Sala de Leitura
Artigos

Os Artigos aqui apresentadas são de responsabilidade de seus respectivos autores. O Instituto Arte na Escola propõe sua leitura como fonte de pesquisa e estudo.

Uma reflexão acerca das Artes Visuais sobre a segunda versão da Base Nacional Comum Curricular

RESUMO

Este texto tem como tema a análise da segunda versão do documento nacional intitulado Base Nacional Comum Curricular na área da Arte Visual. É síntese de uma fala apresentada no IV Encontro Sul do Arte na Escola realizado na FURB, Blumenau, SC. Apresenta-se a seguinte estrutura: a formação dos professores e o perfil desses profissionais; as vivências em ensino da Arte nos últimos anos e os processos legais implicados; os processos de escolha, seleção e organização curricular; o que a BNCC sinaliza acerca das artes visuais; e, por fim, reflete-se como as práticas atuais sinalizam processos de resistência na realidade escolar. Compreende-se que os documentos curriculares são parte do processo curricular, mas que, na prática, os professores apoiam suas escolhas em outros aspectos relacionados ao cotidiano escolar, ao contexto e ao que conhecem e compreendem por arte. Ainda, a BNCC compreende a Arte como linguagem e o documento acena algumas fragilidades em relação à formação polivalente no que tange aos anos iniciais. Em relação aos objetivos, o documento articula temas integradores que limitam, na maneira como são apresentados, a compreensão da arte. Os elementos metodológicos não são claros, fragilizando, assim, a compreensão dos professores em relação à epistemologia que permeia o documento na área das Artes Visuais.


Palavras-chave:

BNCC. Formação Docente em Arte. Currículo de Artes Visuais.


Artigo publicado em:

Linguagens: Revista de Letras Artes e Comunicação. Blumenau: FURB - Universidade Regional de Blumenau, v. 10, n. 3, p. 502-521, 2016.

 

 

Acesse aqui o texto completo.

Comentários Deixe o seu comentário

  • Nenhum comentário foi encontrado para o conteúdo acima.

Deixe o seu comentário

Os campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório.




Envie seu artigo

Compartilhe o seu conhecimento adquirido durante sua pesquisa.

Faça o login para enviar seu artigo

Filtrar artigos

Ver todos os artigos