Forum
Mirca Izabel Bonano

Caríssimo Professor

Nós do Instituto Arte na Escola temos o prazer de iniciar mais um momento dentro do espaço do site destinado às trocas com vocês e entre vocês.

No período de 22 a 26 de janeiro de 2007 durante o Curso de Férias, professores de diferentes cidades como Curitiba, Manaus, Porto Alegre, Bauru, Rio de Janeiro, São Paulo Capital e Grande São Paulo reunidos em curso estarão postando suas questões e reflexões quanto ao processo que estão vivenciando  em sala de aula.

De fevereiro  a março estaremos juntos neste espaço para ampliações e conexões cada qual com seus grupos de trabalho e suas realidades escolares...

Este Fórum será então o espaço para reencontrar os interlocutores deste processo.

Para participar basta fazer seu cadastro no site www.artenaescola.org.br

Esperamos por vocês !!! 

Queremos compartilhar as suas expectativas e as dúvidas algumas vezes presentes em seu cotidiano, envie foto, relatórios, relatos de prática, comentários, textos... tudo que for ilustrativo para  comentar a  sua experiência.

Nós da Equipe de Cursos do Instituto estaremos acompanhando este processo.

Forte Abraço.

Equipe Central de Cursos 

Instituto Arte na Escola

Vania Cristina Gozzo

Olá Mirca, como sei que vc está anciosa para iniciarmos nossos comentario ai vai o meu...

Até que enfim consegui iniciar este curso, desde 2004 conheço o material arte br, pois recebi este material na DE de Rio Preto onde lecionava neste ano mencionado,  a pasta era para da escola e lá ela ficou, mas antes de entregar para a diretora da escola o material foi por mim e meus aluno bem manuseado, com um embasamento dado ao professor de forma que ele consegue muito bem trabalhar o belo material preparado por vcs.

Estou adorando o curso e a troca de esperiencias de todos os participantes...

Mais para frente voltarei a falar com vc...

Eliná Da Silva Hengles

BOM DIA!!!!!

PESSOAL DESCULPE-ME PELA MINHA AUSÊNCIA NO DIA DE ONTEM, MAS ESTOU AQUI PARA PROSSEGUIMOS NOSSOS TGRABALHOS.

BEIJOS ELINÁ HENGLES

Regina Fraga Oggioni

Oi, Mirca!

O curso tão esperado está, acontecendo. Estou adorando ! Todo professor deveria estar aqui. Venham para o Arte Br!!!!!!

Rosemeire Casado Sossai

antes de eu ir ao centro da cidade, pensei que seria algo desinteressante por eu ja ser paulistana, mas quando la chegamos com o grupo, foi algo magico e deslumbrante. so entao percebi como nao conheco nada da minha propria cidade e o quao deslumbrante ela é.

Eliná Da Silva Hengles
O dia de hoje foi muito curioso, criativo e enriquecedor.
Regina Fraga Oggioni

Passar, passear.....Olhar

Estar em São Paulo é olhar o mundo. Foi um passeio maravilhoso. Como num grande painel, a cidade se exibiu para nós. Maravilhoso!

Vania Cristina Gozzo
São Paulo... metrópole... encobre a vida... na magnitude do seu esplendor
Jacyara Batista Santini

Foi um mergulho importantíssimo, o de hoje, na cidade de São Paulo. Proporcionou uma ampliação muito oportuna no trabalho que estamos desenvolvendo no curso.

Como diz Marcia Tiburi em um de seus artigos, se as artes nos ensinam a ver – olhar, é   porque nos possibilitam camuflagens e ocultamentos. Só podemos ver quando aprendemos que algo não está à mostra e podemos sabê-lo. Portanto, para ver olhar, é preciso pensar.

Jacyara Batista Santini

Lucimar,

Concordo que as imagens que habitam o mundo e a nós, não são dadas, mas convocam olhares. Acredito que quando Adauto Novaes afirma que o olhar sempre quer mais do que nos é dado a ver, se refere a estesia, a um não contentamento com a aparência do ser. Apenas um olhar não anestesiado pode se entregar a investigações.

Bjs,

Jacyara

Jacyara Batista Santini

Mais uma coisinha:

Mirca, adorei o café Martinelli!

Eliana Tumolo Dias Leite

Caríssimas,

Este fórum será com certeza um espaço de muitas idas e vindas, estaremos conectados durante o curso e depois, pois só assim poderemos continuar trocando nossas experiências, criando e recriando planos de trabalho com o material artebr. Hoje sem dúvida foi um grande dia, de contemplação à cidade. São Paulo é sem dúvida atraente, assustadora e bela. Assim como vocês, adorei poder estar lá, tomarmos o café no Martinelli, e fazer andanças e experiências do olhar pela cidade. Olhares de Cristiano Mascaro comparado aos nossos olhares, sentar no Anhangabaú e poder desenhar, fotografar, apreciar a cidade. Foi um dia único sem duvidas. Amanhã tem mais.Vejam a foto do grupo ao lado do Municipal.

Professores,

Estou deixando aqui a foto do viaduto do chá tirada hoje. Depois de tentarmos imaginar de onde Cristiano tirou a foto do Postal, fizemos a nossas fotos, sexta poderemos compartilhar melhor.

Coqueiros, Palmeiras imperial, lustres, edifícios, vegetação, árvores deslumbrantes, pessoas andando, correndo, enfim uma cidade maravilhosa!!! Regina desculpe , mas São Paulo também é maravilhosa.

Luciano Carmo De Oliveira

Uma educação que propõe mudanças teve ter a Arte como mola propulsora, mas para que haja um verdadeiro sentido transformador no sujeito e sua aprendizagem se faz necessário à vivência em arte, relação que há com o que é humano e de como a humanidade se expressou ao longo do tempo e quais são suas possibilidades e seus resultados além de como podem ocorrer as experiências estéticas. Tanto o educando, educanda e principalmente o professor e a professora podem revalorizar nos momentos do ensino escolar todas as relações possíveis com a vida, à realidade e os sonhos.

Possibilitar experiências que esse se tornem agente que questionam, que produzem e que provocam a melhoria humana e não apenas mero espectador e reprodutores de velhas idéias.

Pude identificar e perceber essa série de movimentos na proposta do curso e nos momentos até agora vivenciados, através do diálogo constante e construção de saberes em Arte, não só conseguir ler uma imagem ou objeto de arte, mas relacioná-lo com os propósitos do artista suas intenções e qualidades no universo nesse componente de conhecimento é a arte possibilita, seu tempo, sua relação com o mundo e suas inquietações.

As leituras e análises e principalmente ira até o local onde foi feita a obra e como os nos olhos que antes era só de Mascaro é momento único e muito significativo na construção de saberes em arte e na vivência humana, tendo observado no viaduto de maneira diferente e conhecer pessoas  preocupadas com a arte e a vida.

Eliana Tumolo Dias Leite

Luciano com certeza a vivência de ontem foi muito importante, e este curso, sua metodologia é isso, uma constante busca e novas investidas nas experiências com o material artebr,  nos possibilitando conexões e conectores em todos os lugares, mesmo não sendo possível ir até o Museu para ver de perto a obra escolhida, pudemos estar e vivenciar o contato direto com o objeto fotografado e poder fazer uso dos 5 sentidos, vivenciando 25 anos depois, a experiência de estar diante dele, imaginar de que ângulo Cristiano fez a foto, perceber o espaço,  sentir as pessoas, seus cheiros, sua força. Foi muito prazeroso, estimulante e gratificante. E não para por ai, em cada lugar que estivermos poderemos trabalhar o mesmo caderno com centenas de possibilidades diferentes e isso é que torna esta metodologia instigadora de propostas sempre inovadoras. Hoje faremos novas investidas, num tour, por São Paulo em dia de festa, 25/01/07 a cidade completa 453 anos, estaremos visitando o centro velho e histórico, com sua magnitude e sempre muito enigmático, vivenciar o espaço "cidade", andar por ela e poder olhar , ver, percebê-la como nenhum dia igual ao outro ´´e realmente mágico e motivador.Estaremos também visitando Museus que conectam com nosso trabalho, teremos o prazer de ver um espaço onde ficará sem dúvida em nossas memórias, com três curadores num mesmo espaço e também o Museu da arte afro, sem dúvida será muito bom estarmos lá juntos, para compartilhar olhares atentos e perceptivos para novas andanças e novos percursos.

Vania Cristina Gozzo

Ahhhhhhhh... como é bom saciar a sede de saber, num dia maravilhoso de conhecimento, nossa visita ao centro histórico me fez voltar no tempo, tempo em que vivi em sampa, mas a visita ao museu AFRO e ao MAM me deixou com gosto de quero mais...

Sabor que não quero e não vou esquecer.

Eliana Tumolo Dias Leite
Vania Cristina Gozzo escreveu:

Ahhhhhhhh... como é bom saciar a sede de saber, num dia maravilhoso de conhecimento, nossa visita ao centro histórico me fez voltar no tempo, tempo em que vivi em sampa, mas a visita ao museu AFRO e ao MAM me deixou com gosto de quero mais...

Sabor que não quero e não vou esquecer.

Então vou fomentar sua memória, ai vão algumas fotos de nosso passeio cultural de hoje. 

14420 visualizações | 170 respostas Faça login para responder