Arte na Escola Cursos

(Per)cursos sobre Processos de Criação
Leda Catunda & Siron Franco

Como podemos provocar os alunos para que incorporem em suas criações aquilo que os afeta? Como abrir espaço para que a criatividade dos jovens acolha suas inquietações e questionamentos?

Os (Per)cursos sobre Processo de Criação investigam caminhos para responder estas e outras questões, inspirando educadores a incorporarem experiências artísticas nos processos educativos que conduzem com crianças e jovens.

Os artistas contemporâneos brasileiros nos dão pistas para infinitas possibilidades de experiências e investigações com os alunos.

O Instituto Arte na Escola propõe um combo com dois (Per)cursos sobre Processo de Criação diferentes, por um valor promocional. Cada percurso tem como ponto de partida as provocações de um artista contemporâneo: Leda Catunda & Siron Franco.
*o combo promocional estará disponível por tempo limitado.

Os dois percursos evidenciam a linguagem única de cada artista e abrem janelas para uma série de provocações pedagógicas, que podem ser apropriadas pelo professor e ecoar em trabalhos na sala de aula, em espaços de educação e cultura, ou em ambientes familiares.

Conheça mais sobre cada um dos percursos:

LEDA CATUNDA

De onde vêm as ideias? Como elas se transformam em projetos? Como aguçar processos criativos, na escola ou fora dela?

A produção de Leda Catunda habita o limite entre a pintura e o objeto, entre o bi e o tridimensional, aguçando o olhar do aluno para diferentes materialidades.

O (Per)curso sobre Processo de Criação Leda Catunda pretende investigar o processo criativo da artista, dar a conhecer os procedimentos e conceitos relacionados à sua poética, permitir a navegação pelo universo da narrativa mitológica presente na obra Eldorado e também pelo contexto de formação da artista.

Esperamos estimular, além da estesia, reflexões e diálogos para pensar ações que tenham como foco o processo criativo de estudantes. São nove pontos de parada: alguns reflexivos e outros com propostas interativas (via fóruns) que você participa quando e na ordem que quiser, construindo seu próprio caminho de aprendizagem.

SIRON FRANCO

O artista goiano Siron Franco costuma dizer: "O que faço são provocações visuais".

Siron Franco desenvolve suas obras em sintonia com debates e inquietações sociais. Autor de múltiplas leituras e pensamento caleidoscópio, suas obras não se propõem a ser o reflexo do mundo concreto, mas a invenção de um mundo imaginário, que dialoga com o real.

O modo de trabalhar de Siron Franco nos instiga a pensar sobre nossas próprias práticas educativas. Será que nossas propostas estimulam as crianças e jovens a criarem?

Partindo da obra de Siron Franco, este percurso convida os participantes a pensarem a provocação como uma forma de mobilização, ação e reflexão.

O objetivo é que os participantes sintam-se provocados e provoquem processos criativos por meio de investigações artísticas e educativas.

COMBO IAE - DOIS (PER)CURSOS SOBRE PROCESSO DE CRIAÇÃO:
Leda Catunda & Siron Franco

Ambos os (Per)cursos são formações autoinstrucionais. Ou seja, você pode trilhar o caminho de aprendizagem no seu ritmo, nos momentos em que preferir.

Valor do combo: R$110,00*
*Valor promocional válido por tempo limitado.

** Política de cancelamento: uma vez inscrito e após confirmado o pagamento, o aluno terá acesso a todo o conteúdo do curso. Desta forma, no caso de cancelamento, o Instituto Arte na Escola não efetuará reembolso dos valores anteriormente pagos.

Carga horária total: 60 horas no total
Percurso Leda Catunda - 30 horas
+
Percurso Siron Franco - 30 horas

Prazo para conclusão: 1 ano (doze meses)

Participação do cursista:
Cada cursista poderá fazer as aulas no seu tempo. Aconselhamos disponibilizar 2 horas semanais.

Certificado:
Ao completar todas as ações propostas em cada um dos percursos formativos, você poderá emitir seus dois certificados pela plataforma.

Durante as formações, os participantes receberão dois materiais digitais com proposições educativas a partir das obras de Siron Franco e de Leda Catunda, para usarem em sala de aula ou outros contextos formativos.

Inscreva-se