vou tentar ser o mais claro possível sobre as razões da criação desse tópico.....
Acho que a idéia do suvaco da cobra é genial mas precisamos de uma ação mais concreta então pensei na possibilidade de uma ação coletiva que contemplasse os seguintes objetivos....
levar para a sala de aula a discussão sobre cultura e arte popular e regional....Você sabe quantos artistas com trabalhos significativos devem existir na comunidade em que sua escola está inserida?
será que muitos deles são conhecidos apenas em sua região ou são ilustres anônimos? E se nossos alunos fizessem uma pesquisa sobre isso?
E se durante esse trabalho trocassemos figurinhas sobre essas descobertas?
E se no evento da premiação desse ano junto com o boletim viesse o encarte O SUVACO DA COBRA - ALUNOS DE ESCOLAS DE TODO BRASIL REVELAM OS ARTISTAS DE SUAS COMUNIDADES....?
nesse encarte viria o relato da experiência dos alunos e o trabalho do artista revelado...
acho que uma ação dessa poderia:
- fortalecer a interface escola comunidade
- levar os alunos a olhar sua comunidade com outros olhos
- projetaria a comunidade e o artista para além dela
- fortaleceria a questão do dialogo arte regional e até do que está contemplado ou não como arte com o instituto
o que acham?
pode ser apenas um sonho, mas se vocês sonharem comigo podemos transformar em realidade, e quem sabe no ano que vem ao invés de um encarte lancaremos pelo instituto o nosso primeiro boletim suvaco da cobra com a mesma temática no evento de premiação...
vamos lá...opinem....acrescentem...suprimam....
em anexo um texto para inspirar
será que vai rolar?
Acho que esaa idéia é importantíssima e realmente precisamos desse retorno que envolve a comunidade com a qual trabalhamos. Uma idéia legal também é unir a esse projeto o pessoal da Escola da Família, pois eles estão em contato permanente com a comunidade todos os finais de semana, e com o apoio deles, acho que teríamos um espaço onde nossas buscas ganham voz efetivamente!!!!!!
O que acham dessa idéia?
Estou tentando enriquecer a idéia do projeto para que realmente possamos colocá-lo em prática.
Vamos continuar trocando idéias!!!!
beijos
Mariana
Olá Victor, tua idéia é muito boa. Com sua garra não tem como não dar certo. Sua presença é forte por aquí hein, que disposição !!!
Sucesso com o projeto.
Ei Victor,
Somente um super-suvaco para nos defender! Brincadeirinha...
Reunir a turma neste espaço de forum é complicado. Você deseja resgatar novos suvacos, investir em novos suvaqueiros? Acho que essa sua proposta cabe legal lá no espaço do Diário. Basta a gente continuar registrando lá os projetos. Com a contribuição de todos que já se expuseram lá dá um bom escrito. Ou não?
Explique-se melhor.
Bejim
Belô
acho que a provocação começou a dar certo....
olá mariana, não conheço o trabalho da escola da familia, mas de cara penso que é algo bem consolidado com a comunidade...estou certo? se for isso, provocar o pessoal lá para particpar será uma ótima idéia...
terezinha, o que faz a força desse fórum é o coletivo, agradeço a força que vc citou, mas esse é um espaço de todos e um território que precisa ser livre e isso é um desafio aos nossos egos....então vamos lá meta a mão na proposta e contribua com a força de sua presença...
beloni, penso que precisamos de um resultado prático e palpavel, a idéia, o diário de bordo é fundamental mas gostaria de focar nesse super-suvaco espaço a as iniciativas práticas específicas do projeto...
o suvaco da cobra por questões de prinípios é um não lugar, quântico isso não é? portanto estará sempre aberto para quem foi, quem é e quem deseja ser um suvaqueiro....
quanto a proposta é muito simples, um trabalho que leve os alunos a "descobrirem", não gosto dessa palavra, ou revelarem os artistas locais das comunidades as quais estão inseridas as escolas...
quantos artistas só devem ser conhecidos nessas regiões? quantos estaõ esquecidos? quantos não foram revelados? quantos estão a margem daquilo que esta institucionalizado como arte nas academias? só aqui em salvador e em feira de santana eu poderia citar alguns nomes...então é colocar a mão na massa...!!! afinal as mais belas coisas são encontradas em coisas simples...
com certeza cada professor terá suas estratégias de sensibilização dos alunos para realizar o trabalho.....como foi? qual a reação dos alunos? o que foi revelado? etc..etc...
é na divesidade desses relatos e resultados que estará a riqueza....não existe um trajeto unico e nem uma receita....vamos experimentar então....vamos nos arriscar......e publicar esse encartecoletivo no final do ano...
O SUVACO DA COBRA - ALUNOS DE ESCOLAS DE TODO BRASIL REVELAM OS ARTISTAS LOCAIS DA SUAS COMUNIDADES...
estou visualizando isso, vamos visualizar juntos....e caminhar para isso
Olá pessoal, gostei da idéia do Victor, Beloni, penso que este fórum é bem isso, rizomático, não tem centro nem lugar definido, ele vai se ramificando, pode-se estar aqui e por acolá. Vale o convite
Victor, é bacana a idéia, penso que conhecer processos de criação de artistas locais é bem interessante, os alunos não aguentam mais conhecer Tarsila, Miró, Picasso, ou seja, estes que se transformaram em cânones. Você coloca como possibilidades dessa ação: fortalecer a interface escola-comunidade; fortalecimento do diálogo arte regional; projetaria a comunidade e o artista para além dela e levar os alunos a olhar sua comunidade com outros olhos.
Pelo que compreendi, o foco destas pesquisas está na cidadania, na identidade cultural - Penso que não podemos ficar só na cultura local e nem tão pouco com foco no artista. Precisamos pensar como a partir destas pesquisas podemos criar situações que coloquem os alunos em estado de invenção/criação em Arte.
É legal registrar o que as pesquisas despertaram nos alunos? Que outras idéias sobre processo de criação eles podem encontrar em suas pesquisas?
Será que outros movimentos artisticos como o dadaismo/pop art podem ser interessantes para ampliar o conhecimento dos alunos sobre produções artísticas, sobre o modo particular de ver o mundo, o local e diferentes contextos?
Visitas em atleiês de artistas são importantes para que descubram seus processos de criação, os percursos por eles percorridos - desde a idéia inicial até a conclusão da obra. É interessante planejar essas visitas. Levantar as idéias dos alunos sobre o que vão encontrar também é legal. Talvez elaborar junto com eles um roteiro de perguntas e pensar como vão registrar a visita (desenhos, textos, fotos, etc...).
Os alunos poderão ser mediadores de visitas de outras salas e pessoas da comunidade. E como você coloca Victor, durante esse trabalho trocar figurinhas sobre as descobertas e também produções criativas dos alunos.
Desculpe se não entendi a sua proposta mas é só o começo, podemos continuar essa conversa. Espero que outros suvaqueiros apareçam. Eta dupla dinâmica Beloni e Victor., muito gostoso conhecer professores tão empenhados em mudar o ensino da arte no Brasil.
Abraços.
Roseli
Roseli, adorei sua idéia rizomática. A dificuldade de troca e quanto aos muitos espaços e aí o tempo retringe a gente de escrever em vários tópicos. Também amo essa idéia de vários caminhos, centralizar não é minha idéia. A sugestão foi apenas para economizar espaço e tempo. Vamos em frente que atrás vem gente.
Abraços
Beloní
Victor
Vou lançar o desafio aos meus alunos e depois conto pra vocês como foi. Na semana que vem terei aula com eles. Continue animado.
Abração
Belô
Oi Beloni, de forma alguma quis dizer que você quer centralizar, conheço seu pensamento foi só um comentário pois adorei a idéia do Victor.
Vamos ver se dá caldo.
Beijo
isso vamos ver se dar caldo....e mais gente aparece para se apropriar da proposta e construir no coletivo.....
muito pertinentes os pontos que você levantou roseli... entendo a proposição do contato com artistas da região com visitas....e além deles temos os artistas que não tem um atelier e que fazem interveções urbanas fascinantes...veja o exemplo do elias do boneco em piracicaba.....nesse caso precisamos ter o espaço para essas figuras que os próprios alunos irão trazer aos nossos olhos....veja o peinho santana...escreve seus livros nos muros aqui em plataforma é com certeza o nosso gentileza e não é conhecido aqui em salvador...o Jaime Fygura...um cara que faz performances andando pelas ruas com roupas futuristas aqui na terrinha....qtas vezes já ouvi - olha o maluco.......e é assim.....como o gentileza no rio e tantos outros só qundo morre é que dá-se o valor....Flor bela spanca que o diga.....então vamos valorizar e descobrir esses talentos locais aos olhos dos nossos alunos,,,A FIAT ousou no projeto tesouros do brasil em relação ao patrimonio cultural historico material e imaterial....o instituto pode lançar algo equivalente em relação a arte....mas precisamos de suvaqueiros.....kd eles?
manda ver belô.....será que ai no seu território não tem mais professores que queiram se apropriar da proposta.....vamos maxer mais nessa idéia.....e colocar em prática
Olá pessoal.
Adorei a idéia de trocarmos figurinhas sobre os artistas encontrados nas comunidades em que nossas escolas estão inseridas. Há cerca de um mês estou desenvolvendo um trabalho na escola ( ensino fundametal,) com o intuito de revelar os artistas locais. Os alunos estão adorando a experiencia e percebo que o ensino da arte ficou mais significativo a partir dessa aproximação arte-comunidade. Todos os registros de encontros, leitura de imagens e outras atividades que acontecem estão sendo registrado no "Diário da Comunidade" o qual temos a intenção de conseguir um patrocínio da prefeitura da minha cidade para posterior publicação.
Nos próximos dias, manterei fotos dos trabalho.
Beijos Diana
Oi diana....acho que vamos poder fazer uma troca bastante interessante...onde fica sua escola? com qunatos alunos você esta trabalhado? quais as linguagens dos atistas locais? fiquei curioso...
um abraço
Oi Victor, você pode coordenar esta sua idéia? Vamos em frente, adoramos a tua iniciativa e pesamos que poderá dar um bom caldo sim.Os suvaqueiros sumiram? Olha a Diana ai.
Bj
Roseli
pois é roseli, também pensei que pudesse dar certo....e que os participantes deste forum se apropriassem da idéia...mas parece que deu chabú.....falta mais feijão para engrossar esse caldo....tá muito aguado....
3821 visualizações | 21 respostas Faça login para responder
Tópicos encerrados
-
XVII Prêmio Arte na Escola Cidadã
-
Base Nacional Comum Curricular
-
XVI Prêmio Arte na Escola Cidadã
-
XV Prêmio Arte na Escola Cidadã
-
Qual a sua opinião sobre a inclusão de artes visuais, a dança, a música e o teatro no currículo da educação básica?
-
Games são arte?
-
XIV Prêmio Arte na Escola Cidadã
-
Como e quem são os professores hoje que se beneficiam das TICS para seu processo de ensino e aprendizagens dentro do processo de formação continuada?
-
XIII Prêmio Arte na Escola Cidadã
-
É adequado o ensino da arte contemporânea na Educação Infantil?