Luciane Cristina Guadagnin escreveu:querida agredito que você esta no caminho certo ,ira ter grandes alegria esta jornada de educadora.
Oi,meu nome é Luciane,sou professora de arte em duas escolas estaduais,ensino médio,no Rio Grande do Sul.Com certeza a escola é o principal veiculo para produção cultural.Em meus trabalhos instigo os alunos a criarem nas mais diversas areas,e percebo o quanto a resposta é positiva e imediata.Pesquisam,discutem,procuram,entrevistam,filmam,fotografam,desenham,escrevem,interpretam,calculam,é vasto os campos informativos e formas de retorno dos trabalhos.Quanto a formação do professor é impressindivel,pois sem este,estamos fadados ao esquecimento e enfraquecimento da escola como meio de produção cultural.Sempre que faço novo curso,e levo temas e materiais atuais a resposta é imediata,quando levo informações de tempos idos e como influenciaram em suas épocas,o interesse é maior ainda.Atualmente estou estudando violino,tenho levado o instrumento e demonstrado em sala de aula,explicando etapas, peças ,tamanho ideal,materiais para confecção,qualidade,dificuldades na aprendizagem,etc,e tamanha foi minha surpresa ao saber que alguns alunos compraram o instrumento e querem aprender a manusea-lo.Fato que só aconteceu motivados pela exaustiva procura de formação.Obrigada pelo espaço e espero contar sempre com pessoas focadas em educação como vocês.Obrigada.

obrigado por sua participação. Acreditamos que produção cultural mediada pelo espaço escolar como você chama a atenção, é realmente a questão deste fórum. Nesta perspectiva, suas outras questões complementam a reflexão, como você pensa essas possibilidades?
Abraços,
Pio.
Olá Roberto,
Obrigado por sua participação. Mas como proceder?
Abraços,
Pio
Elizete, Cleide, Luciane, Vanessa, Marcia e Marilda!
Muito obrigado por contribuirem com este fórum nos permitindo a refletir sobre nossas práticas, desejos e realizações como expôs a professora Luciane.
Será que o ato de por em prática a produção cultural da qual estamos nos referindo neste espaço tem relação com postura política do professor? Que postura seria necessária?
Abraços,
Pio.
A escola enquanto lugar de ensino aprendizagem é espaço de cultural, a questão é então o que se estar pensando como cultura. E se o professor precisa de formação para isso, é sim, pois para tudo o que o professor quer ensinar precisa ser preparado.
Acacio Arouche (professor de ensino médio)
Que bom você por aqui, obrigado por contribuir.
Você já experienciou na prática, alguma ação que transformou o espaço da escola em lugar de vivências culturais?
Abraços,
Pio.
No último semestre introduzi junto a meus alunos do ensino fundamental - questões que não são contempladas no curriculo da escola, trabalhei com manifestações culturais híbridas, passei pequenos vídeos, eles fizeram um trabalho plástico no qual conectavam-se com a arte popular - isto é - com o cotidiano de cada um. Sei que as vezes o trabalho com cultura, como de resto grande parte de nossa ação, não produz resultados imediatos, mas levar um aluno para um espaço cultural além da escola, olhar a cidade sob um outro ângulo, ver vídeos de manifestações culturais ligadas as matrizes brasileiras e suas diferenças e misturas, tudo isso o ajuda a construir uma identidade, a refletir mesmo que mais tarde sobre o que a arte, o que a cultura e quem é ele (a).
Olá, sou arte educadora e acredito que a escola deve se caracterizar como um espaço cultural, local onde se produz cultura.Mas, percebo que muitas vezes fica a cargo dos professores da área humana, o trabalho de produção cultural.Na minha prática pedagógica, procuro sempre envolver e informar os alunos acerca da produção cultural na nossa cidade, comentando sobre eventos, e espaços culturais para se conhecer.Trabalho com história da arte desde o fundamental 2 ao ensino médio e tento sempre provocar o senso crítico dos alunos, expondo imagens atuais, obras de movimentos e estilos clássicos ou modernos, afim de levá-los a uma comparação e maior observação da simbologia artística.
Ainda temos um longo caminho a percorrer, a começar pelo contexto hierárquico educacional que muitas vezes ainda não possui um conceito formado sobre Cultura.
Olá Cristina e Ione!
Obrigado por participarem deste fórum.
Concordo quando Ione diz que o caminho é longo. Penso também que trabalhar aspectos da cultura é dispor-se a um percurso infinito, de construção contínua de identidade como colocou Cristina e apontou também para a concepção, o reconhecimento de patrimônio como algo pertencente à identidade e construção desta. Bem lembrado Cristina, a questão da ampliação do olhar para o que está popularmente no cotidiano, sem deixar de lado a história da arte como escreveu Ione.
Pensando nessas questões, de Patrimônio Cultural, ampliação do olhar cotidiano, História da Arte, entre outras, vocês já se apropriaram da videoteca do Arte na Escola nessas ações? Esse material aproxima um trabalho sobre produção cultural na escola?
Abraços,
Pio.
Olá Solange, Petira e todos!
Bem-vindas ao fórum e obrigado por estarem conosco nesta discussão. Eu também concordo com vocês, ao dizerem que a escola deve ser parceira cultural do professor. Esse profissional articulador, mediador, eterno pesquisador e detentor de poder na construção de cidadãos críticos.
Vocês indicam que a escola deve se instrumentalizar com tecnologias, já dominadas pelos estudantes e criar ações, como festivais, murais e exposições de arte.
Alguém saberia dizer se deveriam haver parcerias entre as diferentes áreas do conhecimento para se planejar essas ações na escola? Com quais e como seria a logística?
Abraços,
Pio.
Tópicos encerrados
-
XVII Prêmio Arte na Escola Cidadã
-
Base Nacional Comum Curricular
-
XVI Prêmio Arte na Escola Cidadã
-
XV Prêmio Arte na Escola Cidadã
-
Qual a sua opinião sobre a inclusão de artes visuais, a dança, a música e o teatro no currículo da educação básica?
-
Games são arte?
-
XIV Prêmio Arte na Escola Cidadã
-
Como e quem são os professores hoje que se beneficiam das TICS para seu processo de ensino e aprendizagens dentro do processo de formação continuada?
-
XIII Prêmio Arte na Escola Cidadã
-
É adequado o ensino da arte contemporânea na Educação Infantil?