Anos 60: arte e vida

Sinopse Completa

O movimento NeoConcreto ampliando o espaço de atuação da obra de arte, o surgimento do conceito de objeto (não-objeto), a participação do espectador, a arte como parte da vida. Como os poetas participaram desse movimento.

O despontar de uma nova figuração - o espírito POP - como o outro lado dessa mesma moeda. Novas expressões: happenings, performances, obras ambientais, ready-mades, apropriações e um início de afastamento da pintura.

Depoimentos de Ferreira Gullar, Wesley Duke Lee e Nelson Leirner.

Documentário

Ficha técnica do documentário*: Todo o passado dentro do presente. Escrito por Cacilda Teixeira da Costa e Sérgio Zeigler. Roteiro e direção Sérgio Zeigler. Elenco Graziella Moretto e Edson Montenegro. São Paulo: Produtora Audiovisual Quark: TV Cultura, 2003. 29:50 min.

*Documentário cedido por Sérgio Zeigler para fins educacionais, não podendo ser copiado ou comercializado.

Material Educativo

Material de apoio do professor com sugestões de como usar o vídeo Anos 60: arte e vida, da série Todo o passado dentro do presente para aprofundar os conteúdos que este disponibiliza.

Baixar arquivo em PDF
Capa do PDF

Ficha técnica: BUORO, Anamelia Bueno. Todo o passado dentro do presente: pontos de vista de diferentes artistas e intelectuais sobre a trajetória da produção artística contemporânea desde a Revolução Industrial. São Paulo: Instituto Arte na Escola, 2003. n.p.