Prêmio Arte na Escola

Sobre a edição

O Ano Internacional por uma Cultura de Paz e Não-Violência inspirou o primeiro projeto institucional do Instituto Arte na Escola: o Prêmio Arte na Escola Cidadã 2000. A iniciativa obteve excelente resposta dos professores e escolas de seis estados brasileiros (RS, SC, PR, SP, DF e RN), que se mobilizaram em torno da proposta de desenvolver projetos pedagógicos para fomentar a cultura de paz e o exercício da cidadania entre crianças e jovens do Ensino Fundamental e Médio, nas Redes Públicas e Privadas de Ensino do País.

O Prêmio Arte na Escola Cidadã 2000 envolveu toda a estrutura da Rede Arte na Escola, então composta por Pólos Disseminadores sediados em diversas regiões brasileiras, por intermédio de convênios com Universidades, Secretarias de Educação e Cultura, Escolas, Museus e Centros Culturais. Foram convidados a participar do Prêmio Arte na Escola Cidadã 2000 todos os professores de artes ligados à Rede Arte na Escola.

De acordo com a avaliação das integrantes do Comitê Nacional de Premiação, Professora Doutora Maria Heloisa Correia de Toledo de Ferraz, consultora em arte-educação; Doutoranda Maria Cristina Vilanova Biazus, diretora do Instituto Arte na Escola e coordenadora do Pólo UCS; Profa. Marlene Ramires François, coordenadora do Pólo Unijuí, e Nelly Rose Nery, coordenadora do Pólo Brasília, o concurso permitiu mapear o que está ocorrendo em sala de aula. No processo de seleção, foi possível perceber uma saudável “contaminação de culturas eruditas e populares, com trânsito por várias linguagens e por diferentes fontes de referência”, o que evidencia um enriquecimento do ambiente de ensino e de aprendizagem na escola.

De um total de 60 projetos inscritos, foram selecionados 22 para avaliação do Comitê Nacional, que deliberou pela escolha de três contemplados.

Projetos Vencedores

Ensino Fundamental 2

Projeto: "Novos Rumos"

Professor(a): Rosani Brochier Nicoli
Escola: Instituto de Educação São José
Cidade: Montenegro/RS

Edições Anteriores

Clique sobre as edições anteriores do Prêmio para conhecer as experiências vitoriosas.