Olá, que ótimo!
A minha experiência e a seguinte: Trabalhei a história da arte linearmente durante muitos anos e percebi que ficava muito difícil para os alunos entenderem.Parti para trabalhar a H. da Arte da atualidade e vivências das crianças.(socio interação), tipo túnel do tempo e melhorou muito.A contextualização é de muita importância.As técnicas são de suma importância.Escolher as obras de acordo com a idade das crianças.Espero que ajude em alguma mudança.
Ex.Tema: Moda.Trabalho desde 1998 , na 7a série.Nossa cidade é um polo textil e 7a série é a idade da turma .Trabalhamos moda paralela a hitória da arte.Desenho, pintura e escultura são nossos melhores registros para estudarmos a história da moda.É maravilhoso trabalhar este tema! Eles adoram e contaminam os alunos de outras salas.Muitos já estão no mercado de trabalho, fazendo cursos profissionalizantes, cursando faculdade de moda e estilismo.É um despertar!
Não podemos esquecer de expor para os alunos os objetivos e para que sejam utilizados na vida lá fora.Caso contrário ele vai ter o conhecimento para que?
Um dos motivos que resolvi não trabalhar linearmente foi o seguinte.Uma professora de história estava dando história da grécia na 5a série, quando entrei na sala os alunos me mostraram as figuras humanas que fizenram com argila.Eu fiz elogios ao expressionismo e eles disseram que era arte clássica.Então eu pensei , se a figura deformada é arte clássica , o que será então expressionismo?.Claro, a professora queria que eles fizessem uma atividade para gravar o conteúdo.Aí eu percebi o grau de dificuldade dos alunos.
Quanto a questão das técnicas foi a seguinte:Trabalhei como professora de pintura a óleo com alunos de 12 a 60 anos de idade e o que mais ouvia ,era que se na escola tivessem ensinado desenhar seria mais fácil para elas .As de 12 anos , que já aprendiam no ensino regular não tinham tantos problemas.
O que está faltando é o professor pesquisar muito , conhecer a sua área e ter coragem de fazer mudanças.Não deve esperar que lhe entregue tudo pronto.Todos somos capazes de criar , inovar e transformar, mesmo havendo preconceitos com a disciplina, arte.A cada erro fazer um aprendizado.
Infelizmente estarei me aposentando.Tenho 63 anos e a minha vida inteira pesquisei muito para chegar a esta conclusão.Continuarei me atualizando.Eu amo ser professora de arte.