
Caros Professores
Boa tarde!
Bem-vindos a mais um Fórum Arte na Escola.
Iniciamos o ano de 2011 com um tema que é recorrente nas nossas discussões; a obrigatoriedade do ensino de Música. E neste momento queremos abrir este espaço para além desta questão e investigar um pouco mais as possibilidades de trabalhos que já estão sendo realizados.
Convidamos para mediar este encontro, a especialista em ensino musical Teca (Maria Teresa) Alencar de Brito. Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC- SP, Bacharel em Piano e Licenciada em Educação Artística, com Habilitação em Música, Teca é também professora no Departamento de Música da ECA/USP, no curso de Licenciatura em Música e no Programa de Pós-Graduação em Música.
É autora dos livros Koellreutter educador: o humano como objetivo da educação musical (Peirópolis, 2001), Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança (Peirópolis, 2003) e Quantas músicas tem a Música? ou Algo estranho no Museu! (Peirópolis, 2009), além de diversos artigos na área. Participou da elaboração do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (MEC, 1998) e produziu seis Cds que documentam o trabalho desenvolvido com crianças e adolescentes.
No fórum, você pode argumentar, questionar, responder, dar sua opinião, pedir e oferecer ajuda. Seu texto é publicado imediatamente e você pode responder diretamente a um participante ou dirigir-se a todo o grupo.
Desejamos que este seja um momento produtivo para todos os professores.
Abraço,
Mirca Bonano
Instituto Arte na Escola
Olá Teca!
Sou Eliane Scaff, resido em Curitiba PR. Tenho interesse em participar deste Fórum pois sou professora de Artes com formação é em Artes plásticas, portanto, sempre sinto dificuldade e até insegurança em trabalhar com música na sala de aula. Espero que nossas interações sejam bem produtivas...
Olá Mirca e Teca, tudo bem?
Já faz um bom tempo que não participo.
Dessa vez resolvi participar pois esse tema é muito polêmico, pois a grande maioria dos professores de arte não gostam de dar música no seu conteúdo anual, eu mesmo.
Não tenho o menor domínio sobre o assunto e quando tento me atrapalho.
O governo deveria capacitar melhor os professores nesse conteúdo já que colocou essa lei, ou então deveria se criar a disciplina música, como acontece nas escolas particulares.
Me interessou muito este tópico pois uma vez que o ensino é obrigatório,e lecionando em Escola da Rede Pública Estadual de São Paulo,me deparo com as diverssas dificuldades e preocupações.Em São Paulo (alguns não devem ter esta informação) ,utilizamos cadernos de atividades ,estes cadernos,não só para mim ,como para muitos professores em Arte ,fogem da realidade dos nossos alunos em se tratando de Música. A musicalização no meu ponto de vista deveria ser levado muito mais à sério como é em algumas escolas privadas,com professores formados em música ,mas mesmo sendo habilitados ,nós que temos especializações em outras áreas,deveríamos ter alguma espécie de apoio para podermos concluir o conteúdo de forma responsável.O caderno de atividade traz exercícios com partituras de música folclórica americana por exemplo (para alunos do Ensino Médio );devo exaltar que nossos alunos nunca foram musicalizados,onde deveríamoster um processo mais demorado do que exige a apostila... este e outros muitos motivos precisaríamos ter apoio de Especialistas na área de Música ,para amenizarmos "os estragos "que uma aula mal dada pode fazer !