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Os Artigos aqui apresentadas são de responsabilidade de seus respectivos autores. O Instituto Arte na Escola propõe sua leitura como fonte de pesquisa e estudo.

Um olhar nos vídeos documentários Arte na Escola para o estudo da arte contemporânea brasileira

Introdução: O Ensino de Arte tem passado por adequações desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Base da Educação, Lei nº 9394/96 que estabeleceu sua obrigatoriedade. A partir daí, deu-se a publicação de documentos referencias pelo Governo Federal para orientar os professores, foram criados cursos específicos de nível superior para a formação do professor e muitas pesquisas e estudos surgiram para atender as demandas surgidas. Entre estes, temos o material Educativo do Instituto Arte na Escola, a DVDteca Arte na Escola composta de 162 (cento e sessenta e dois) documentários sobre a Arte Contemporânea Brasileira. No ano de 2011, o MEC, por meio de parceria com o IAE, adquiriu títulos deste acervo e compôs caixas com 30 (trinta) títulos e enviou uma caixa para as escolas públicas do território nacional. Cada título é um campo aberto para novas possibilidades de relações entre os conteúdos e o professor pode utilizá-lo da maneira que considerar mais adequada. A partir do olhar atento neste material, levantamos questões investigativas de como promover no Polo Arte na Escola, localizado na Faculdade Novo Milênio para o estudo e pesquisa nos documentários da DVDteca, junto aos professores da rede pública de ensino estadual e municipal. Tendo como objetivo promover e ampliar os conhecimentos dos professores das duas redes de ensino, propomos e acompanhamos então, a Oficina Metodológica da DVDteca Arte na Escola. Na pesquisa adotamos o método dialético, valendo-se da técnica de pesquisas bibliográficas exploratórias e coleta de dados específicos sobre Ensino de Arte junto aos professores envolvidos. As ações educativas propostas para formação continuada de professores foram observadas e acompanhadas para a elaboração dos relatórios que contribuíram na escrita deste artigo. Na Rede Estadual de Educação foram realizados 11 (onze) encontros regionais e na Rede Municipal de Vila Velha de Educação foram encontros mensais, tendo nos dois primeiros a apresentação de dois documentários do acervo Arte na Escola para que os professores participantes adquirissem maior conhecimento e pudessem trocar experiências vividas em sala de aula. Ao final de cada apresentação do documentário, os professores foram convidados a participarem das atividades propostas. Finalizando o processo foi realizada uma coleta de dados junto a uma mostra de envolvidos a fim de verificarmos as contribuições que o uso dos documentários trouxe para o processo de ensino aprendizagem em Arte. Constatamos que o conteúdo apresentado nos documentários agrega qualidade e potencial ao ensino de arte e que este também possibilita a integração dos conteúdos específicos da arte com outras áreas de conhecimento.

 

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