Galeria dos Professores-Artista

O Equipo da Dra. Miloca

Professor: Marilia Schmitt Fernandes

Escola:

Formação:

Porto Alegre, RS

Sobre o processo de criação


Estar disponível ao novo, tangenciar o longe e o perto, continuar estudando e aprendendo, criar e produzir Arte são atitudes que podemos assumir quando nos aposentamos. Porque, segundo o físico Marcelo Gleiser, ser livre é poder escolher ao que se prender. E, nesse movimento de liberdade, escolhi me desprender para reaprender através de uma outra linguagem, da linguagem cênica. Primeiro para dar vida à personagem que hoje me habita, a Dra. Miloca, e depois para mantê-la viva.



A Dra. Miloca nasceu durante o curso de formação dos doutores palhaços da ONG Doutorzinhos, onde por meio de jogos cênicos despertamos a essência do palhaço que há em nós. Hoje atuo na Pediatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre fazendo dupla com a memorável Dra. Bem-te-vi.



A cada porta de quarto que abro me arrisco em boca de cena, diante uma "plateia" muito reduzida, mas merecedora de muito respeito e atenção. Tenho a vivência de um ator que lida com o improviso. Nesse jogo de vir a ser, entregamos o que há de melhor em nós, o amor e a alegria.



Na pele da Dra. Miloca me deixei afetar pela complexidade desse novo modo de ser no mundo, percebendo o contexto hospitalar sob outro olhar, o da cura. O que e como fazer para contribuir com esse processo são meus questionamentos enquanto artista plástica e doutora-palhaça.



Assim, surgiu a ideia de criar brinquedos e brincadeiras que pudessem ressignificar o tratamento dos pacientes trazendo mais leveza ao ambiente hospitalar. Para tanto, me aproprio e reaproveito frascos de uso doméstico, equipos hospitalares (seringas, sondas, frascos de soro, sempre NOVOS) e outras bugigangas que juntos materializam "equipamentos de brinquedo" que fazem parte do equipo da Dra. Miloca. 



Nesse pensar, pesquisar, criar e produzir brinquedos, brincadeiras e conceitos, descubro no sorriso das crianças que ainda há muito por aprender. E por isso, sigo presa na alegria levando Arte a toda parte. 



Marilia Schmitt Fernandes - Dra. Miloca



http://www.doutorzinhos.org.br/


Comentários Deixe o seu comentário

  • Zirlei Dias, 11:06 - 28/11/2014
    Não poderia ser diferente. Marília sempre Marília. Tantos anos lado a lado. Eu pensava em um projeto, jogava a ideia pra Marilia, e pronto estava feita a dupla de tantas e tantas. Chegamos muitas vezes a ter os mesmos projetos em pensamentos, quando fomos externar uma pra outra, não era novidade, era afinidade. Afinidade em fazer o melhor para o nosso público, enquanto educadores. Beijão Marília. Sucesso Dra. Miloca
  • antonio carlos alves marinho, 14:36 - 29/11/2014
    este site é bastante interessante, pois desperta a curiosidade de produzir algo
  • Marilia Schmitt Fernandes, 13:37 - 02/12/2014
    Zirlei querida, muito obrigada por esse comentário tão carinhoso que me fez lembrar os lindos momentos de partilha e aprendizado que vivenciamos juntas na EMEF. Arthur Pereira de Vargas - Canoas -RS. E hoje ao lembrar dos nossos projetos e alunos tenho uma sensação tranquila de missão cumprida. Mas como não sei ficar parada agora vivo as voltas com a Dra. Miloca e suas travessuras dentro e fora do hospital. A palavra é gratidão por tudo!!!
  • jurema de paula, 09:28 - 07/02/2015
    Bom dia. Sou da Cidade de Osasco-São Paulo. Gostaria de saber se podemos conhecer seus projeto, este ano estou com 6º anos a 5ºserie.
  • Marilia Schmitt Fernandes, 18:23 - 19/02/2015
    Olá Jurema, na verdade não é um projeto é uma modesta " tentativa" de usar os brinquedos e brincadeiras para amenizar o desconforto das doenças e do tratamento das crianças hospitalizadas. A Arte, o brinquedo, o riso além de trazerem leveza ao ambiente hospitalar potencializam os tratamentos... Então, se quiseres usar a ideia com as crianças, seria bacana que os brinquedos e brincadeiras fossem criados a partir dos objetos que fazem parte do contexto onde estão inseridas, assim trariam ainda mais sentido as invenções. Podemos conversar mais por e-mail se assim desejares - auladearte2008@hotmail.com - Beijocas coloridas e cheias de ideias
  • MARIA AUXILIADÔRA DIÔGO NASCIMENTO SOUSA, 14:27 - 18/03/2015
    Sou da cidade de Paudalho, interior de Pernambuco. Fiquei encantada com estas ideias, simples, facéis e tão criativas. Parabéns.
  • MARIA AUXILIADÔRA DIÔGO NASCIMENTO SOUSA, 14:28 - 18/03/2015
    Sou da cidade de Paudalho, interior de Pernambuco. Fiquei encantada com estas ideias, simples, fáceis e tão criativas. Parabéns.
  • MÁRCIA CRISTINA DA SILVA MASSITELLI, 09:19 - 07/05/2015
    OLA PESSOAL SOU DE BARRA DO GARÇAS MT ESTOU ENCANTADA COM ESSAS COISAS LINDA....PARABÉNS

Deixe o seu comentário

Os campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório.




Como participar?

Envie imagens da sua produção e faça uma breve descrição sobre o processo. Se ela for escolhida como destaque da página principal do site, você ganha um livro de Arte

Faça login e envie suas imagens

Galerias anteriores

Mais galerias