Quero discutir este tema, porque acho importante levar os alunos ao museu, para que conheçam e apreciem as obras de artes originais, para que criem mais interesse na Arte e ampliem seu repertório cultural. A maioria das crianças que moram em bairros da periferia nunca foi a um museu. Acredito que além de aprender arte é muito importante que as crianças, os jovens e o público em geral das escolas, vejam arte, pois só assim o aprendizado será completo.

Olá a todos!
Quero agradecer a professora Maria Eunice pela sugestão do tema e apresentar a vocês Anny Christina Lima, que irá moderar esta discussão. Anny fez bacharelado e licenciatura em Psicologia e Educação Artística e especialização em Museologia. É mestranda em Estética e História da Arte pela USP. Ela coordena a área de Ação Educativa do Museu Lasar Segall e atualmente, na 27ª Bienal, coordenou os cursos de capacitação de professores do projeto Bienal-Escola. Tenho certeza que a sua experiência poderá contribuir muito! Anny! Seja bem-vinda! A palavra é sua!
Monica Kondziolková
Instituto Arte na Escola
Bom Dia Professores Amigos!!!
Chove no Rio de Janeiro...rsrsrs
Também quero agradecer a professora Maria Eunice em propor este Fórum pois o tema é certamente uma fonte de reflexão para a ação do professor de arte e a Anny Cristina por aceitar o convite do Instituto para participar desta discussão tão importante para o ensino de arte no Brasil.
Ontem fui ao Centro Cultural Banco do Brasil - RJ visitar a exposição Aleijadinho e seu tempo: Fé, engenho e arte, me dei conta mais uma vez de como faz toda a diferença para o público ter um projeto educativo que pense a relação da arte e do público, não como um "atravessador" mas sim, como um amigo que convida a fazer junto...
Isso o Educativo do Museu Lasar Segall tem feito brilhantemente durante estes últimos anos e a Anny Cristina é uma das profissionais responsáveis por este processo.
Será muito bom trocar com vocês... Participem e convidem seus amigos para este grupo.
Desejo a todos um Feliz 2007!!!
Abraço
Mirca Bonano
Anny, não sei o que aconteceu, mandei a minha mensagem no primeiro dia do Forum. Inclusive mandei duas vezes, pois a primeira vez não apareceu. E até agora nenhuma das duas apareceu. Por favor, caso ela esteja ai, envie-me para o e-mail, para que eu tenha uma cópia, mesmo que ela não vá se publicada.
Obrigada
Yta
Acho super importante o tema deste fórum e acredito que nossa trocas serão enriquecedoras para minha prática pedagógica!!!
Sou arte educadora e atuo com alunos de Educação Infantil ao Ensino Médio, trabalhando também com formação de professores no curso de magistério com a disciplina Metodologia do Ensino de Artes. Conclui minha graduação em Artes Visuais em dezembro/06 e estou iniciando meu Mestrado na UFRGS este ano. Em minha escola temos por hábito levar todos os nossos alunos à exposições e mostras de Artes, dentre elas, sem dúvida a Bienal do Mercosul, pois trabalho em São Leopoldo e Portão, cidades gaúchas, próximas de Porto Aelgre. Temos uma parceria com o Santander Cultural, instituição que apóia incansavelmente a arte educação. Gostaria de saber como é o trabalho com formação de professoras no Museu Lasar Segall e se existe algum material disponível aos professores.
Agradeço
Daniela
Olá,
Sou professor de artes do Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães no municipio de Fátima, interior da Bahia, na região onde moro não existe museus, não dispomos de livrarias para que possa comprar material sobre artes, a biblioteca que tem no meu municipio o material que tem referente a arte é uns cinco livros de arte, para se trabalhar com obras de arte, o que posso fazes é pesquisar na internete e imprimeir em papel oficio, até mesmo para adquirir materiais sobre arte é muito dificil, principalmente material sobre os artistas brasileiros. Gostaria muito de poder levar meus alunos para fazer uma visita ao museu, mas o que fica mais perto é na capital Sergipana, há 200 km.
No colégio onde trabalho não existe acesso a internete, para que possa trabalhar com meus alunos, fico sem saber o que fazer. Se alguem tiver como mim ajudar entre em contato pelo meus e-mail: antonioapjunior@hotmail.com
Um forte abraço a todos
geane costa escreveu:
È importante discutir sobre este tema, infelismente o que é realidade e atinge a grande maioria das escolas é a falta de acesso ao museu, em cidades que tem museu mesmo sendo dificil tem como levar as crianças das periferias para visitar atraves de projrtos, acontece que nos interiores não conseguimos articular isto porque não tem museus e ai o que fazer? como tratar de um assunto ou investir sobre o mesmo com realidade tão distante? como atrair a atenção dos meninos para o assunto ou envolver a escola de modo geral neste contexto que parece tão ireal?
Geane Costa,
Boa tarde,
Concordo com com você quando diz que em períferias e interiores , torna-se difícil a visitação de museus, mas nos dias de hoje, diante do construvismo o professor pode "trazer" o museu para a sua classe. É isso mesmo, com a ajuda de jornais, revistas, filmes, documentarios, internet..., sei que em muitos locais há inexistencia de alguns desses meios e é aí que o professor entra com a sua criatividade propondo alternativas para que o aluno de alguma forma possa ter contato com museus e dessa maneira adquirir o gosto pelo mesmo.
Cara Geane
O comentário da professora Santuza também me fez lembrar da possibilidade de desenvolver um Centro de Memória na própria escola. Lidando com a memória produzida pela comunidade, a partir de seus bens culturais e história oral, por exemplo.
Há escolas que desenvolveram este projeto com muito trabalho de todos os profissionais da escola e muita pesquisa dos alunos.
O Museu Paulista (conhecido como Museu do Ipiranga, em São Paulo), que é da Universidade de São Paulo (USP), já fez um projeto com algumas escolas estaduais. Talvez voce possa contatá-los pelo site e verificar o método que eles desenvolveram. A coordenadora do setor educativo do Museu é a sra. Denise Peixoto.
Ou contatar a Secretaria de Educação, solicitando informações sobre quem poderia orienta-la a este respeito.
Alguém já fez algum trabalho desta natureza em sua escola?
Um abraço,
Anny
Itamar Alves Leal dos Santos escreveu:
Anny, não sei o que aconteceu, mandei a minha mensagem no primeiro dia do Forum. Inclusive mandei duas vezes, pois a primeira vez não apareceu. E até agora nenhuma das duas apareceu. Por favor, caso ela esteja ai, envie-me para o e-mail, para que eu tenha uma cópia, mesmo que ela não vá se publicada.
Obrigada
Yta
Caro Professor Itamar
Olá!
Possivelmente houve algum problema técnico, ja solicitei para o nosso Suporte verificar.
Seria possível o Sr. reescrever esta mensagem, ou pelo menos o conteúdo que deseja discutir ?
Abraço,
Mirca
Acredito que o papel do arte-educador é fundamental para despertar nos grupos durante à visita ao Museu a vontade de voltar e visitar outros tantos espaços culturais e sentir-se bem num meio que lhes parece tão distante. A inlcusão tem que ser tratada de forma séria e com bastante paciência. Levar o Museu à sala de aula como li em alguns comentários também é uma maneira muito eficaz de mostrar aos alunos o valor e a riqueza que encontramos nos Museus. É preciso que todos saibam e sintam-se estimulados à visita ou pesquisa. Por assim, acredito que o educador tem papel principal neste esclarecimento de idéias. |
Sou professora de Artes no Ens. Fundamental II da Prefeitura de São Paulo, adorei a idéia do fórum sobre a Escola no Museu. Fiz o curso do Arte br no Museu Lasar Segall em 2006 e adorei. Gostaria de receber mais informações de atividades feitas por todos. Beijos. Cleide.
Fico feliz que este assunto tenha sido levantado, acho que temos várias questões para discutir: e museu na escola, a escola no museu, o educador de museu, o educador da escola no museu, a criança no museu, o museu como espaço de conhecimento, o museu como lazer, e por ai vamos levantando muitas questões.
O importante é que estas questões sejam levantadas e nos levem a refletir sobre.
Mas observando as falas abaixo com relação ao educador escolar e também o de museu, uma questão paira.
Os cursos de formação de professores apresentam aos seus alunos o museu como possibilidade de atuação (como educador de museu?), e também como um espaço a ser utilizado no seu planejamento de trabalho na educação formal?
Tópicos encerrados
-
XVII Prêmio Arte na Escola Cidadã
-
Base Nacional Comum Curricular
-
XVI Prêmio Arte na Escola Cidadã
-
XV Prêmio Arte na Escola Cidadã
-
Qual a sua opinião sobre a inclusão de artes visuais, a dança, a música e o teatro no currículo da educação básica?
-
Games são arte?
-
XIV Prêmio Arte na Escola Cidadã
-
Como e quem são os professores hoje que se beneficiam das TICS para seu processo de ensino e aprendizagens dentro do processo de formação continuada?
-
XIII Prêmio Arte na Escola Cidadã
-
É adequado o ensino da arte contemporânea na Educação Infantil?