Olá! Ontem, iniciei minha inscrição, mas quero avisar que não vou poder participar porque minha proposta de trabalho é deste ano (de 2011 - e ainda em processo) e o edital diz que os trabalhos a serem inscritos devem ser de 2009-2010 (eu não havia prestado atenção a este detalhe...). Quanto a observação que coloquei sobre alguns dos trabalhos com nossos alunos de Artes realizados nas escolas regulares precisarem ser opcionais é algo que vou colocar depois em algum outro fórum de discussão daqui. Eu compreendo que o Edital se referia a propostas extraclasse, extracurriculares, p.ex., uma Oficina de Arte (de um Núcleo de Arte - ainda que pertencente a um projeto da escola ou a uma proposta de extensividade do ensino público), onde é opcional se inscrever e participar (habitualmente são oferecidas no contra-turno). É diferente do que eu falei. Eu me refiro a um complemento para as aulas regulares - dentro das propostas das aulas regulares - realizadas em sala de aula. Por exemplo, em 2008, eu fiz um trabalho com minhas turmas regulares sobre intervenção urbana, arte de rua... Nós trabalhamos os conceitos (aliás, já faz parte de meu planejamento essas conceituações) através de textos, vídeos etc. Nós fomos convidados a participar de uma Mostra de Artes em uma outra escola pública. Nós tínhamos realizado uma série de trabalhos interessantes e eu propus às turmas criarem um projeto de "intervenção" para a Mostra. Surgiu muita coisa legal, mas que exigia um material não tão fácil de conseguir e uma ação no espaço demorada e incerta. Um grupo sugeriu uma intervenção "à la sticker art:" (foi o ano em que este tipo de trabalho estava na Bienal de SP). Essa foi a proposta mais "prática" sugerida (o material era fácil de transportar e não era difícil de conseguir - só caro, muito caro! - porque tive de imprimir tudo na minha impressora, com os cartuchos de tinta e papeis etiquetas que eu comprei - para ocupações de paredes enormes! - e não fui restituída pela escola! - )! As etiquetas eram imagens escaneadas de trabalhos dos alunos (de todas as minhas turmas) dentro de um tema que vínhamos trabalhando. Mas para a intervenção com os stickers, eu não podia levar todos os alunos, de todas as turmas! Precisava ser uma participação opcional e voluntária! Assim, apenas um grupo de alunos voluntários é que participou da intervenção nas paredes do CIEP no dia da Mostra! É isso que eu quis dizer... Bem, esse foi um trabalho "antigo"...
Grande abraço e boa sorte a todos no Prêmio Arte na Escola! Imaculada Conceição