O artista e o matemático
Sinopse
Terceiro programa da série. Apreciar e compreender obras artÃsticas e teorias matemáticas nos pede um olhar ampliado. Este documentário traz os diálogos entre essas duas áreas, apresentando o pensamento de homens que construÃram complexas estruturas na busca da estética do raciocÃnio presentes na cúpula de Brunelleschi, nas invenções de Leonardo da Vinci, nas curvas de Niemeyer e nos cálculos de Joaquim Cardozo. A reflexão sobre a presença da matemática em linguagens artÃsticas, como na poesia, nas pinturas e nas esculturas dos concretistas e neoconcretistas, nos leva à produção artÃstica contemporânea que utiliza novas tecnologias.
Indicação: A partir do 6º ano do Ensino Fundamental
Documentário
Material educativo para professor-propositor
Material educativo para professor-propositor com propostas de atividades e sugestões de como usar o documentário para aprofundar os conteúdos que este disponibiliza.
Fazer download do arquivo em PDFComentários Deixe o seu comentário
-
Rosangela Perez da Silva, 20/06/2012 23:55:09Maravilhoso o conteúdo desse vÃdeo... gostaria de tê-lo para mostrar aos meus alunos, eles iriam compreender bem melhor a função da arte e a sua estética. Parabéns!
-
Maria Juvelina C. Ferrari, 21/06/2012 16:21:27Excelente material. Impressionante a qualidade da fundamentação teórica. Facilita, fundamenta e instiga ao diálogo multidisciplinar.
-
eliane, 21/06/2012 19:21:32Muito bom, tanto para desmitificar o olhar negativo que recai sobre a Matemática quanto para valorizar ambas as disciplinas que são importantÃssimas e que podem caminhar juntas.
-
IONE ARBUGERI, 27/06/2012 22:06:57Olá! Que coincidência! Estou trabalhando com PERSPECTIVA nas 7ª e 8ª séries e exibi o documentário aqui sugerido no inÃcio do trabalho ainda em março, dando ênfase também aos fractais, dentro de uma nova proposta de Geometria... junto com informática realizamos algumas propostas de trabalho, das quais estão em andamento... agora vou exibir o documentário METAMORFOSE, de Escher dando continuidade à s atividades... mas valeu! Fiquei feliz em já ter pensado nisso!