar a arte".


Comentários Deixe o seu comentário

  • Waldirene André, 18:45 - 15/10/2014
    Achei muito bacana esse espaço para professores-artistas. É notável o quanto a docência unida à prática artística possibilita o aprofundamento nos processos de construção do conhecimento em arte, ampliando repertórios e potencializando a busca por experiências artísticas diferenciadas e significativas para os alunos. Parabéns pelo trabalho! Um abraço, Waldirene André
  • Marilia Schmitt Fernandes, 18:54 - 16/10/2014
    Parabéns pela iniciativa de criarem esse espaço para os professores-artistas, pois muitos de nós dentre os quais me incluo levamos nossas inquietações artísticas para o fazer pedagógico, assim como, nos nutrimos dele também. Viver Arte, estudar Arte, pensar Arte, produzir Arte, ensinar Arte é um jeito de ser no mundo, não como há como separar!!! Só lamento que não haja aqui um espaço para professores-artistas que não estejam mais vinculados a uma instituição. Abraços
  • Andrea Dressler, 10:01 - 17/10/2014
    Arte não é só produção, é teoria, é discussão, ideias, projetos. Ótimo espaço para o educador artístico elaborar aulas cada vez mais interessantes, dinâmicas e práticas para seus alunos. Parabéns professor!
  • Alixa, 23:00 - 22/10/2014
    Ideia genial. Muitos dos professores são produtores em duas dimensões: uma é a própria produção artística; e a outra é a curadoria educativa que fazemos com grupos de outros que participam conosco de um processo de compartilhamentos criador. Gostaria de ver o outro Paulo também.
  • Maria da Paz Melo, 19:29 - 04/04/2015
    Apesar de não conhecer o Paulo pessoalmente, a gente vem se falando via Face já faz um tempo e acompanhando o trabalho um do outro. Esse olhar sensível, poético e dialético por que não, é muito lindo!

Deixe o seu comentário

Os campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório.




Como participar?

Envie imagens da sua produção e faça uma breve descrição sobre o processo. Se ela for escolhida como destaque da página principal do site, você ganha um livro de Arte

Faça login e envie suas imagens

Galerias anteriores

Mais galerias