Sala de Leitura
Artigos

Os Artigos aqui apresentadas são de responsabilidade de seus respectivos autores. O Instituto Arte na Escola propõe sua leitura como fonte de pesquisa e estudo.

Saberes colaborativos e formação de arte-educadores

RESUMO - O presente artigo aborda sobre estudos realizados nas práticas de educação musical desenvolvidos na formação inicial e continuada de educadores em parceria com as escolas. A prática do canto coral na Faculdade de Educação fez irromper uma série de ações pela articulação entre ensino, pesquisa e extensão, problematizando as práticas musicais nas escolas. O paradigma da pesquisa colaborativa norteou os processos de criação coletiva, envolvendo alunos bolsistas de Iniciação Científica, Iniciação Artística, de Extensão, e professores da educação básica, tendo a Lei 11.769/2008 como mediação para promoção da cultura de análise das práticas musicais nas escolas. Os resultados apontam para o significado satisfatório da formação musical de educadores em sintonia com a realidade das escolas, pelo diálogo multirreferencial entre as peculiaridades das linguagens artísticas e os demais campos curriculares. Acesse aqui o texto completo.

 

Palavras-chave
Saberes docentes. Pesquisa colaborativa. Formação docente. Educação Musical.

 

Artigo apresentado em:

CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DOS ARTE-EDUCADORES DO BRASIL - Confaeb: Arte/educação no pós-mundo, 23. Anais. Porto de Galinhas, 2013.

Comentários Deixe o seu comentário

  • Nenhum comentário foi encontrado para o conteúdo acima.

Deixe o seu comentário

Os campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório.




Envie seu artigo

Compartilhe o seu conhecimento adquirido durante sua pesquisa.

Faça o login para enviar seu artigo

Filtrar artigos

Ver todos os artigos