Rodrigo Neris escreveu:
Infelizmente o caminho para solucionar as dúvidas anteriores já está dado no próprio texto!Sugiro que coloquem o link para o texto no fórum ou ainda que os interessados pesquisem o texto na íntegra!
Em resumo, o projeto indica que as redes terão 5 anos a partir da aprovação para dar formação a seus professores! 5 anos para 3 novas linguagens? Impossível!
Corremos o grande risco de caminhar para uma nova polivalência que não interessa a ninguém muito menos aos nossos alunos!
Para quem pensa que é possível, acredito que basta comparar com o ensino de línguas. Por acaso, um único professor dá aula de português, inglês, espanhol e alemão? Em duas aulas semanais? Não! Na prática existe um professor para cada disciplina: língua portuguesa e inglês (língua estrangeira moderna). Se para o ensino de línguas não há polivalência, mesmo muitos professores português tendo habilitação em uma língua estrangeira, porque aceitar polivalência em arte!
Vale destacar que aceitar ou não implica mobilização ativa junto à FAEB (nossa federação) e ao congresso, acompanhando os trâmites de discussão do projeto! Por enquanto ele só foi aprovado na Comissão de Educação e Cultura da Câmara, indo agora para análise da Comissão de Justiça!
Ainda há tempo de lutarmos por um ensino de arte de qualidade e pela valorização de nossa formação e profissão!
Boa Noite, paz e bem a todos!
Segundo os PCN de artes, o ser humano que não conhece arte tem uma experiência de aprendizagem limitada, escapa-lhe a dimensão do sonho, da força comunicativa dos objetos à sua volta, da sonoridade instigante da poesia, das criações musicais, das cores e formas, dos gestos e luzes que buscam o sentido da vida... Sabe-se ainda, que no dia 13 de julho de 2010, a arte torna-se área de conhecimento, constituindo assim componente curricular obrigatório. Concordo plenamente!
Dizem que papel pode tudo, não quero aqui desmotivar meus colegas e muito menos ficar desmotivada, mas como arte educadora, vejo que mesmo com tal obrigatoriedade o contexto não é muito animador, alguns obstáculos foram vencidos, e digo não ao retrocesso e não a polivalência. Queremos enquanto professores destas linguagens artísticas, ser respeitados, deixar de sermos vistos como decoradores das festividades escolares, infelizmente alguns gestores ainda veem desta forma, em algumas escolas professor de artes e para preencher a carga horária de professores que estão ociosos, ou seja nossos alunos estão ficando sem direcionamento.