O Boletim Arte na Escola Edição Especial XII Prêmio Arte na Escola Cidadã trouxe a tona uma boa reflexão para o Celeiro de Ideias.
O que pensam os professores que atuam com esta faixa etária? Como trabalhar os conteúdos de arte na Educação Infantil? Quais são os espaços mais apropriados? Com que materiais trabalhar? Como trabalhar com arte contemporânea?
Como diz a professora Manoela Afonso: “A arte contemporânea pode ser trabalhada em todas as séries do ensino regular, pois é parte importante e atual do campo de conhecimento das Artes Visuais. No que se refere à Educação Infantil, pode-se afirmar que a profundidade de compreensão que o professor tem sobre o tema seja um dos pontos fundamentais para que o assunto possa ser desenvolvido sem maiores equívocos".
Para Mirtes Marins: “Quando a produção contemporânea é abordada de forma redutora e não adequada à faixa etária de modo que possa captar a complexidade de certas obras. É claro que visitar exposições de arte contemporânea é parte importante como estímulo para que o aluno desenvolva esse hábito. No entanto, ao mostrar e propor transposições didáticas de obras específicas da produção artística contemporânea, o professor deve ter cuidado para não cair em um esteticismo forçado, com o qual o próprio trabalho escolhido para estudo não dialoga.”