Relatos de Experiência

Os Relatos de Experiência são de responsabilidade de seus respectivos autores. O Instituto Arte na Escola propõe sua leitura como fonte de pesquisa para o professor.

Macrofotografia de Natureza e Desenho Realista

A ideia de trabalhar a macrofotografia junto ao desenho realista, surgiu de um trabalho realizado com fotografia, por uma professora de outra rede de ensino, bem como, do relato, em vídeo, do fotógrafo Juarez Silva, da DvDteca da plataforma Arte na Escola. A partir das ideias expostas, voltou-se o foco da pesquisa, produção e reprodução para um tema da atualidade, contemplando a realidade e o entorno natural dos alunos, o que permitiu que eles vivenciassem, passo a passo, cada uma das etapas essenciais ao desenvolvimento da atividade.

A experiência educativa foi planejada com o intuito de apresentar a fotografia e seus recursos gráficos como forma de produção de arte, utilizar a Macrofotografia para desenvolver a atenção e a percepção visual e sensitiva e estimular a criatividade e as noções básicas do desenho, suprindo, com isso, as necessidades sobre os conteúdos mínimos a serem estudados pelos alunos. O projeto teve início em agosto de 2017 e teve a duração de aproximadamente um trimestre, sendo concluída em outubro de 2017.

Dessa forma, a atividade foi realizada com alunos do nono ano do Ensino Fundamental, compondo um número de quatro alunos participantes, utilizando-se estratégias de envolvimento de trabalho em grupo, considerando a questão do respeito, cooperação e solidariedade.

Essa experiência educativa colaborou para uma aprendizagem significativa dos alunos sobre o que é fotografia e seus ramos (macro), fotógrafos importantes, técnicas de fotografia, recursos do aparelho fotográfico...bem como, despertou a sensibilidade estética ao representar as macrofotografias em desenhos realistas, desenvolvendo nos alunos uma noção sobre luz e sombra, perspectiva, simetria, enquadramento... enfim, aprimorando as técnicas de desenho.

Registros da minha vivência

  • Desenho feito por aluno
  • Desenho feito por aluno
  • Desenho feito por aluno
  • Desenho feito por aluno
  • Desenho feito por aluno
  • Desenho feito por aluno
  • Desenho feito por aluno
  • Desenho feito por aluno
  • Desenho feito por aluno
  • Desenho feito por aluno
  • Desenho feito por aluno
  • Macrofotografia feita por aluno
  • Macrofotografia feita por aluno
  • Macrofotografia feita por aluno
  • Macrofotografia feita por aluno
  • Macrofotografia feita por aluno
  • Macrofotografia feita por aluno
  • Macrofotografia feita por aluno
  • Desenho feito por aluno
  • Macrofotografia feita por aluno
  • Macrofotografia feita por aluno
  • Macrofotografia feita por aluno

Os objetivos foram:

1. Apresentar a fotografia e seus recursos gráficos como forma de produção de arte.
2. Utilizar a Macrofotografia para desenvolver a atenção e a percepção visual e sensitiva.
3. Estimular a criatividade e as noções básicas de desenho.

A proposta da atividade foi e estimular a criatividade, apresentando a fotografia como fonte de produção de arte, não somente como forma de captura de imagem, aguçando, no aluno, a percepção, o olho e a mente em busca do desenvolvimento da sensibilidade estética. Na parte do desenho pretendeu-se desenvolver as noções básicas do desenho realista como luz, sombra, simetria, perspectiva, enquadramento e o foco.

Descrição do desenvolvimento das atividades:

Apresentação da proposta do conteúdo, conceituação de Macrofotografia, relato em vídeo do fotografo Juarez Silva, produção de um trabalho teórico acerca do assunto pesquisando: o que é, fotógrafos desse estilo, materiais utilizados, passeio pelos arredores da escola para capturar as imagens, seleção das melhore imagens, montagem de slides, apresentação dos slides para a turma, seleção das fotos para representar em forma de desenho, representação realista das imagens.

Para o desenvolvimento da atividade foram utilizados materiais como: celulares, computadores do laboratório de informática, data show, folhas A4, cartolinas, lápis nas gramaturas: H, 2H, HB, 2B, 3B, 4B, 5B, 6B, 7B, 8B e 9B, borracha normal, borracha de 6,6 mm, borracha de 2,3 mm, borracha miolo de pão (ou limpa tipo), esfuminhos e lápis de cor preta.

Os alunos envolveram-se com entusiasmo na atividade, trabalhando de modo eficaz, e, mesmo, no momento em que o trabalho foi realizado de forma individual, na captura de imagens, ajudaram-se mutuamente, ora buscando um ângulo ideal para a foto, ora buscando novas plantas e ideias.

O processo de avaliação deu-se com base nos trabalhos teóricos e práticos: pesquisa, conceituação, apresentação em slides das fotos capturadas, representação realista das imagens, e acompanhamento constante das atividades práticas, a busca pela imagem adequada, empenho, interesse e a participação.
Para concluir o projeto, a professora de ciências auxiliou na atividade nomeando as imagens capturadas da natureza com seus devidos nomes científicos.

A execução do projeto superou as expectativas, pois foi além do idealizado, resultando em alunos mais atentos, participativos e interessados, e trabalhos realizados com um ótimo nível de conhecimento e qualidade.

O trabalho com a Macrofotografia foi de intensa aprendizagem, vivenciada, passo a passo pelos alunos, resultando em alunos mais atentos, visualmente falando, com olhos mais sensíveis, curiosos e questionadores sobre imagens e obras. Pode-se classificar como aprendizagem bastante significativa a captura das imagens pelos alunos, onde puderam aprender dicas essenciais de como utilizar o próprio zoom da câmera para aproximar o objeto ou planta, a utilização do flash em lugares com pouca luminosidade, a utilização do print screen de uma foto ampliada para aproximar ainda mais o detalhe, e o uso do focalizador para capturar uma imagem, focar e ampliar um ponto específico.

Os objetivos traçados na idealização do projeto foram todos alcançados, superando as expectativas, devido ao interesse, curiosidade e empolgação dos alunos no desenvolvimento da atividade. Por mais que o trabalho fosse individual, todos ajudaram-se, mutuamente, na captura das imagens, nas configurações do celular, no ângulo da foto, e na busca por novas ideias, em um propósito de que o outro também se sentisse satisfeito e realizasse um ótimo trabalho, o que revelou o respeito e coleguismo existente no grupo.

A avaliação foi feita com base nas etapas do projeto. A primeira foi a pesquisa teórica sobre o conceito de macrofotografia, expondo suas principais características, precursores e tipos de materiais e procedimentos. O segundo trabalho foi a apresentação para a turma de um slide com as principais macrofotografias obtidas. A terceira atividade foi a representação realista de desenhos com base em algumas macrofotografias apresentadas para a turma. E para finalizar, foi avaliada a parte prática, durante a captura das imagens, analisando o empenho, o interesse e a participação.

O conhecimento é o único bem que não podem nos tirar, pois isso, como professores, não devemos deixar as ideias armazenadas e esquecidas no fundo de nossas mentes. Colocá-las em prática é dar vida aos nosso alunos!

Referências bibliográficas

DVDteca Arte na Escola sobre Macrofotografia de Juarez Silva.

Sites para a produção da pesquisa teórica.

https://www.photopro.com.br/tutoriais-gratis/o-que-e-macro-fotografia/
http://www.macrofotografia.com.br/artigos/macrofotografia.shtml
https://www.infoescola.com/fotografia/macrofotografia/
http://www.viagenseandancas.com.br/2012/12/macrofotografia-o-que-e-e-por-onde-comecar/
https://blog.emania.com.br/o-que-compoe-uma-boa-fotografia-macro/
https://www.tecmundo.com.br/imagem/2809-cameras-digitais-o-que-e-fotografia-macro-.htm
http://www.sony.com.br/electronics/lentes-fotografia-macro
http://fotodica.blogspot.com.br/2017/01/o-que-macrofotografia.html
http://www.clicandoeandando.com/macrofotografia/
https://www.google.com.br/search?q=macro+fotografia&rlz=1C1CHZL_pt-BRBR726BR727&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjb9OOWk8PYAhVFH5AKHbT8D4IQ_AUICigB&biw=1920&bih=949

Palavras-chave:

Comentários Deixe o seu comentário

  • Nenhum comentário foi encontrado para o conteúdo acima.

Deixe o seu comentário

Os campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório.




Envie seu relato

Compartilhe a sua prática no ensino de Arte. Conte como foi realizado o seu trabalho em sala de aula de forma simples e didática e sirva de exemplo para outros professores.

Faça o login para enviar seu texto

Filtrar relatos de experiência

Ver todos os relatos