Olá!
Tendo como meta a sedução, (pois tinha diante de mim alunos de supletivo, adultos e adolescentes trabalhadores - escola de periferia - Campinas), entre a principal que é o ensino específico de artes, tive a idéia de trabalhar com temas. Uma das experiências foi o tema Violência: 1o. conceituando e refletindo...
-
foi feito um levantamento sobre tipos de violência, listamos alguns e comentamos casos ocorridos com os alunos ou com conhecidos;
-
pesquisa sobre momentos "violentos" ocorridos na história (em vários momentos); e
-
pesquisa de imagens (fotografias / desenhos) que expressassem o tema.
resultados diversos: estádio de futebol, poluição (sonora, rios, ar), desmatamento, matança dos animais, guerras, massacres.
2o. atenção para estudos sobre a expressividade das linhas e das cores - Cor e Emoção
- os alunos responderam de forma intuitiva a um teste sobre a relação das cores e linhas com as emoções e somente num segundo momento foi conceituado tipos de linhas e cores (livro de apoio "O mundo das cores" - Desafios - Ed. Moderna - Paulo Toledo Soares e "Plástica" - IBEP - Eiji Yajima.
- desenvolveram uma atividade plástiva com linhas e cores que retratassem de forma mais iantensa o tema.
3o. - movimento artístico - Expressionismo
Leitura da obra: Navio de Emigrantes - Lasar Segall xerox ampliado (dividido em quatro partes)
- equpes: descrição e interpretação (cada equipe recebeu uma parte da obra);
- exposição dos resultados e formação da obra completa, unindo as partes no quadro negro;
- conhecendo um pouco da história e obras do artista, atenção para as cores, linhas e formas predominantes no quadro e o conceito de expressionismo - (pesquisa realizada pelos alunos no Instituto Cultural Itaú) - oportunidade de conhecer o espaço e livro de apoio: coleção Gênios da Pintura - Abril Cultural;
- atividades plásticas e de expressão cênica: papel, lápis de cor, grafite, música "A Rosa de Hiroxima", exercício: "a voz e o movimento da obra" (monólogo... o que "eu" diria se foesse um dos personagens da obra.
4o. Para encerrar o tema violência, por que não falarmos do amor e da simplicidade de momentos tão ricos???
- música "What Wonderful World" - Armstrong: ouvindo e acompanhando a letra em inglês juntamente com a tradução.
Avaliação: com este tema foi possível realizar aulas super interessantes, senti que os alunos se envolveram e participaram bastante, trazendo por vezes pesquisas e materiais que nem eram solicitados. Os alunos gostaram muito das experiências cênicas e foi possível realizar outros exercícios além dos expostos aqui. (jogos cênicos e de improvisação).
Este projeto foi realizado num período de 12 aulas (infelizmente apenas um encontro semanal).
As avaliações aconteceram de acordo com a compreensão das propostas que eram medidas através dos resultados apresentados e também através de "auto-avaliação".
OBS: Após cada atividade realizada sempre foi feita uma leitura e comentários sobre os resultados apresentados por eles.
BEIJOS da professora de arte que hoje é diretora lembram?! ATÉ...