Gostaríamos de discutir a deficiência de professores de Arte com formação específica em todo o território nacional. Pautados no Censo de 2007 o a ausência de professores formados na educação básica é preocupante.

Para mediar esta discussão, convidamos a Presidente da Federação dos Arte Educadores do Brasil FAEB e da Associação dos Arte Educadores do Rio de Janeiro, Jacqueline Mac-Dowell Lopes Alves: Especialista em História da Arte e Arquitetura SEC XX PUC - RJ; Graduada pela UERJ em Educação Artística/|Habilitação História da Arte; Professora contratada UFRJ (2003 e 2004) e UERJ (2005 a 2010); Promotora de Eventos Culturais e cursos de Formação de Professores no Estado do Rio de Janeiro; Atual Coordenadora de Artes Visuais da Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro; Professora e pesquisadora do Instituto Helena Antipoff (Centro de Referência de Educação Inclusiva).
Seja bem-vinda Jacqueline. É um prazer muito grande podermos contar contigo neste espaço de trocas e discussão.
O fórum ficará aberto até 23 de outubro de 2010 e, ao longo deste período, pretendemos ampliar nossas possibilidades de conhecer como os professores e gestores brasileiros pensam esta questão.
É a oportunidade também para compartilhar ideias, novos desafios, novas propostas e conhecermos como cada Estado vem lidando em suas redes educacionais com esta realidade.
Este é um espaço aberto para a troca de conhecimentos e relatos de experiência. Vocês são os nossos convidados! Chame também seus amigos para partilhar desta troca.
Grande abraço,
Mirca Bonano
Instituto Arte na Escola
A realidade nas escolas públicas no Brasil é essa mesmo. Sou professora formada em Letras, e atuo como professora de artes na escola em que leciono, fiz a inscrição na Plataforma Freire para que eu possa ter a habilitação em Artes e até o momento a minha Secretaria Municipal de Educação nem se quer me deu um parecer favoravel, para que eu possa lecionar com bases teóricas e formação adequada. Gosto muito da disciplina Artes, porém quase não consigo contribuir para um melhor aprendizado dos meus alunos por falta dessa formação que é do meu interesse, ficando fadada apenas as Datas comemorativas que acho isso um absurdo, ou até mesmo como, a professora que entra na sala para dar descanso as professoras regentes. O professor de Artes não tem o direito de se ausentar das aulas, para fazer um curso de formação e/ou capacitação, nos sobrando apenas os fins de semana. Como se o professor de Artes fosse o verdadeiro "Tapa Buraco". Torno a repetir não sou formada em Artes, mas gosto muito de lecionar essa disciplina, mas a falta de formação me deixa engessada para desenvolver um ensino de qualidade para os meus alunos que são da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Fundamental.
Olá! Estou feliz que este tema esteja sendo discutido.Que não pare por aqui.Afinal , quem conhece a história do Ensino das Artes no Brasil sabe das dificuldades encontradas.Primeiro para termos Universidades em Educação Artística e depois a falta de educadores principalmente no interior dos estados brasileiros.Na minha opinião acredito que o ensino de Artes deveria englobar todas as áreas assim como fiz minha curta em Blumenau ,SC na FURB em que tínhamos que estudar três áreas em dois anos e aplicá-las no estágio.Em 1987 ( quando me formei) fui uma das pessoas que lutou pela licenciatura plena naquela instituição , mas em 2004 quando retornei ( não terminei por voltar para o RS) já para a plena tive a decepção de ver licenciaturas tornando-se em bacharelados e os alunos achando-se mais artistas do que educadores de artes.Quando fiz a curta já estudava música desde menina e achava :"esta é minha área" , mas tive que aprender a fazer várias técnicas , usar um pincél e fazer teatro.Assim como meus colega tiveram que cantar , aprender um instrumento e reger um coral.Eu sei , parece mentira mas aprender isto em dois anos e mais metodologias e etc? parece até conto do vigário , mas não é.Aprendí muito mais nesses dois anos de curta do que acredito que irei aprender numa única licenciatura que irá contra a realidade das escolas estaduais e municipais.Hoje , atuo seis anos em Livramento e faço o uso das 3 áreas quando posso ou mesmo quando ouço que minhas aulas são "uma bagunça " de meus próprios colegas.Como musicista que fui em Blumenau durante anos , aqui minha realidade é bem diferente e vivo pesquizando na internet mil formas de técnicas visuais porque sempre achei mais difícil para mim.Mas, eu faço como as crianças bem pequenas.Vou mexendo sem medo até achar o que quero.Aprendo junto com eles.Até porque existem milhões de possibilidades na atualidade e essa gurizada de séries finais precisam expressar-se mais do que imaginamos.Quando estou na Escola não penso em ARTES, aliás sou contra a mudança do nome.Prefiro EDUCAÇÃO ARTÍSTICA.Esta é mais apropriada para a realidade escolar que nós professores encontramos.Mas, sem sair do assunto, é fato o enorme desvio de função na Educação.Hoje , temos que aceitar dar aulas de qualquer área se houver deficiência da mesma.Por outro lado , vejo o descaso sobre o assunto.Tenho um amigo funcionário público que me disse uma vez: " a gente finge que trabalha e eles fingem que nos pagam".Será este o nosso começo , meio e fim nas expressões artísticas nas salas de aulas no Brasil? Sabem , como eu tenho que fazer a plena ,sem pestanejar , farei pelo canudo .Ao mesmo tempo , tenho medo do que vejo acontecendo.A arte-educação sendo aplicada ( maravilhoso) de forma errada por todos os professores.Chego a rir sozinha quando vejo os erros técnicos em cênicas ...e sinto-me invasiva se falar o que sei para ensinar.Bem , ao menos existem bons educadores dentro na nova era.Mas e aqueles que acredito serem a maioria que não sabem trabalhar inter ou multidisciplinaridade.Raramente nesses seis anos de município fui chamada para uma opinião.Por isto , pensei esta semana.Gente, deveria ter artes em cada licenciatura e nos 4 anos, então não haveria mais Universidade de Artes e cada matéria saberia fazer o uso de várias técnicas em seu currículo.Cada vez mais observo que os livros didáticos vêm com artes aplicadas.E poucos são os didáticos para as Artes.Desculpem se meu raciocínio está cansado , mas Arte também cansa e estressa um professor.O lúdico torna-se um caos.O pensar e expressar , uma arma poderosa e perigosa em mãos com mentes muito rápidas e cibernéticas.Socorro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Helena Brown
p.s. voltarei com o pensamento mais organizado e calma....rs.
Como muitos dos profesores que estão no mercado e lecionando a materia não estão capacitados com conhecimento teórico,muitos cairam de para quedas e acabarãm ficando mas quem acaba perdendo são os alunos ,ainda mais agora que a matéria esta de 1º a 4º serie também muitos não sabem o que ensinar e acabam não dando nada substituindo essa aula,e eles chegam lá na frente sem nenhuma idéia de qual
é realmente o conteudo da disciplina.
Colegas! Tema bastante providencial. Devemos apenas constatar que o comprometimento não se limita a ARTE - mas, se estende a todas as outras áreas. Outrossim, falta aos profissionais de educação, de um modo geral, uma maior crença em suas capacidades e em suas áreas. Afinal, a falta de valorização de uma área começa pelo professor dentro da sala de aula que não prioriza e não divulga a importância de sua disciplina. Só pode dar certo, aquilo em que realmente acreditamos e nos disponibilizamos a difundir. Repito aqui a fala de um professor dos comentários anteriores - "prefiro vender meus desenhos na praça que entrar em sala de aula" - quem tem esse pensamento, ainda não se conscientizou da real importância de sua função: como educador e tranformador de almas.
Rachel - Itararé
Gente,
Vou ser direta: O Acho inadmissível alguém ensinar algo que não sabe, ou que não tem formação, e isso serve não só p/ Arte, mas para todas as disciplinas do currículo escolar.
Mas aí eu pergunto porque temos tanto alienígena ministrando a disciplina arte? Será que é só por que não temos profissionais suficientes com formação específica em Arte ou não???? Estes profissionais estão mal distribuídos no território federal?
Acho muito esquisito ouvir: Eu fiz licenciatura em geografia, mas quero mesmo é ser professor de Arte. Então que vá estudar Arte. Mesmo porque para se detectar carências na formação é preciso que haja uma necessidade dela.
Questiono também para que estão se prestando as licenciaturas específicas no país. Diante da banalização dos conteúdos. Parece ridículo estudar Arte, se “qualquer” um pode ensinar esta disciplina, mesmo não sabendo nada sobre ela. E isso reflete o caos da educação no nosso país.
Lembrando que obviamente que num processo de contratação de rpofessores, deveria se analisar e ter peso o currículo e formação do professor em cada disciplina e conteúdo, dando prioridade aos profissionais com formação especifica nas diversas áreas para ministrar a disciplina pelo qual ele tem formação. E se possível exigindo sim a formação específica em cada área.
Me desculpe a colega de letras, mas se você não tem formação para ser professora de Arte (você mesma afirmou isso, e pelo menos teve ética e humildade de assumir as suas dificuldades em desenvolver a disciplina devido a este fato), eu pergunto: Então porque você está ministrando esta disciplina??? Não teve nenhum outro professor qualificado para a vaga de professor de Artes nesta escola? Porque você não está na área de letras que é a sua área?
Ninguém tem o direito que ensinar, uma disciplina só por gostar dela. É preciso ter sim formação....Acredito que tem que ser detectado os problemas: Muitas vezes não se tem um curso local ou na região para qualificar estes professores. E aí os cursos a distância são uma solução.
Temos que exigir que nos editais de contratação de professores, seja feita a exigência da formação específica, para gerar a necessidade da formação na área. O que já vem acontecendo em vários locais do país. Lembrando que se a área de Artes foi desmembrada, com as formações em Teatro, Dança, Música e Artes Visuais, temos que ter disciplinas específicas também. Temos que evitar inclusive o termo artes cênicas, pois artes cênicas (ou da cena) se referem ao circo, teatro, dança e ópera.
Quero aqui lançar uma questão: Onde estão os professores de Artes do Brasil? Muitas vezes o que se percebe é que mesmo tendo professores qualificados locais, professores de outras áreas estão ocupando as vagas de professores de Artes, pelos mais diversos motivos. Isso é uma das questões que tem que ser levantadas aqui também. Muita gente está disposta a mudar para onde há vagas.
Concordo com o Thiago Zanotti, eu também sou a favor de recursos Judiciais. Para que profissionais habilitados em Artes ocupem e tenham prioridade nas vagas de Artes, que estão sendo ocupadas por alienígenas de outras áreas. Temos também que exigir a inserção das diversas linguagens no currículo escolar, com professores com formações específicas nestas linguagens. Para que seja contratados não professores de Artes, mas professores de música, de Dança, de Teatro e de Artes Visuais.
Por enquanto no meu desabafo é isso....
Monica Mesquita
Professora Mirca e Jaqueline:
Gostaria de ter acesso a pesquisa sobre o censo que foi citado. Onde estão os professores de Artes no Brasil? onde tem mais carências de formação e em quais linguagens. Existe algum mapeamento específico da Arte??? Onde posso conseguir esses dados?
Abraços
Mônica Mesquita
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