Forum
Clarissa Suzuki

O objetivo deste espaço é a troca entre os professores e a possibilidade de tirar dúvidas ou manifestar posicionamentos e questões relacionadas ao XV Prêmio Arte na Escola Cidadã.

Bem-vindos!

Clarissa Suzuki

Professor@, seja bem-vind@!

Estão abertas as inscrições para o XV Prêmio Arte na Escola Cidadã! 

São 15 anos de concurso, estabelecendo diálogo com professores de várias regiões do Brasil, ampliando as possibilidades de mostrarem o seu trabalho na sala de aula e terem as suas boas práticas de ensino reconhecidas.

O objetivo deste Fórum – que fica aberto até 22 de agosto de 2014, data em que encerram-se os envios dos projetos pré-selecionados – é criar mais um espaço de interlocução em todas as etapas do concurso. Sem deixar de lado, é claro, a possibilidade de compartilhar idéias, opiniões, desafios, dúvidas e momentos de reflexão.

Estaremos junt@s até agosto e vocês são os nossos convidados. Venham mostrar os seus projetos que educam pela arte e falar do seu trabalho. O Brasil precisa conhecer a competência dos seus professores.

Para mais informações, consultem http://www.artenaescola.org.br/premio

Bom trabalho! É com muito prazer que receberemos vocês!

Clarissa Suzuki

Coordenadora do Prêmio Arte na Escola Cidadã
Instituto Arte na Escola

Maria das Dores da Silva Cardoso
É bom ter um espaço para troca de informações e conhecimentos.
Maria da Penha Fonseca
Olá! Muito boa a abertura do Fórum para tratar do XV Premio Arte na Escola Cidadã, pois muitos professores apesar de desenvolverem práticas de qualidade em Ensino da Arte nos diferentes segmentos da Educação Básica, apresentam dúvidas ou inseguranças no momento de realizar a inscrição no premio. Sugerimos aos professores que leem atentamente as dicas de como realizar um relato de experiências apresentada no site do Instituto Arte na Escola. E ao encontrar dúvidas, apresente-as neste fórum, para que a equipe do IAE e outros professores participantes possam ajudá-los.

No mais, o que temos a desejá-los é sucesso!

Clarissa Suzuki
Olá Maria das Dores e Penha!!!

Realmente, é muito importante a apropriação deste espaço de diálogo para trocas e aprendizagem coletiva.
Nesse sentido, aproveito para sugerir um texto da Terezinha Guerra que aborda esta temática dos REGISTROS, como tão bem abordou a Penha: http://artenaescola.org.br/sala-de-leitura/artigos/artigo.php?id=69324
Vale a pena!!! 
Abraços!
Rosimar Bacellar Camarinha

Todos os dias recebo informações do site da FAPESP e observo que o foco de investimento é na Biologia, saúde, tecnologia, meio ambiente e as vezes, aparece uma informação tímida sobre arte ou educação. Pensando nisso, venho refletindo por que nós brasileiros não valorizamos os estudos no desenvolvimento cultural artístico? As políticas públicas estão focadas somente em situações, que os resultados são imediatos, como cultura pode ser comparada a homeopatia, requer tempo e dedicação. O prêmio  Arte na Escola Cidadã, é uma iniciativa fantástica para incentivar pessoas que trabalham com arte e educação, preparando futuros espectadores e apreciadores da cultura, para uma atuação social com maior compreensão das arte. Parabéns a todos do instituto envolvidos nesse projeto.

Clarissa Suzuki

Não é somente as agências que fomentam a pesquisa no país que "tem olhos" principalmente para as áreas de biológicas e exatas como apontou a Rosimar. Por exemplo, as escolas públicas em todo o país estão submetidas à políticas educacionais que supervalorizam áreas como língua portuguesa e matemática, isto está expresso nas avaliações externas implementadas pelo governo federal que só propõe a aferição de conteúdos nestas áreas e, neste sentido, sempre "dão um jeito" de ampliarem suas cargas horárias e ações em detrimento de outras áreas. Nesta fala, não estou defendendo a política de avaliações, mas em um sistema educativo que valoriza-a tanto, não podemos deixar de ficar indignados com as exclusão das artes e outras áreas de conhecimento.

Em 2008, a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo reduziu as aulas de Arte do Ensino Médio para ampliar a carga horária dessas e outras disciplinas. Nesse sentido e considerando a historicidade da luta pela inclusão da arte no currículo escolar, ainda temos muito trabalho pela frente!!!

Agradecemos muito suas palavras de apoio Rosimar e que muitos bons projetos possam ser compartilhados!!!!

Pétira Maria Ferreira Dos Santos
   O Fórum é de fundamental importância para o processo ensino aprendizagem onde a um diálogo e troca de experiência, através de registros dos projetos valorizando a arte no processo artístico, do fazer, criar e apreciar com alunos da educação infantil, ensino fundamental, médio, e Eja refletindo os avanços durante todos esses anos, sempre buscando melhorar cada vez mais, esse processo.
Clarissa Suzuki
Bom dia professores!!!!

Guilherme NakashatoDoutorando em Artes Visuais pela ECA/USP e professor/coordenador de Arte do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, dá dicas preciosas e objetivas para fazermos um bom relato de prática educativa. Acesse http://artenaescola.org.br/dicas/ e confira! Aproveite e estruture seu relato para a inscrição do Prêmio que encerra em 10 de junho.

Abraços!

Meire Regina de Lima

Olá, professores. Olá, Clarissa!! É bom encontrar você aqui! Acabo de realizar minha inscrição para o Prêmio Arte na Escola Cidadã e gostaria que fazer uma pergunta. O trabalho que eu inscrevi está todo registrado em vídeos no Youtube, são 9 partes, na realidade. Como posso enviar todos esses links, já que, cada vídeo é um trecho do espetáculo? Muito obrigada pela atenção e até breve.

Clarissa Suzuki
Meirinha querida!!!!!! Que felicidade vê-la por aqui!!!! Que bacana que inscreveu o teu projeto com a EJA...

Segundo o regulamento, nesta fase você poderá enviar um link com vídeo de no máximo 15'. A nossa sugestão é que você escolha e poste o trecho que melhor exemplifica o teu projeto. Você pode colocar mais de um link totalizando 15'.

Boa sorte!!!!!!

Um beijo.

Olivia Gonçalves Carvalho

É muito bom termos oportunidade de mostrar nosso trabalho para outras pessoas, e poder conhecer novos trabalhos também.

Sayonara Ramos Abreu Soares
Olá, boa tarde!

Gostaria de esclarecer algumas dúvidas: A primeira: o portfólio é somente eletrônico e/ou virtual, não é? Neste caso, para evitar algum tipo de problema, posso enviar -caso seja selecionada para a segunda fase- duas mídias de conteúdo idênticos? Agradeço desde já! Sayonara Abreu

Eliane Alves
Olá! sou professora de Arte de um escola pública do Distrito Federal. Eu queria saber se tenho possibilidade de participar do concurso, pois percebi pelo regulamento que não possui polo para essa área. Então não posso participar ?
Clarissa Suzuki
Eliane Alves escreveu:
Olá! sou professora de Arte de um escola pública do Distrito Federal. Eu queria saber se tenho possibilidade de participar do concurso, pois percebi pelo regulamento que não possui polo para essa área. Então não posso participar ?

Olá professora Eliane!

Claro que pode participar! O Prêmio é destinado a todos os professores de arte da educação básica no país.

Aguardamos seu projeto.Bom trabalho e boa sorte!

Clarissa Suzuki
Sayonara Ramos Abreu Soares escreveu:
Olá, boa tarde!

Gostaria de esclarecer algumas dúvidas: A primeira: o portfólio é somente eletrônico e/ou virtual, não é? Neste caso, para evitar algum tipo de problema, posso enviar -caso seja selecionada para a segunda fase- duas mídias de conteúdo idênticos? Agradeço desde já! Sayonara Abreu

Olá Sayonara! Tudo bem?

Caso você seja selecionada, não há a necessidade de enviar duas mídias, pois se a que enviou não funcionar, entramos em contato para que reenvie novamente, não se preocupe.

Um abraço e boa sorte!

13417 visualizações | 24 respostas Faça login para responder