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Perguntas Frequentes

    1. O que é o Instituto Arte na Escola?

      O Instituto Arte na Escola é uma associação civil sem fins lucrativos, criada em 1989, que fortalece o ensino de artes no Brasil, qualificando a formação de professores da educação básica. O IAE ativa o circuito da educação em Artes por meio da Rede Arte na Escola, que oferece formação continuada para professores e licenciandos. A Rede conta hoje com 39 polos parceiros, presentes em universidades públicas e privadas de 19 Estados brasileiros. O Instituto também opera o Prêmio Arte na Escola Cidadã – maior do país em arte-educação – e desenvolve pesquisas, conteúdos e materiais educativos que subsidiam a atuação do professor em sala de aula.

    2. O que é a Rede Arte na Escola?

      A Rede Arte na Escola é constituída por 39 Polos instalados em instituições de Ensino Superior conveniadas com o Instituto Arte na Escola. São professores universitários de arte ou de educação comprometidos com a melhoria da qualidade do ensino da arte em todo o país.

    3. O que são Polos da Rede Arte na Escola?

      Os Polos Arte na Escola estão localizados em instituições de Ensino Superior de diversas regiões do Brasil e oferecem ações de formação continuadas e pontuais para professores de Arte, em parceria com Secretarias de Educação e Cultura, órgãos públicos e instituições culturais. Os Polos Arte na Escola articulam grupos de estudos, seminários, cursos, empréstimo de materiais, pesquisas didáticas etc.

    4. Como participar de um Polo Arte na Escola?

      Contate o Polo Arte na Escola mais próximo de sua cidade. Você acha o os contatos no site do Instituto Arte na Escola.

    1. É possível interromper o preenchimento da ficha de inscrição?

      Sim, o sistema eletrônico de inscrição permite que o candidato, com a sua senha de cadastro no prêmio, preencha sua ficha em etapas, corrija, salve e retome o preenchimento assim que desejar.

    2. Para que serve a senha de acesso?

      Sua senha permitirá acesso à sua ficha de inscrição para complementá-la quando quiser, dentro do prazo previsto no regulamento, bem como acompanhar todo o processo de seleção no hotsite do Prêmio.

    3. Quem deve encaminhar os documentos comprobatórios?

      Somente aqueles que forem selecionados para a Fase 2 - o resultado será publicado no hotsite do Prêmio.

    4. Como obter informação junto ao Polo Arte na Escola mais próximo?

      O professor pode contatar diretamente o coordenador do Polo Arte na Escola, por telefone ou por e-mail. Confira os endereços no site do Instituto Arte na Escola.

    1. Qual é o Prêmio?

      Serão entregues os seguintes prêmios aos vencedores por categoria:

      Professor: R$ 10.000,00 (dez mil reais) em dinheiro; participação no evento de premiação (pagamento de viagem e hospedagem em caso de necessidade); certificado de premiação e troféu.

      Escola: um computador e uma câmera digital, participação do representante da escola no evento de premiação (pagamento da viagem e hospedagem em caso de necessidade); troféu; certificado de premiação.

      Polo Arte na Escola: certificado de premiação, troféu e participação de um coordenador (geral ou pedagógico) no evento de premiação (pagamento da viagem e hospedagem em caso de necessidade). Esta premiação se dará apenas para os Polos que tiverem professores premiados do Grupo de Estudos e operarem todas as etapas de gestão do XXI PAEC.

    2. Quais são os critérios de avaliação?

      1. Explicitação dos modos de planejamento em todas as etapas do projeto, suas motivações, como surgiu o tema, etapas de desenvolvimento, estratégias educativas, produções dos alunos, eleição das expectativas de aprendizagem e processo de avaliação.
      2. Consideração do protagonismo do aluno, valorização de sua participação em momentos de discussão, tomadas de decisão e da avaliação do processo de trabalho.
      3. Adequação de temáticas contemporâneas, sem perder o foco da Arte como área de conhecimento.
      4. Coerência com os documentos curriculares oficiais municipais, estaduais e federais.
      5. Decisões do professor que favoreceram a realização dos objetivos propostos, evidenciando a aquisição de novos conhecimentos do professor e dos alunos e indicadores de que as expectativas de aprendizagem foram atingidas.
      6. Conformidade com o Projeto Pedagógico da escola e seu envolvimento com a comunidade do entorno, valorizando trabalhos colaborativos e em parceria, sugerindo o reconhecimento dos direitos e deveres cidadãos dos alunos.

    3. Quais são os critérios para a desclassificação dos trabalhos?

      Serão desclassificados os candidatos que não preencherem integralmente a ficha de inscrição ou enviarem trabalhos e documentos comprobatórios/portfólio fora dos períodos estabelecidos.

    4. Quando serão selecionados os trabalhos?

      FASE 1 - Inscrição eletrônica: 20/03 a 19/04/2020.

      FASE 2 - A análise e a pré-seleção dos projetos inscritos serão realizadas pela Comissão de Avaliação Local no período de 27 de maio a 14 de junho de 2020.

      FASE 3 - Processo de Seleção Regional: as datas, locais e horários das reuniões das comissões serão acordados com os grupos regionais.

      FASE 4 - Processo de Seleção Nacional: uma comissão de avaliação nacional elegerá os projetos em arte que serão premiados.

      A lista dos finalistas na 21ª edição do Prêmio Arte na Escola Cidadã será publicada no endereço www.artenaescola.org.br/premio a partir de 20 de agosto de 2020.

      A cerimônia de entrega do Prêmio acontecerá no dia 25/11/2020.

    1. O que é o Prêmio Arte na Escola Cidadã?

      O Prêmio Arte na Escola Cidadã foi criado em 2000 com o objetivo de identificar, divulgar e reconhecer projetos desenvolvidos na sala de aula por professores de Artes da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e EJA. Podem participar professores das redes pública e privada, que apresentem projetos em qualquer linguagem das Artes: Visuais, Música, Dança e Teatro.

      A realização desta 21ª edição do Prêmio constitui uma ação do Instituto Arte na Escola, com o patrocínio do Banco Bradesco e a cooperação da UNESCO.

    2. Como faço para me inscrever?

      A inscrição deve ser feita exclusivamente via internet, através do site www.artenaescola.org.br/premio.

      O período de inscrições ficará aberto de acordo com o cronograma: Fase 1 – de 20 de março a 19 de abril de 2020; Fase 2 – de 27 de abril a 24 de maio de 2020; Postagem de portfólios – de 26 de junho a 02 de agosto de 2020.

    3. Quem pode concorrer?

      Pode se inscrever no Prêmio o professor-autor de um projeto em Artes, desenvolvido na Educação Básica. Em caso de projetos coletivos, apenas um representante da equipe de professores-autores se inscreve como proponente.

      Em qualquer um dos casos, o professor deve ser o responsável por ministrar as aulas de Arte no nível de ensino em que se inscreve.

    4. Quem não pode concorrer ao XXI Prêmio Arte na Escola Cidadã?

      – Professores da educação não-formal;

      – Professores já contemplados com o Prêmio nas últimas três edições: XVIII, XIX e XX Prêmio Arte na Escola Cidadã;

      – Integrantes das Comissões Julgadoras (Local, Regional ou Nacional) da edição vigente;

      – Coordenadores e funcionários dos Polos Arte na Escola, de 2017 em diante.

    5. Quais são as categorias do XXI Prêmio Arte na Escola Cidadã?

      - Educação Infantil,

      - Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano),

      - Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano),

      - Ensino Médio (1º ao 3º ano),

      - Educação de Jovens e Adultos - EJA

    6. Em quantas categorias é possível concorrer?

      Cada candidato poderá concorrer com 1 (um) único trabalho, referente a uma única categoria.

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