Formação

A série “In-formação” traz entrevistas com especialistas de diversas áreas sobre a construção de projetos.

Confira mais dicas para seu projeto

Como criar um portfólio digital?

por Maria Pinheiro

Na elaboração do portfólio para a segunda fase do Prêmio Arte na Escola Cidadã é importante que o professor desenvolva os tópicos abordados na ficha de inscrição, desdobrando as etapas de desenvolvimento do projeto e pontuando as passagens significativas do percurso. O portfólio digital poderá reunir e apresentar uma diversidade de registros, incluindo textos e imagens dos processos desenvolvidos e dos trabalhos realizados pelos alunos, como: fotos; vídeos; áudios; anotações pessoais do professor; recortes de jornal e/ou revistas; relatos e depoimentos dos alunos, familiares e comunidade escolar; links de blogs e sites de artistas, museus e instituições culturais que tenham sido referência importante do projeto etc.

É recomendável que o professor seja criterioso na seleção do material que comporá seu portfólio, pautando-se pela concisão, inteligibilidade e organização da documentação apresentada, de modo a valorizar a qualidade formal dos registros e a coerência reflexiva do relato apresentado. Lembramos ainda que a programação gráfica do portfólio (diagramação) é um elemento fundamental para permitir uma boa leitura e apreciação do projeto. O arquivo final deverá conter, no máximo, 20 páginas ou slides e todas as fotos deverão ser identificadas com legenda.

Apresentamos abaixo sugestões de plataformas de criação e formatação de portfólios digitais que podem auxiliar o professor na organização e na exibição do seu projeto:

1. Word ou PDF
O Word é o programa mais simples e acessível de edição de texto. Para formatar o portfólio no Word algumas dicas são importantes:
Fonte: escolha uma fonte de sua preferência, lembrando apenas que ela precisa ser clara e proporcionar boa legibilidade ao texto.
Imagens: os registros fotográficos podem ser inseridos ao longo do texto ou ao final. As imagens devem estar identificadas com legendas, de modo que seja possível ao leitor associar os registros visuais aos trechos do relato a que fazem referência.
Ao final da edição do seu portfólio no Word é possível salvar o arquivo em PDF. Veja aqui.

2. PowerPoint
O portfólio digital pode ser criado no formato de slides utilizando o programa PowerPoint. Além dos textos e das imagens, é possível inserir na apresentação animações, gráficos, sons e hiperlinks de sites e blogs.
Acesse aqui um tutorial resumido de como criar uma apresentação no PowerPoint. Ao finalizar a formatação do seu portfólio é possível salvar o arquivo em PDF seguindo as mesmas orientações do tópico anterior.

3. Blog ou Site
O portfólio digital pode ser apresentado em uma plataforma online. Existem vários blogs e sites que oferecem gratuitamente um domínio para criação de páginas de web utilizando ferramentas práticas de edição, como o WordPress, o Blogger e o Wix. Cada uma das plataformas sugeridas disponibilizam tutoriais próprios contendo um passo a passo de como criar e publicar uma página na internet.

4. ePub
O ePub (abreviação de Electronic Publication - Publicação Eletrônica) é uma mídia digital online equivalente aos livros e revistas impressos. Para criar um ePub do portfólio, basta fazer o upload do arquivo em PDF clicando aqui.

O que destacar em um portfólio

Paulo Henrique Lorenzetti

Vencedor do XV Prêmio Arte na Escola Cidadã na categoria Ensino Fundamental 1

Comentários Deixe o seu comentário

  • Alessandra Maria da Silva, 14:31 - 02/07/2015
    Adorei as dicas do professor Paulo Henrique Lorenzeti. Extremamente esclarecedor... me motivou mais ainda.
  • Iany Bessa Silva Menezes, 23:27 - 02/07/2015
    Adoro portfólios. Eu mesmo tenho alguns. Imagine se pudéssemos acompanhar o desenvolvimento de linguagens dessa forma! Parabéns pela matéria! Adoreiiiiiii
  • Nilson Ferreira de Almeida, 12:17 - 08/07/2015
    Super legar vou seguir direitinho, passo a passo. Grato pelas dicas maravilhosas...
  • Eliane Lopes, 20:30 - 10/07/2015
    Parabéns Paulo! Fico feliz em saber que a arte na escola está sendo vista com outro olhar...o dela...e o seu papel de construtora e transformadora de opiniões críticas. Suas dicas são de grande valia para a elaboração do portfólio. Espero conseguir fazê-lo a contento. Estou grata por poder participar de tão valioso prêmio. Obrigada
  • Francisco cruz do Nascimento, 17:10 - 11/07/2015
    Parabenizo o Professor Paulo Henrique Lorenzeti pela experiência socializada, pela facilidade no processo de comunicação e pelas contribuições para o nosso trabalho através das dicas.
  • Zilcleia, 13:08 - 16/07/2015
    Muito esclarecedor para esta etapa professor Paulo Henrique. obrigada pelo compartilhamento de experiências.
  • Maria Aparecida Pinheiro de Sousa, 10:40 - 17/07/2015
    Gostei muito, pois havia alguma dúvidas. Obrigada pela dica.
  • Denise Maria Quelha de Sá, 23:57 - 17/07/2015
    Bem esclarecedoras a fala e as dicas a do professor Paulo Henrique.
  • Cirlene Amaral, 15:56 - 21/07/2015
    valeu as dicas
  • Maria Aparecida Pinheiro de Sousa, 17:33 - 21/07/2015
    Depois de assistir ao vídeo do professor Paulo Henrique Lorenzeti, li os dois textos e daí consegui colocar em ordem o meu projeto. Tinha dúvidas como organizar para enviar à vocês, mas seguindo as etapas, entendi melhor. Obrigada pela oportunidade de participar do projeto.
  • Jacques Douglas, 14:32 - 22/07/2015
    Adorei as dicas do Profº Paulo, nunca imaginei que para apresentar o portfólio poderia usar mais criatividade do que são apresentados nos portfólios técnicos da Diretoria,
  • Amilton Luis Fim Lima, 15:43 - 02/08/2015
    Parabéns professor Paulo pela clareza de ideias e valorizar a ludicidade da arte com as crianças.
  • Eliane Couto Barbosa, 09:05 - 14/08/2015
    Parabéns pelas ótimas dicas, continuamos a aprender com o Arte Cidadã; parabéns ao professor Lorenzetti que com seu depoimento muito nos tem ajudado. Obrigada de coração.
  • ALCIENE DOS SANTOS, 14:18 - 30/07/2016
    Essa explicação foi muito importante para construir o meu portfólio. parabéns pela iniciativa e muito obrigada.
  • Raquel dos Anjos Veiga, 13:54 - 02/08/2016
    Parabéns pela leveza na explanação de suas ideias professor, como também, observar o prazer e envolvimento dos alunos nos processos artísticos.
  • Claudeci, 20:39 - 03/08/2016
    Muito obrigado professor por compartilhar experiencias
  • Maria Nunes Rangel, 12:10 - 04/08/2016
    A explicação será de grande ajuda! Obrigado professor!!

Deixe o seu comentário

Os campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório.