Galeria dos Professores-Artista

Narrativas Mínimas de Retroalimentação (Retrato Suspensão)

Professor: Danilo Nazareno Azevedo Baraúna

Escola:

Formação:

Sobre o processo de criação


Primeira experimentação em vídeo do projeto poético “Narrativas mínimas de retroalimentação”, em que ações performáticas mínimas dialogam com bancos de imagens próprias para discutir espaço e duração a partir de aspectos de circularidade no tempo, repetição e espacialização da imagem videográfica dentro do quadro. Neste vídeo, o artista inicia sua pesquisa em busca de materialidades que se configurem como extensores para metaforizar uma relação de envolvimento em corpo-espaço, corpo-natureza.



Por ter nascido na região amazônica, o rio atravessou minha vivência por anos e hoje, residindo em São Paulo, visualizo com distanciamento como esse rio me envolve, e como ele constrói um tecido social que integra a vivência ambiental do homem amazônida. Este vídeo surge durante uma viagem realizada pelos rios do estado do Pará, de Belém a Santarém. Durante aproximadamente 24 horas dentro de um barco, a paisagem tomou conta de uma vivência que até então não me pertencia daquela maneira, que contemplo o rio pela janela, pelos cortes dos edifícios. Visualizei o meu lugar, o espaço onde estou, com olhares de estranhamento. O fim da viagem me fez corpo frente a câmera, um auto-retrato de sufoco, de vertigem, e me fez envolvimento em um extensor transparente. A partir das janelas e sobreimpressões, a ação performática se integra às imagens sutis do ambiente que me evolveu no tempo e sugere um derramamento do corpo na natureza, uma integração e simbiose do ser que busca no problema do espaço o seu lugar de poesia, como espaço de “suspensão” poética em imagem.


Comentários Deixe o seu comentário

  • Mariza Missako Sakamoto, 17:19 - 19/01/2016
    A arte nos permite refletir sobre a nossa identidade, onde a memória e a história de vida contribuem de forma significativa para invocar a humanidade presente no indivíduo: sua vivência e sentimento transformam-se numa experiência estética a qual contemplo neste exato momento, onde a imagem e o movimento me remete a pensamentos e ideias sobre a integração homem/natureza. Esta é a leitura que faço do "Retrato Suspensão". Parabéns!

Deixe o seu comentário

Os campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório.




Como participar?

Envie imagens da sua produção e faça uma breve descrição sobre o processo. Se ela for escolhida como destaque da página principal do site, você ganha um livro de Arte

Faça login e envie suas imagens

Galerias anteriores

Mais galerias