Educador e musicólogo, Carlos Kater ensina como fazer o Túnel Sonoro
A educação musical não significa apenas a transmissão de conteúdos musicais, como ensinar a cantar ou a tocar um instrumento. “Trata-se da educação da musicalidade, uma habilidade nata – todos os indivíduos nascem com ela. Permitir o seu desenvolvimento é oferecer às pessoas a oportunidade de se expressarem cada vez mais e melhor, entenderem o outro, e também desenvolverem a criatividade individual e social”, afirma Carlos Kater, educador, musicólogo e compositor, autor de Musicantes e o boi brasileiro: uma história com [a] música (São Paulo: Musa Ed., 2013).
A obra traz diversas proposições de trabalho educativo musical alinhadas com o tema central – o Boi na cultura brasileira. Nesta edição do Boletim Arte na Escola, destacamos o Túnel Sonoro, cujo objetivo central é desenvolver a escuta e as diversas nuances sonoras. “A ideia é que os participantes entendam que podem ouvir um som sem escutá-lo”, explica o professor. “Ouvir é o que chega aos nossos ouvidos em condições normais, e escutar é colocar consciência naquilo que estamos ouvindo. Trabalhar a escuta é importante, pois passamos a agir de forma mais consciente na música e fora dela”, conclui o educador.
Para trabalhar com os alunos
TÚNEL SONORO
-
Escolha o tema sonoro para o percurso: fundo do mar, chuva, caverna, etc. Se a escolha for uma floresta, por exemplo, cada participante produzirá sonoridades expressivas, a livre escolha, como sons de gotas d’água, do andar sobre gravetos, pios de animais, vento, etc.
-
Os participantes devem se dispor alinhados e em duplas, um em frente ao outro, com os braços esticados para o alto e as palmas das mãos se tocando, formando um túnel. Eles emitirão os sons enquanto a primeira dupla percorre o túnel de olhos fechados, de ponta a ponta, se posicionando ao final, como acontece em uma quadrilha de festa junina.
-
Oriente os alunos a “mergulharem" nessa vivência, na diversidade de sons produzidos pelos colegas. Com frequência os participantes se emocionam bastante nesta atividade.
Esta proposição, assim como varias outras, encontram-se descritas em detalhe no livro Musicantes e o boi brasileiro, sendo que algumas estão gravadas no CD que o acompanha.