Sala de Leitura
Sugestão de livro

Atenção! Não realizamos empréstimos, doações ou comercialização das publicações indicadas neste site.

Yoko Ono: o céu ainda é azul, você sabe...

Este material educativo foi criado a partir da exposição YOKO ONO I O CÉU AINDA É AZUL, VOCÊ SABE..., que esteve em cartaz no Instituto Tomie Ohtake entre 1 de abril e 28 de maio de 2017.

Yoko Ono, em atividade desde os anos 60, é uma das principais artistas experimentais e de vanguarda, associada à arte conceitual, à performance, ao grupo Fluxus e aos happenings. A artista questiona os conceitos de arte e de objeto de arte, derrubando os limites da produção tradicional ao criar trabalhos baseados em instruções, em que não há uma diferenciação entre original e cópia. Além disso, destaca-se por ser uma das primeiras artistas a incluir o espectador na obra, convidando-o a desempenhar um papel ativo.

A criação da publicação educativa teve como ponto de partida as possibilidades de interpretação e interação abertas, aspectos trazidos pelas instruções de Yoko Ono. Foi construído um material sem começo, meio ou fim, que pudesse ser desmembrado, reorganizado e utilizado segundo a inventividade e as necessidades de cada professor. Além de aporte teórico, reflexões e imagens, a publicação contém todas as instruções de Yoko Ono presentes na exposição O CÉU AINDA É AZUL, VOCÊ SABE..., constituindo um convite à apropriação e interpretação.

O Núcleo de Cultura e Participação do Instituto Tomie Ohtake desenvolve publicações educativas vinculadas às mostras em cartaz no seu espaço expositivo. Em contiguidade com as questões de cada mostra, as publicações apresentam diferentes formatos, assuntos e propostas, com o intuito de constituir um material que sirva como disparador de assuntos para além da exposição, partindo do pressuposto de que seu uso deve ser possível dentro de um planejamento pedagógico amplo que considere questões específicas de cada espaço de educação, sejam formais ou não formais, da educação infantil à educação de adultos.

Desde 2016, o Núcleo de Cultura e Participação tem desenvolvido as publicações em conjunto com professores e educadores de outras instituições com o objetivo de criar espaços de diálogo, aproximar os professores dos processos de criação do Instituto Tomie Ohtake e, também, propiciar uma formação continuada a esses profissionais da educação.

Baixe as publicações em PDF e confira as oportunidades de formação para professores oferecidas pelo Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, no site: www.institutotomieohtake.org.br

Para acessar o material educativo, clique aqui: site

Comentários Deixe o seu comentário

  • Nenhum comentário foi encontrado para o conteúdo acima.

Deixe o seu comentário

Os campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório.




Indique um livro

Indique a publicação que gostaria de divulgar na Sala de Leitura. A sugestão será analisada e poderá ser publicada.

Faça o login para sugerir um livro

Filtros de livros

Ver todos os livros