Prêmio Arte na Escola

Sobre a edição

Professores da Educação Básica de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pará e Rio Grande do Sul venceram a 16ª edição do Prêmio Arte na Escola Cidadã, o único no Brasil que reconhece, documenta e divulga as melhores práticas pedagógicas no ensino da Arte, e que recebeu 667 inscrições em 2015.

Na categoria Educação Infantil, a vencedora foi Fátima Santana Santos, com o projeto “Dr. Djalma Ramos e seu amor por Riachão”, desenvolvido no CEI Dr. Djalma Ramos em Lauro de Freitas/BA. Kelly Sabino, da Escola de Aplicação da USP (SP), venceu na categoria Ensino Fundamental I, com o projeto “Stop! Motion Motion Motion”. No Ensino Fundamental II, Joice Idaiane da Silva Rychcik foi consagrada com o projeto “A expressão do Bairro Funil: culturas, emoções e experimentações dentro de um processo artístico”, que envolveu os alunos da EMEF Profa. Marieta Melita da Silva, em Parobé/RS. No Ensino Médio houve dois vitoriosos: Leonardo Stefano Masquio, do Instituto Federal Colégio Pedro II – campus Realengo II, no Rio de Janeiro/RJ, com o projeto “Oficina de Criação de Canções”, e Danilo Baraúna, da Escola de Aplicação da UFPA, no Belém/PA, com o projeto “Construções expressivas: a videoarte paraense transversalizada no Ensino Médio”. 

A cerimônia de premiação ocorreu no SESC Consolação, em São Paulo, em 25 de novembro de 2015.

Comentários Deixe o seu comentário

  • valmir valdemar de souza, 11:50 - 07/04/2015
    boa iniciativa da educação de Alagoas
  • MARA MEKELLY OLIVEIRA LOPES REGIS, 09:31 - 08/04/2015
    Bom Dia! É um prazer poder viver esta oportunidade de participar do Prêmio Arte na Escola Cidadã, pois assim transmitimos nossas ideias de sala de aula para poder expor ao público algo que foi realmente prazeroso, que deu certo e que também poderá servir de exemplos para outras salas de aula! Muito bom rever as ideias inovadoras que foram venceram o prêmio.. assim temos a oportunidade de também realizar em nossas salas, considero uma troca de intercâmbios bastante significativas... pois experiências em sala, são sempre bem-vindas, acredito que todos os educadores que sonham em ver seus alunos com uma mente mais formadora, crítica e bem sucedida na Educação! Quero apresentar meu projeto que pude levar para minha pós-graduação, que rendeu bons frutos... Será um prazer poder PARTICIPAR este ano do Prêmio!
  • Heleuza Carrilho Tuka de Almeida, 21:36 - 09/04/2015
    Sou do Rio Grande do Sul. Acompanho as publicações de Arte na Escola desde que pertencia a Porto Alegre, do Banco Ioshpe e depois na UFRGS. Sempre pensei em participar do prêmio, porém o tempo vai passando e quando percebo, as inscrições encerraram. Acho ótima a preocupação com a arte. Veremos se neste ano consigo me inscrever.
  • Marcio Padilha, 21:59 - 07/06/2015
    Sou de Itararé-S.P, gostei de participar do concurso pela primeira vez, agora é só esperar o resultado.
  • Silvana de Souza Bueno, 22:28 - 27/06/2015
    Olá. Parabéns pela iniciativa de lançar esse projeto e oportunizar a todos participarem. São atitudes como essa que tornam nosso trabalho mais valorizado, sobretudo na disciplina de "Arte" que muitas vezes não tem seu devido valor. Eu adorei expor meu trabalho e mostrar que a arte transcende barreiras e desperta nas pessoas (alunos) um olhar além dos muros da escola.
  • Marilda de Oliveira, 15:42 - 01/07/2015
    Sou de Ibitinga SP e estou participando do concurso pela segunda vez agora representando minha cidade. Parabéns meus colegas professores arteiros que sejamos inspirados sempre no amor que a arte nos desperta.bjos
  • Tania L. Francischini, 20:42 - 15/07/2015
    São eventos como esse que nos fazem saber que somos valorizados e que temos voz !!! Obrigada ao Instituto Arte na Escola por nos proporcionar essa oportunidade!!!
  • Maria Aparecida P. da Costa, 16:05 - 05/08/2015
    Muito triste! Hoje recebi a prancha pelo Correio e, ao entrar no site, descobri que meu trabalho foi classificado. Pena que perdi o prazo de enviar a documentação.
  • Nilson Ferreira de Almeida., 13:35 - 04/09/2015
    Grato pela participação e pela prancha enviado por vocês.. Grande abraço...
  • Rosangela Maria Pacola Muniz, 23:46 - 09/09/2015
    Quero parabenizar a todos(as) educadores)as) que participaram deste projeto. Parabenizar duplamente aos vencedores deste trabalho maravilhoso, em especial a Professora Poliana Seleio pela iniciativa junto com seus alunos, e a responsável pela direção EE Benedito Fagundes Marques, escola da qual fui diretora e sei da capacidade da professora Poliana, sua dedicação, responsabilidade profissional , amor e claro, acredito também no potencial dos alunos, peças-chave do nosso trabalho, a quem dedicamos todos os dias a reciprocidade da construção do conhecimento, a arte de viver! Estou muito feliz por vocês todos(as), gostaria de poder estar presente na premiação, mas como não será possível sintam-se abraçados carinhosamente por mim. PARABÉNS!!!!!!!
  • Damaris Bueno Pereira da Costa, 11:38 - 15/09/2015
    Parabenizo a professora Poliana da EE Benedito Fagundes Marques pelo empenho e dedicação como profissional maravilhosa que acredita na educação e investe tempo e amor no que faz. Infelizmente só contou com o apoio do grupo gestor para a realização deste Projeto. Destaco a participação dos alunos e pais que foram incriíveis !!
  • Manoel José Faria Oliveira, 09:44 - 29/10/2015
    Sou professor maninho, aposentado, trabalho na Escola Estadual Julio Muller no município de Barra do Bugres/MT. Nem por isso eu vou deixar de realizar o meu trabalho como cidadão de realizar e divulgar a cultura mato-grossense. Gostaria de parabenizar todos os professores que participaram do XVI Prêmio Arte na Escola Cidadã, principalmente os de Mato Grosso. Estou muito feliz de estar entre os finalistas dessa edição, parabéns aos premiados e a todos que trabalharam nessa equipe.

Deixe o seu comentário

Os campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório.




Edições Anteriores

Clique sobre as edições anteriores do Prêmio para conhecer as experiências vitoriosas.