Luciana Nogueira Souto escreveu:
Viviane De Almeida Ferreira escreveu:
Boa tarde,
Trabalhos que foram vencedores de outros prêmios podem concorrer?
Obrigada
Boa tarde!
Já fiz inscrição em outras edições arte na escola, e gostaria muito que o meu trabalho e de meus alunos fossem comtemplados um dia. Percebo que fico perdida em colocar minhas ações... Acho este prêmio um incentivo ernorme para nós professores de arte. Pois em minha região a arte é um conteudo não muito reconhecido e nós professores somos visto como querbra galho. Mas mesmo assim não desanimo e me sinto a cada dia melhor para criar e estudar arte com meus alunos. Peço desculpas pelo desabafo.
Att. Luciana Souto
Tudo bem Luciana?
Por incrivel que pareça ,nem sempre é tao tranquilo assim!!!! Uma coisa é falar...outra é escrever...são formas diferentes de organizarmos o pensamento.Mas vamos lá
Como sugestão : Sempre que penso ...penso em algo e no caso de uma ação ,penso para quem eu vou me dirigir com esta ação....
EX: Acredito que será muito bom que os alunos saibam pintar ....mas por que????...Por que assim ,eles talvez percebam como no dia a dia DE CADA UM , existe muita cor.....( este é meu pensamento como professor ,cheio de reticências , que como dúvidas me apresentam a questão. A partir disto me motivo e parto para a ação!!!) O relato pode começar assim:
APRESENTAÇÂO:
Trabalho como professor de artes na escola".........." sou responsável por uma turma de "x" alunos. Pensei em trabalhar com esta turma , os conteúdos da pintura ,pois de acordo com a faixa etária e a maneira como eles são curiosos ,acho que seria muito bom que eles descobrissem como o mundo que eles vivem é colorido e de que maneira ,as cores aparecem no mundo.
Para ter certeza de que esta seria uma boa idéia ,consultei os parâmetros educativos....correspondentes aos meus alunos,conversei com a turma sobre o assunto e depois disso começamos a nos organizar para conseguir atingir os objetivos.
Desenvolvimento:
Inicialmente ,precisei organizar e planejar quanto tempo levaria para que este projeto acontecesse ,pois tenho "X"aulas por semana ,com uma carga horária "Y" e como as atividades são,( aqui vc descreve o que pensou ,passo a passo) ....
Assim que os alunos tiveram contato com as tintas ,eles reagiram.......(descreva a reação ....) ,apresentei então alguns artistas que não utilizam cores em suas obras e perguntei....(cite as perguntas que faria ) e em seguida apresentei artistas que utilizam muitas cores.....depois disto sentamos todos juntos, e conversamos sobre o que viram e o que mais lhes chamou a atenção ( cada aluno pode trazer informações ,e isto deve ser relatado) ao final desta aula pedi que trouxessem para a próxima aula, informações sobre as cores que encontram no caminho ,ou na casa onde moram ,a roupa de seus pais .....(Esta é a parte mais longa de seu relato ,pois além de descrever o que acontece vc deverá relatar as sensações mais importantes vividas por você e seus alunos ( o que aconteceu que você não havia previsto....que boas surpresas apareceram...qual o processo que vc utilizou para que os alunos manuseassem o material.....como o trabalho de cada um foi recebido pelo grupo ...ou pelos professores de outras disciplinas....,o que foi importante e o quanto a sua ação motivou a turma.... e assim por diante (seja sincera ,e uma dica é: antes de sentar para escrever ,pegue uma folha de papel em branco e tente lembrar dos acontecimentos mais importantes , liste-as como uma lista do que vc vai precisar comprar ,"ops", contar. Isto ajuda a não perdermos o "fio da meada" ao nos empolgarmos em relatar o que acontece na experiência em sala de aula.)
Conclusão
Após ter vivido esta experiência com meus alunos comprovo que antes,alguns , não sabiam que......e passaram a saber que.....( você deve escrever sobre o que os alunos não sabiam e apartir destas aulas passaram a saber ,e como isto foi importante tanto,como conteúdo da disciplina , como na vida fora da escola ), o que aconteceu com você ,como professora ,como você chegou as conclusões que está relatando.
Escreva também sobre como isto afetou a escola ( caso tenha percebido isto ) ,demonstre finalmente o grande valor desta ação ,listando os benefícios de seu projeto e se precisar fale como seria o mundo, se as crianças, e os alunos não despertassem o olhar para as cores ,os sons ,os gestos....O mundo seria anestesiado?????!!!!!!!! Escreva sobre você , escreva sobre o que você acredita e comprove que sem vocês ( vc e seus alunos) o mundo seria sem graça!!!!! Defenda sua idéia comprovada ,seja apaixonada e finalize seu relato.
OBS:AS PALAVRAS apresentaçâo, desenvolvimento,e conclusâo ,NÃO PRECISAM APARECER, servem apenas para facilitar a escrita.Uma outra coisa :para cada um destes campos delimitados pelas palavras acima, vc pode determinar um numero "X" de linhas ,e assim vc vai escrevendo ,levando em consideração este parâmetro,isto ajuda na hora de escrever!!! Ex:Apresentação - 10 linhas,Desenvolvimento- aproximadamente 25 linhas,Conclusão- 15 linhas.
Espero que esta sugestão lhe ajude, mas lembre-se ,voce é livre para contar sua experiência
Esperamos sua inscrição ,Boa Sorte!!!
AMAURY