Prêmio Arte na Escola

Sobre a edição

No dia 25 de outubro, a comissão julgadora do V Prêmio Arte na Escola Cidadã elegeu os projetos vencedores de 2004. Compuseram o júri: Âmbar de Barros (jornalista e coordenadora do escritório da Unesco em São Paulo); Gisa Picosque (arte-educadora, formada em artes cênicas, com especialização em teatro e dança); Lia Diskin(jornalista com especialização em crítica literária e fundadora da Associação Palas Athena); Lucimar Bello Frange (artista plástica e arte-educadora, pós-doutora em arte educação pelo CPS/COS/PUC-SP); Mirian Celeste Martins (arte-educadora com formação em artes plásticas, doutora em Educação pela USP) e Silvia Pompéia (mestre em Ciência Ambiental, consultora da ABDL e da Associação Educacional LABOR).

Após a análise dos projetos, Sílvia Pompéia avalia que o Prêmio está no caminho certo: “Ele é um importante estímulo para que os professores que já têm a cultura da arte consigam aumentar o protagonismo dos seus alunos e envolver mais a comunidade e para que aqueles que não possuem a linguagem da arte possam se aprofundar no tema”.

Na opinião da arte-educadora Mirian Celeste Martins, “o Prêmio Arte na Escola Cidadã deixa sua marca, como espaço de divulgação e compartilhamento das conquistas e reflexões, às vezes solitárias, de educadores. É um espaço importante que tem movido e que move o ensino de arte em nosso país”. Miriam revela ainda o desejo de que este espaço seja cada vez melhor aproveitado para dinamizar e problematizar as ações em arte-educação. “Parabéns especiais aos ganhadores deste ano: Juliana C. Carnasciali, Mônica de Lima Bolsoni e Victor Venas, além das escolas que receberão Menção Honrosa”, finaliza.

Projetos Vencedores

Prêmio Especial

Projeto: "A arte registra a história"

Professor(a): Lúcia Giovanna Duarte de Melo
Escola: Centro Estadual Experimental de Ensino - Aprendizagem Sesquicentenário
Cidade: João Pessoa/PB

Ensino Fundamental 2

Projeto: "Penso, logo crio "

Professor(a): Mônica de Lima Bolsoni
Escola: Escola Municipal Prof. Souza da Silveira
Cidade: Rio de Janeiro/RJ

Edições Anteriores

Clique sobre as edições anteriores do Prêmio para conhecer as experiências vitoriosas.