Sala de Leitura
Artigos

Os Artigos aqui apresentadas são de responsabilidade de seus respectivos autores. O Instituto Arte na Escola propõe sua leitura como fonte de pesquisa e estudo.

Imagens digitais: construção subjetiva do sujeito contemporâneo

RESUMO - Este trabalho apresenta uma análise de um conjunto de entrevistas realizadas com estudantes do curso de Licenciatura de Artes Visuais UAB/Unimontes como parte da pesquisa “Experiências Estéticas e Cognitivas Mediadas por Imagens Digitais no Ensino de Artes Visuais”, cujo objetivo é compreender as relações de educadores e educandos com as imagens digitais. A abordagem tem como foco o sujeito e o processo, fundamentada em autores como Flusser, Veiga-Neto, interligados a concepções focaultianas e estudos culturais. As Tecnologias de informação e comunicação e as imagens digitais estão presentes na cultura contemporânea, com mudanças conceituais, em que valores são construídos, forjando o sujeito com uma identidade nômade. Nesta perspectiva, desponta desafios na arte-educação para as práticas pedagógicas nos processos de produção e criação. Acesse aqui o texto completo.


PALAVRAS-CHAVE: imagens digitais – sujeito – processo – contemporâneo

 

Artigo apresentado em:

CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DOS ARTE-EDUCADORES DO BRASIL - Confaeb: Arte/educação no pós-mundo, 23. Anais. Porto de Galinhas, 2013.

Comentários Deixe o seu comentário

  • Nenhum comentário foi encontrado para o conteúdo acima.

Deixe o seu comentário

Os campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório.




Envie seu artigo

Compartilhe o seu conhecimento adquirido durante sua pesquisa.

Faça o login para enviar seu artigo

Filtrar artigos

Ver todos os artigos