Prêmio Arte na Escola

Projetos Vencedores

O projeto foi desenvolvido em uma escola localizada na periferia da zona sul de São Paulo, em uma comunidade marcada por altos índices de violência e criminalidade e pela deficiência de espaços e ações artístico-culturais. Amedrontados pela violência, os alunos desistiam dos estudos em meio ao ano letivo, resultando em elevada evasão escolar na região.

O objetivo do projeto foi, portanto, atrair de volta à escola os alunos do EJA do período noturno. A maior parte senhoras, donas de casa, trabalhadores, a terceira idade, bem como os jovens que queriam dar continuidade aos estudos.

O que o CAVALO NÓIA propôs foi uma junção das experiências dos alunos - a maioria oriunda das regiões Norte e Nordeste do Brasil - em relação às manifestações artístico-culturais de suas próprias origens como: boi-bumbá, reisado, cavalo-marinho, carnaval de rua, folguedos, São João, quermesse, maracatus, sambas de roda, capoeira e jongos.

As atividades, que tiveram início em 2000, sempre ocorrem durante todo o ano letivo em quatro etapas: 1- nutrição de elementos sobre cultura popular com rodas de bate-papo, explanações, vídeos, revistas, livros; 2 - confecção de ornamentos da festa ou os brindes que serão entregues no dia do festejo; 3 - ensaios em relação às danças, novas coreografias, percussão e cantigas; 4 - preparação final para o festejo: decoração, encontros com batuques; exposição das fotos, bonecos, luminárias, ornamentos confeccionados durante o ano letivo, e também mostra dos trabalhos armazenados das edições anteriores. Além das festividades que culminam em novembro com a saída pelas ruas do CAVALO NÓIA, há também a elaboração de livrinhos, cordéis, letra de músicas e poesias em conjunto com português, estudo da cultura popular envolvendo, história e geografia.

O projeto, que no início contava com 200 participantes, cresceu em importância e adesão, envolvendo comerciantes, casas de cultura, outras escolas e mesmo a paróquia local. Em 2008 cerca de 3500 pessoas estiveram envolvidas diretamente entre alunos, professores, pais e moradores da região. No mesmo ano, o CAVALO NÓIA recebeu o convite para encerrar a 28ª BIENAL de São Paulo, o que gerou grande repercussão positiva na comunidade a essa altura amplamente envolvida no projeto que conseguiu o seu objetivo de promover a reaproximação, por meio da cultura, entre alunos e escola. 

Comentários Deixe o seu comentário

  • Rita de cassia souza, 20:22 - 19/09/2015
    lindo seu projeto amei as danças , as músicas.
  • ailton amancio , 09:19 - 26/09/2015
    tudo de bom, isso me faz estudar a arte e cultura brasileira, show
  • ana van pelt, 17:24 - 23/10/2015
    chorei assistindo!!!!!!!!! que projeto LIN-DOOOOOOOOOO!!!!! PARABÉNS aos mediadores e estagiários envolvidos, às famílias que abraçaram o percurso e deram força à professora para implementá-lo com este grupo de meninos e meninas!!!! <3 um abração a tod@s!!!!!

Deixe o seu comentário

Os campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório.




Outros Projetos Vencedores

Edições Anteriores

Clique sobre as edições anteriores do Prêmio para conhecer as experiências vitoriosas.