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FAQ

01. O que é o Instituto Arte na Escola?

Instituto Arte na Escola é uma associação civil sem fins lucrativos criada em 1989 com o objetivo de incentivar o ensino da Arte e qualificar o professor. O Instituto articula a Rede Arte na Escola, hoje com 39 Polos localizados em universidades, instituições culturais e educacionais, que atuam na formação continuada de professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos - EJA.

O Instituto Arte na Escola está localizado à Alameda Tietê, 618, casa 3 - Cerqueira César - São Paulo - SP / Brasil - CEP 01417-020 tel./fax (011) 3103-8088

02. O que é a Rede Arte na Escola?

A Rede Arte na Escola é constituída por 39 Polos instalados em instituições de Ensino Superior conveniadas com o Instituto Arte na Escola. São professores universitários de arte ou de educação comprometidos com a melhoria da qualidade do ensino da arte em todo o país.

03. O que são Polos da Rede Arte na Escola?

Os Polos Arte na Escola estão localizados em instituições de Ensino Superior de diversas regiões do Brasil, que ampliam suas atividades por meio de parcerias com Secretarias de Educação e Cultura, órgãos públicos e instituições culturais. Nos Polos Arte na Escola são promovidas ações como:

- Educação Continuada, por meio de grupos de estudos, seminários, cursos, entre outras;

- Empréstimo de DVDs, banco de imagens e materiais educacionais de apoio ao professor por meio da Midiateca.

04. Como se beneficiar da Rede Arte na Escola?

Cadastre-se no site www.artenaescola.org.br e acompanhe a programação e os informativos do Instituto Arte na Escola ou contate o Polo Arte na Escola mais próximo de sua cidade.

05. O que é o Prêmio Arte na Escola Cidadã?

O Prêmio Arte na Escola Cidadã foi criado em 2000 com o objetivo de identificar, divulgar e reconhecer projetos desenvolvidos na sala de aula por professores de Artes da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e EJA. Podem participar professores das redes pública e privada que apresentarem projetos em qualquer linguagem das Artes: Visuais, Música, Dança e Teatro.

A realização desta 18ª edição do Prêmio constitui uma ação do Instituto Arte na Escola com o patrocínio do Banco Bradesco.

06. Como faço para me inscrever?

A inscrição será feita via internet de 19 de abril a 28 de maio de 2017. Entre no site do Instituto Arte na Escola, clique na aba PRÊMIO e preencha a Ficha de Inscrição. São seis passos.

07. Quem pode concorrer?

Poderão se inscrever no concurso o professor autor ou, em caso de projetos coletivos, apenas um representante da equipe de professores autores como proponente.

Em qualquer um dos casos o professor deve ser o responsável por ministrar as aulas de Arte no nível em que se inscreve.

08. Quem não pode concorrer ao XVIII Prêmio Arte na Escola Cidadã?

- professores de educação não formal;

- os professores já contemplados com o Prêmio Arte na Escola Cidadã nas últimas três edições: XV, XVI e XVII PAEC;

- integrantes das Comissões Julgadoras (local, regional e nacional) na edição vigente;

- coordenadores e funcionários dos Polos da Rede Arte na Escola de 2012 em diante.

09. Quais são as categorias do XVIII Prêmio Arte na Escola Cidadã?

- Educação Infantil,

- Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano),

- Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano),

- Ensino Médio (1º ao 3º ano),

- Educação de Jovens e Adultos - EJA, no ensino regular das redes particulares e públicas de Ensino Federal, Estadual e Municipal do território nacional.

10. Em quantas categorias é possível concorrer?

Cada candidato poderá concorrer com 1 (um) único trabalho, referente a uma única categoria.

11. Qual é o Prêmio?

Haverá um prêmio para cada uma das seguintes categorias

- Educação Infantil

- Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano)

- Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano)

- Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano)

- Educação de Jovens e Adultos - EJA

Serão entregues os seguintes prêmios aos vencedores por categoria:

Professor: R$ 10.000,00 (dez mil reais) em dinheiro; publicações, participação no evento de premiação (pagamento de viagem e hospedagem em caso de necessidade); certificado de premiação e troféu.

Escola: um computador e uma câmera digital, participação do representante da escola no evento de premiação (pagamento da viagem e hospedagem em caso de necessidade); troféu; certificado de premiação e publicações para a biblioteca.

Polo: certificado de premiação, troféu e participação de um coordenador (geral ou pedagógico) no evento de premiação (pagamento da viagem e hospedagem em caso de necessidade). Esta premiação se dará apenas para os polos que operarem todas as etapas de gestão do XVIII PAEC.

12. Quais são os critérios de avaliação?

a. Explicitação clara de todas as etapas do projeto.

b. Consideração do processo criativo e valorização da participação do aluno.

c. Foco no tema da Arte como área de conhecimento.

d. Coerência com os documentos curriculares municipais, estaduais e federais.

e. Decisões do professor que favoreceram a realização dos objetivos propostos, evidenciando a aquisição de novos conhecimentos do professor e dos alunos e; indicadores de que as expectativas de aprendizagem foram atingidas.

f. Conformidade com o Projeto Pedagógico da Escola e seu envolvimento com a comunidade do entorno.

g. Privilegiar ações que valorizem o "protagonismo juvenil".

13. Quais são os critérios para a desclassificação dos trabalhos?

Serão desclassificados os candidatos que não preencherem integralmente a ficha de inscrição ou enviarem trabalhos e documentos comprobatórios/portfólio fora dos períodos estabelecidos.

14. Quando serão selecionados os trabalhos?

FASE 1 - Inscrição eletrônica: 19/04/2017 a 28/05/2017.

FASE 2 - A análise e a pré-seleção dos projetos inscritos serão realizadas pela Comissão de Avaliação Local no período de 09 a 26 de junho de 2017.

FASE 3 - Processo de Seleção Regional: as datas, locais e horários das reuniões das comissões serão acordados com os grupos regionais.

FASE 4 - Processo de Seleção Nacional: uma comissão de avaliação nacional elegerá os projetos em arte que serão premiados.

A lista dos finalistas na 18ª edição do PAEC será publicada no endereço www.artenaescola.org.br/premio a partir de 31 de agosto de 2017.

A cerimônia de entrega do Prêmio acontecerá no dia 08/11/2017.

15. É possível interromper o preenchimento da ficha de inscrição?

Sim, o sistema eletrônico de inscrição permite que o candidato, com a sua senha de cadastro no prêmio, preencha sua ficha em etapas, corrija, salve e retome o preenchimento assim que desejar.

16. Para que serve a senha de acesso?

Sua senha permitirá acesso à sua ficha de inscrição para complementá-la quando quiser dentro do prazo previsto no regulamento, bem como acompanhar todo o processo de seleção no hotsite do Prêmio.

17. Como preencher a etapa de caracterização do Projeto?

Cada pergunta possui um ícone que, quando clicado, abre uma caixa de texto com explicações sobre o que escrever em cada item. Elabore suas respostas com o máximo de detalhes.

18. Quem deve encaminhar os documentos comprobatórios?

Somente aqueles que forem selecionados para a Fase 2 - o resultado será publicado no hotsite do Prêmio.

19. Como obter informação junto ao Polo Arte na Escola mais próximo?

O professor pode contatar diretamente o coordenador do Polo Arte na Escola, por telefone ou por e-mail. Confira os endereços no site do Instituo Arte na Escola.

Inscreva seu projeto

A sua prática de educação em Artes nas linguagens Artes Visuais, Dança, Música e/ou Teatro pode ser reconhecida pelo 18º Prêmio Arte na Escola Cidadã