Abstração

Sinopse Completa

A passagem da figuração para abstração, as possibilidades da expressão artística desvinculada de imagens da realidade concreta. O programa estabelece relações com o processo de abstração na música e na matemática. O percurso desenvolvido por Volpi, Pancetti e Palatnik.

Historicamente, mostra a entrada da abstração no Brasil como busca de uma atualização artística do país após a segunda guerra, de que faz parte o surgimento de uma nova arquitetura, além de investimento financeiro nas artes que gerou a abertura de companhias teatrais, cinematográficas, museus e a primeira Bienal de São Paulo.

Os desdobramentos das abstrações geométricas e informais na poesia, literatura e design.

Depoimentos de Fernando Cocchiarale, Abraham Palatnik e Márcio Doctors.

Documentário

Ficha técnica do documentário*: Todo o passado dentro do presente. Escrito por Cacilda Teixeira da Costa e Sérgio Zeigler. Roteiro e direção Sérgio Zeigler. Elenco Graziella Moretto e Edson Montenegro. São Paulo: Produtora Audiovisual Quark: TV Cultura, 2003. 26:47 min.

*Documentário cedido por Sérgio Zeigler para fins educacionais, não podendo ser copiado ou comercializado.

Material Educativo

Material de apoio do professor com sugestões de como usar o vídeo Abstração, da série Todo o passado dentro do presente para aprofundar os conteúdos que este disponibiliza.

Baixar arquivo em PDF
Capa do PDF

Ficha técnica: BUORO, Anamelia Bueno. Todo o passado dentro do presente: pontos de vista de diferentes artistas e intelectuais sobre a trajetória da produção artística contemporânea desde a Revolução Industrial. São Paulo: Instituto Arte na Escola, 2003. n.p.