Olá a todos que de uma forma ou outra acabam se encontrando aqui.
Meu nome é Sandra,sou professora há 15 anos e trabalho com artes plásticas . Atualmente estou fazendo mestrado em Educação.Por conta dos meus estudos,preciso viajar toda semana ,o que me levou a solicitar licença do trabalho na escola.
Infelizmente não sou associada à Rede Arte na Escola,não estou agregada a nenhum polo,mas sou assídua do site há muito tempo,e faço isso quase que diariamente.
Com relação ao registro de aula:como e quando fazê-los,gostaria de contribuir com experiência das minhas práticas em sala de aula.
Sempre me preocupei muito com o encaminahamento das minhas idéias.Sempre procurei registar diariamente o que estava pensando,respeitando as individualidades de cada aluno e as características de cada turma.Fazia isso sempre que terminava a aula,mas hoje penso que deve ser realizando enquanto se está atuando.Muitas vezes me encontrava a pensar durante as práticas de sala de aula o quanto poderia ter sido diferente se tivesse realizado o "JUÍZ" mais consistentemente,isto é,ter realmente me perguntado se tudo o que disponibilizei aos alunos,estava realmente levando-os a um exercício de cidadania.
Mas também outro dado importante é fazer à partir dos trabalhos dos alunos uma reflexão dos nossos registros,verificar pontos positivos,avanços,erros e assim sucessivamente. Para encaminhar essa reflexão lançava mão dos DOSSIÊS. Os dossiês eram pastas confeccionadas pelos alunas com papel firme ,onde os alunos colocavam quase tudo.Era uma espécie de "VIDA DO ALUNO".Digo quase tudo,pois os trabalhos tridimensionais evidentemente ficavam expostos na sala de artes.
Por que fazer os registros?Não consigo imaginar um professor de artes ou de qualquer outra disciplina que não faça registros de suas práticas,registros das suas idéias,registro dos seus alunos,das suas aprendizagens junto a eles,das suas angustias,incertezas etc..
Por que faço registro?por que ele me dá o "NORTE",à partir dele posso sonhar ,me alegrar,colher e dividir sucessos e por que não ,também as derrotas.É importante ter os registros,pois é a ele que vou recorrer para respaldar ganhos e perdas.Se não faço-os como saber "COMO ESTOU DIRIGINDO?"
Meu Deus,vou acabar por aqui,isso já ficou muito extenso.Um abração a todos da Professora Sandra!
quase certezas