Sala de Leitura
Artigos

Os Artigos aqui apresentadas são de responsabilidade de seus respectivos autores. O Instituto Arte na Escola propõe sua leitura como fonte de pesquisa e estudo.

Falando sobre a Arte na Base Nacional Comum Curricular - BNCC - um ponto de vista da educação musical

RESUMO

Este artigo traz uma discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular - BNCC a partir de reflexões decorrentes de uma mesa redonda ocorrida no 4º Encontro Regional Sul do Polo FURB da Rede Arte na Escola, na cidade de Blumenau em 2016. Propõem-se aqui análises da segunda versão preliminar da BNCC com destaque para o componente curricular Arte nos diversos níveis da Educação Básica, dando ênfase especial às particularidades do ensino da Música. São destacados pontos positivos que avançam na consolidação e fortalecimento da Arte na Educação brasileira, mas também são apontadas fragilidades na construção de um texto que tem a incumbência de assumir uma orientação curricular em todo o território nacional. Finalmente, são propostas provocações sobre a música e seu ensino. Para a construção das argumentações, são referenciados autores do campo da Educação, do Ensino da Arte e mais particularmente da Educação Musical. Espera-se que este texto possa contribuir para discussões sobre a produção de documentos orientadores para o ensino da Arte de abrangência nacional.

 

Palavras-chave: BNCC. Ensino da Arte. Educação Musical.

 

Artigo publicado em:

Linguagens: Revista de Letras Artes e Comunicação. Blumenau: FURB - Universidade Regional de Blumenau, v. 10, n. 3, p. 476-490, 2016.

 

Acesse aqui o texto completo.

Comentários Deixe o seu comentário

  • Nenhum comentário foi encontrado para o conteúdo acima.

Deixe o seu comentário

Os campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório.




Envie seu artigo

Compartilhe o seu conhecimento adquirido durante sua pesquisa.

Faça o login para enviar seu artigo

Filtrar artigos

Ver todos os artigos