Forum
Monica Kondziolková
Professores! Este Fórum está sendo aberto para troca de experiências sobre projeto de trabalho. Ele pretende possibilitar um diálogo aberto sobre o assunto, que foi tema de Videoconferencia realizada pelo Instituto Arte na Escola no último dia 11 de abril, promovida pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, através da Rede do Saber. Na ocasião os educadores e artistas plásticos Alex Rosato, Amaury Costa Brito e a pedagoga Roseli Alves falaram para cerca de 3.500 professores da rede pública estadual com o objetivo de divulgar o VII Prêmio Arte na Escola Cidadã e trabalhar com eles sobre o tema projeto de trabalho com vistas a qualificação dos projetos candidatos a sétima edição do Prêmio. Sejam todos bem-vindos!
Sueli Mara Oliani Oliveira
Meu nome é Sueli Mara Oliani Oliveira, professora de Arte efetiva da E. E. Genaro Domarco da cidade de Mirassol- S.P. Gostaria de saber mais informações sobre o VII Prêmio Arte na Escola Cidadã, pois realizo um projeto de música e meio ambiente na escola acima citada. Desde já agradeço. suelioliani@yahoo.com.br
Vanessa Cristina Altoé
Boa noite!!! Eu estou muito feliz em ter entrado neste mundo da arte. Sou estudante e consegui pegar umas aulas do Art. 22. Primeira vez que participei de uma videoconferencia, e me interessei muito pelo projejo. Mais infelizmente não entendi qual seria a premiação. Tb Gostaria de uma força pois estou sem materias didaticos pois o começo é sempre complicado. mais gostaria de idéias para esta fazendo este projeto. Muito obrigado desde Já. beijos Prof Vanessa Cristina Altoé
Beloní Cacique Braga
Vanessa e Sueli Parabéns pelo desejo de conhecer mais o Arte na Escola. Fui professora premiada no VI Prêmio Arte na Escola na categoria 5ªao ensino médio e gostaria de contribuir também na troca de idéias e informações. Contem comigo também. Abraços e sucesso na organização das idéias. Beloní Cacique Braga - Uberlândia -MG
Roseli Alves
Sueli e Vanessa Olá, sou a Roseli, coordenadora do VII Prêmio Arte na Escola Cidadã. Eu organizei os conteúdos da videoconferencia junto com Alex e Amaury, arte-educadores e artistas plásticos. Eu sou pedagoga e também estou adorando este ambiente das Artes. Fiquei bastante motivada como retorno das conversas com os professores da rede de ensino estadual. Tem muita coisa boa acontecendo o pega para muitos é a escrita destas experiências. O Prêmio tem esta intenção incentivar a escrita , divulgar e valorizar práticas docentes em Arte. O Regulamento estará disponível a partir de 21/04. Os prêmios serão 7.000 para os primeiros lugares e 3.500 para os segundos lugares, conforme categorias estipuladas no Regulamento. Além de publicação do Projeto na Revista Pátio e no site do Instituto. Poderão concorrer professores de Educação Infantil a 4ª série, 5ª a 8ª e Ensino Médio. Para concorrrer o professor precisa estar cadastrado no site. Quanto a colaboração para discutir planejamento, coloque suas dúvidas no fórum que arte-educadores como a Beloni, poderão te ajudar. Estamos a disposição de todos. Um grande abraço. Roseli
Marileusa De Oliveira Reducino
Olá professores participantes efetivos do Fórum e curiosos. Animen-se!!!!!!!!!!!! O VII Prêmio Arte na Escola Cidadã, está sendo elaborado contando com a participação de todos, principalmente, aqueles que desenvolvem trabalhos excelentes mas que encontram-se, como diria o grupo de premiados, "No Sovaco da Cobra". Fui premiada Em 1º lugar no VI Prêmio, na categoria "A", no ano passado, e confesso a vocês que o importante é acreditar no trabalho que se faz e mais do que isso gostar, ter prazer nesse fazer. Tenho certeza de que vocês possuem esse perfil, o da paixão e da ação, então porque não tentar??????? Dar visibilidade ao ensino das Artes ao mundo, referendar através de uma instituição séria, como o Instituto Arte na Escola, seu trabalho, é de suma importância para o professor, para o aluno, para a escola e à sua cidade. Vamos lá, CORAGEM!!!!!!!! Comece a rascunhar o percurso do ano passado. Aquele que na sua perspectiva, deu certo, teve sentido para os alunos, para você, a comunidade escolar e outros. Escrever sobre o que nos apaixona só pode resultar em relatos excelentes e, é por isso que torço por todos os professores "CORAJOSOS" e "INQUIETOS", que compartilham comigo o pensamento de que Artes na escola é disciplina fundamental na formação dos/as nossos/as alunos/as Estou a disposição para dialogar sobre esse percurso. Espero ter contagiado muitos professores. VAMOS LÁ. VALE À PENA!!!!!!! Um grande abraço de boa sorte. Marileusa
Andréia Ramazzina
olá, gostaria de receber maiores informações sobre a inscrição e como participar do VII Prêmio Arte na Escola Cidadã, pois na video conferencia que participei no dia 11/04, não deu para entender pois o som estava muito ruim. obrigada. andréia
Helenice Gomes Dos Santos
Olá! Gostaria de obter mais informações sobre o Prêmio Arte na Escola Cidadã, pois fiquei muito feliz por ter conseguido chegar entre os 50 projetos escolhidos no último prêmio com o Projeto A Arte Cidadã de Cândido Portinari. Infelizmente não cheguei na final, mas o que me deixou um tanto chateada é não ter meu portifolio e o dvd que enviei com alguma observação para poder melhorar. Sei que é difícil a devolução até pelos custos de postagem, porém ter alguma opinião de quem analisou o meu projeto seria de suma importância para mim. Já procurei efetuar algumas mudanças de efeito qualitativo no projeto que estou desenvolvendo no momento como realizar parcerias, o que enriquece muito o trabalho, não dispersar do objetivo (foco) do projeto e checar se as e metas estão sendo alcançadas como o entendido na última vídeo conferência. Professora Helenice Gomes dos Santos E.E. João Firmino de Campos
Roseli Alves
Cara professora Andréia, obrigada pelo interesse em participar do VII Prêmio. Todas as informações estarão disponíveis a partir de 20/04 no hotsite www.artenaescola.org.br/premio. Para participar você deverá fazer login e preencher a Ficha de Inscrição incluindo o campo para o relato do Projeto que não deverá ultrapassar 10 páginas. Você poderá concorrer com projeto desenvolvido em 2005 ou 2006, em qualquer nível de ensino. Se após ter lido o Regulameto você tiver dúvida entre em contato pelo e.mail: premio@artenaescola.org.br Abraços. Roseli
Vera Lúcia Felippe Rodrigues
Concordo plenamente com você professora Marileusa. O VII Prêmio Arte na Escola Cidadã incentiva os professores que trabalham diferenciado a registrar seu trabalho para que suas idéias não se percam e compartilhem-nas com colegas, além de aprofundar seu conhecimento na área. Parabéns pelo seu projeto e pela sua coragem em divulgar este trabalho, o importante realmente é acreditar no que se faz, gostar e fazer com amor. Lembrando ainda, que não podemos esquecer dos objetivos do ensino de Artes, levando em consideração o conhecimento artístico e estético de nossos alunos, além, é claro, de sua cidadania. Beijos!!! Vera de Americana
Roseli Alves
Olá Professora Helenice Será um enorme prazer tê-la novamente no Prêmio. Veja a Professora Beloni. Ela concorreu em 2004 e foi finalista. Em 2005 ela concorreu novamente e ganhou o prêmio.Claro que você não ter sido premiada não significa demérito do seu trabalho. Este ano você poderá encontrar várias orientações para elaboração de projeto. Haverá também textos de apoio para a preparação de portfólio. No ano passado tivemos vários relatos interessantes, porém a apresentação do Portfolio ficou prejudicada. Tivemos ainda projetos que não explicitavam os conteúdos da Arte e que ainda tratavam como foco os temas transversais. Isso não foi bem aceito. Em 2006 deixamos mais claro ainda que os procedimentos e os conceitos de Arte deverão estar em foco no Projeto. Foi muito valorizado em 2005 o projeto que ampliou o repertório cultural dos alunos, que foi além dos artistas já consagrados e considerados cânones. Artistas locais que faziam contrapontos com outros artistas também foram bem avaliados. Penso que você já fez uma boa reflexão e isso pode significar grandes avanços. Um abraço e obrigada pela sugestão. Roseli
Cicero Antonio Lopes
Olá professores. Também participei da VC que tratava do assunto, VII premio arte na escola. Sou de Itapecerica, e meu nome é Cícero Antonio Lopes. Gostaria de saber se posso enviar trabalho já executado em anos anteriores e que considero que estão nas especificações, como priorizar a arte, fazendo dela uma instrumento para a cidadania, reflexão, e como diria Picasso um instrumento de guerra, defensivo e ofensivo contra o inimigo, que no nosso caso é um país com características de necessidade de consciencia cidadã, e de uma exposicão da arte e cultura, reflexão e principalmente ética...
Olá Roseli ! Obrigada pela antenção, já estou lendo os textos e já venho pesquisando em alguns livros inclusive autores como Fernando Hernandez e os textos e relatos deste site. Até logo.
Beloní Cacique Braga
Helenice, Achei legal sua preocupação em tentar entendender seus processos e ter uma devolutiva sobre como as coisas não funcionaram. Sou a Beloní e fui a 2ª colocada na categoraia de 5ª ao Ensino Médio. Em 2004 fui finalista com o projeto Papel Papelão. Naquela ocasião eu não entendia porque não consegui vencer. Fui finalista com um projeto de grande porte , na minha opinião. Então retornei para a escola no ano seguinte desanimada, mas com a grande dúvida: por que não vencemos? Retornei aos alunos, conversei com algumas pessoas, lia os projetos premiados, enfim, tentei entender. O projeto de 2005 veio carregado de todas as descobertas que havia feito. Eram pequenas questões que faziam a grande diferença. Envolver os alunos é importante, mas discutir e registrar essas discussões é fundamental. Ser criativa na organização do portifólio de maneira que quem está longe e não viu seu trabalho tenha a maior riqueza de detalhes. Mas cuidado para não exceder nas informações. Escreva e reescreva seu texto antes de enviar. Se quiser conhecer um pouco mais do meu trabalho leia no site e no fórum "Diário de Bordo" eu compartilho a maneira como realizo semanalmente me processo com os alunos. Qualquer dúvida escreva pra gente. Meu email é belonicacique@yahoo.com.br Abraços e muito animação, Acredite em tudo que faz e saiba que será sempre reconhecida. Beloní - Uberlândia -MG
Olá Beloní vou agora mesmo visitar o diário de bordo. Adorei suas dicas, mas fique muito feliz de ter chegado a final e sei que os projetos que aganharam tiveram um diferencial.Eu já estava pensando em um portifólio diferenciado. Confesso que se chegar na final novamente já estarei um tantinho satisfeita o que me deixou um pouquinho frustrada foi não ter o trabalho de volta, mas já superei isso também.
Beloní Cacique Braga
Helenice, Durante seu processo de escrita volte pra gente conversar, ou entre em contato por email. Abração beloní
6302 visualizações | 54 respostas Faça login para responder