Forum
Maria Do Socorro Araujo Cavalcante

Olá, que ótimo!

       A minha experiência e a seguinte: Trabalhei a história da arte linearmente durante muitos anos e percebi que  ficava muito difícil para os alunos entenderem.Parti para trabalhar a H. da Arte da atualidade e vivências das crianças.(socio interação), tipo túnel do tempo e melhorou muito.A contextualização é de muita importância.As técnicas são de suma importância.Escolher as obras de acordo com a idade das crianças.Espero que ajude em alguma mudança.

Ex.Tema: Moda.Trabalho desde 1998 , na 7a série.Nossa cidade é um polo textil e 7a série é a idade da turma .Trabalhamos moda paralela a hitória da arte.Desenho, pintura e escultura são nossos melhores registros para estudarmos a história da moda.É maravilhoso trabalhar este tema! Eles adoram e contaminam os alunos de outras salas.Muitos já estão no mercado de trabalho, fazendo cursos profissionalizantes, cursando faculdade de moda e estilismo.É um despertar!

       Não podemos esquecer de expor para os alunos os objetivos e para que sejam utilizados na vida lá fora.Caso contrário ele vai ter o conhecimento para que?

      Um dos motivos que resolvi  não trabalhar linearmente foi o seguinte.Uma professora de história estava dando  história da grécia na 5a série,  quando entrei na sala os alunos me mostraram as figuras humanas que fizenram com argila.Eu fiz elogios ao expressionismo e eles disseram que era arte clássica.Então eu pensei , se a figura deformada é arte clássica , o que será então expressionismo?.Claro, a professora queria que eles fizessem uma atividade para gravar o conteúdo.Aí eu percebi o grau de dificuldade dos alunos.

    Quanto a questão das técnicas foi a seguinte:Trabalhei como professora de pintura a óleo com alunos de 12 a 60 anos de idade e o que mais ouvia ,era que se na escola tivessem ensinado desenhar seria mais fácil para elas .As de 12 anos , que já aprendiam no ensino regular não tinham tantos problemas.

   O que está faltando é o professor pesquisar muito , conhecer a sua área e ter coragem de fazer mudanças.Não deve esperar que lhe entregue tudo pronto.Todos somos capazes de criar , inovar e transformar, mesmo havendo preconceitos com a disciplina, arte.A cada erro fazer um aprendizado.

    Infelizmente estarei me aposentando.Tenho 63 anos e a minha vida  inteira  pesquisei muito para chegar a esta conclusão.Continuarei me atualizando.Eu amo ser professora de arte.

Francisca Veronese Kühn

Adorei o tema, parabéns!

Já atuei com outros componentes curriculares, mas creio que  para uma aula  de ARTE ser  significativa para os alunos precisamos  também  de muito planejamento, busca e uma avaliação contínua; não só do produto, mas dos conceitos, da forma de pensar e  contextualizar as mudanças que ocorreram em nossa história.  A  Arte, pela sua origem  no mundo, penso que não poderá  ficar isolada e  nem  à margem de outras disciplinas. Como uma disciplina distinta  poderá buscar no conhecimento  a base para   formar  homens mais críticos e criativos.

Rosimar Bacellar Camarinha

Olá Eliete

É muito importante ter gente com uma visão "não viciada" nas escolas, principalmente se tratando de outra disciplina, no seu caso geografia, cuja visão vai além do enfeitar a escola . Completo ainda mais sua fala citando:

É uma forma de inclusão digital.

Abraço

Rosimar

Marília Schmitt Fernandes

       Parabéns Ana, a  escolha deste tema é muito pertinente. Eu particularmente, trabalho a História da Arte de um modo mais flexível de acordo com as necessidades de contextualização de um determinado tema ou conceito, e mesmo assim procuro não me fixar em apenas um período, mas procuro estabelecer diálogos entre diferentes artistas e movimentos de Arte. Nosso conteúdo nos permite este exercício de criação, que é quando nós educadores assumimos a curadoria do nosso trabalho e definimos metas, objetivos e procedimentos... selecionando os artistas, as linguagens, as imagens, as técnicas e os materiais mais adequados...    E aqui coloco uma questão que me incomoda muito, o educador de Arte precisa ter  um " repertório atualizado " precisamos estar atentos a todas as informações que tanto a Arte como a vida nos oferecem, assim poderemos articular de forma mais ampla os conteúdos da Arte também com as outras áreas do conhecimento.  O que me preocupa é que ainda temos professores que estão fixados nos ícones da História da Arte esquecendo-se das produções de artistas contemporâneos e também dos artistas locais que podem ser valorizados tornando as aulas mais atraentes, afinal para os alunos é muito mais significativo  falar de alguém que está vivo e atuante do que fixar-se apenas em artistas já falecidos ( não falo em ignorar o valor histórico, mas em não ficar preso somente a ele ) O que nos falta por vezes é bravura para continuarmos na luta, para fazermos a diferença na vida dos nossos alunos e na escola onde atuamos. É preciso assumirmos  a postura do profissional INFORMADO e ATUALIZADO  que sabe enfrentar desafios e aprender com eles. Contra esta coragem e determinação não tem equipe pedagógica que resista. AVANTE, VAMOS CONTINUAR BATALHANDO PELO RECONHECIMENTO DOS CONTEÚDOS  DA ARTE  NAS AULAS DE ARTE.

                                                          Abraços da Marilia Schmitt Fernandes

                                                                                    Canoas - RS

Altemir

Olá para todos,

                        Como professor de arte, acredito que a forma conteudista possua seu valor. È importante a contextualização da arte em seus momentos históricos. O que faz-se necessário é mostrar aos alunos ou a qualquer interessado em conhecimento, que a arte é uma mostra pura do ser, e se esta mostra for através da história da arte ou através de uma análise de sua produção artística tanto faz. O importante é a valorização da arte como instrumento de criação e de conhecimento do ser.

Ana Carolina Moliterno
Marília Schmitt Fernandes escreveu:

       Parabéns Ana, a  escolha deste tema é muito pertinente. Eu particularmente, trabalho a História da Arte de um modo mais flexível de acordo com as necessidades de contextualização de um determinado tema ou conceito, e mesmo assim procuro não me fixar em apenas um período, mas procuro estabelecer diálogos entre diferentes artistas e movimentos de Arte. Nosso conteúdo nos permite este exercício de criação, que é quando nós educadores assumimos a curadoria do nosso trabalho e definimos metas, objetivos e procedimentos... selecionando os artistas, as linguagens, as imagens, as técnicas e os materiais mais adequados...    E aqui coloco uma questão que me incomoda muito, o educador de Arte precisa ter  um " repertório atualizado " precisamos estar atentos a todas as informações que tanto a Arte como a vida nos oferecem, assim poderemos articular de forma mais ampla os conteúdos da Arte também com as outras áreas do conhecimento.  O que me preocupa é que ainda temos professores que estão fixados nos ícones da História da Arte esquecendo-se das produções de artistas contemporâneos e também dos artistas locais que podem ser valorizados tornando as aulas mais atraentes, afinal para os alunos é muito mais significativo  falar de alguém que está vivo e atuante do que fixar-se apenas em artistas já falecidos ( não falo em ignorar o valor histórico, mas em não ficar preso somente a ele ) O que nos falta por vezes é bravura para continuarmos na luta, para fazermos a diferença na vida dos nossos alunos e na escola onde atuamos. É preciso assumirmos  a postura do profissional INFORMADO e ATUALIZADO  que sabe enfrentar desafios e aprender com eles. Contra esta coragem e determinação não tem equipe pedagógica que resista. AVANTE, VAMOS CONTINUAR BATALHANDO PELO RECONHECIMENTO DOS CONTEÚDOS  DA ARTE  NAS AULAS DE ARTE.

                                                          Abraços da Marilia Schmitt Fernandes

                                                                                    Canoas - RS



Olá Marília,

       Esta preocupação que coloca:  "O que me preocupa é que ainda temos professores que estão fixados nos ícones da História da Arte esquecendo-se das produções de artistas contemporâneos e também dos artistas locais que podem ser valorizados tornando as aulas mais atraentes, afinal para os alunos é muito mais significativo  falar de alguém que está vivo "

       De fato, os professores estão sempre preocupados em conteúdos que para o aluno ingressante em um estudo de arte; são muito pesados e talvez até desinteressantes quando comparados aos seus conhecimentos prévios e de sua realidade.  Assuntos que venham a ser trabalhados de modo a contextualizar, acredito que tem mais fundamento, aproveitamento e possibilidade de inserção ao conhecimento artístico, possibilitanto posteriormente um prazer e um gosto maior pelas artes em um sentindo geral. Abraços! Ana Carolina

Jose Sávio De Oliveira

Boa noite.

Mais uma vez quero ressaltar a importância deste tema e parabenizá-los.

Falando ainda sobre a importância da história da arte, mas sem achar que é o único caminho para ensinar, penso que não se deve esquecer daquela arte que está próxima de nos e que chamamos de regional. Essa arte é mostrada de forma clara e bela pelos nossos artistas pintores, escultores, cantores etc.

Desenvolvo  um projeto "Conhecendo a arte de nossa terra" onde alem de um vasto trabalho de pesquisa e leitura, levamos para escola no ano letivo dois cantores regionais, um escultor e um pintor  e ainda fazemos um festivam de música envolvendo toda escola. É uma mostra super interessante para os alunos e no final fazemos uma visita ao Marco (Museu de arte contemporânea o que para os alunos é o máximo. Esse projeto acontece há quatro anos e  tem levado aos nossos alunos um conhecimento muito grande de nossas raizes e de nossa própria história.

A arte na verdade está muito próxima de nos, é preciso leva-la para escola, respeitá-la e dar o valor que ela merece.

Gostaria de colocar que o que tenho escrito faz parte de minha atuação e de meus pensamentos a respeito do tema. Não sei se concordam com minhas posições o que logicamente são passíveis de erros ou enganos. Afinal minha participação assim como a dos colegas é não somente colocar suas experiências como também aprender mais e isso é muito importante.

Um abraço a todos

Sávio

Antonio Andrade Pereira Junior

Olá caros colegas,

Estou muito feliz em participar deste tema tão importante para nós professores de arte. Temos que fazer com que nossos alunos percebam que o ensino de artes esta muito alem de trabalhos artesanais e o ensino da HISTÓRIA DA ARTES É IMPORTANTE.

 Sou professor de artes em uma escola estadual no interior da BAHIA, e este mês fui surpreendido com uma mudança na matriz curricular do ensino médio da minha escola, eu tinha aulas de artes nos três anos no ensino médio, mas a Direc não aceito o ensino de artes nas três séries e disse que o ensino de artes só pode acontecer no terceiro ano, o que fazer? será que a arte não é importante para os alunos?, alegando que artes não esta na base comum do ensino então, não é obrigatória, aqui na BAHIA O ENSINO DE ARTES infelizmente não é levado a serio pela SEC. E ficou dificil trabalhar com ARTES, todo meu planejamento que tinha feito foi jogado fora, meus projetos não foram levados em consideração. Como trabalhar desta meneira com a mesma impogação se não temos o mesmo valor que os professores das materias dita obrigatórias.

Desculpe o desabafo

Um forte abraço a todos

Antonio Andrade

 

 

Antonio Andrade Pereira Junior
mara cardoso ladeia david escreveu:

 Olá Colegas!

Que debate maravilhoso! 

Beijos

Mara/Vitória da Conquista-BA



Olá Mara,

Também sou professor de artes na rede estadual na cidade de Fátima interior da Bahia, se possivel gostaria que você enviasse uma cópia da matriz curricular do ensino médio da escola em que você leciona, aqui fui informado que o ensino de artes só poderia acontecer na 3ª série do nivel médio, gostaria de saber se isso tambem acontece na sua escola.

e-mail: antonioapjunior@hotmail.com

UM FORTE ABRAÇO

ANTONIO ANDRADE  

Alesandra Inez Darui Pinheiro

Oi Marilília Schmitt Fernandes,

 

Concordo inteiramente com o teu pensamento. A história da arte é um olhar importante para aumentar nosso conhecimento, mas mais importante, é estabelecer relações entre os seres humanos e suas vivências, pois o educando está vivenciando a arte contemporânea e é dela que ele saberá falar.

Abraços

Alesandra Pinheiro

Antonio Andrade Pereira Junior

Olá, bom dia a todos

É muito importante nós professores de artes participarmos de fóruns de discussões sobre a melhor maneira de trabalhar com nossos alunos, manter contacto com experiências  e diferentes culturas, sempre que possível trabalho interdisciplinarmente com professores  de história, eu trabalho com a parte da história da arte e eles com a parte histórica e o resultado é muito bom acredito que esse é o caminho, mas  também sei que o nosso país é muito grande e que as realidades são completamente diferentes, mas por exemplo onde moro não tem museu, galeria de arte para fazer uma visita com meus alunos e que possa mostrar obras de artistas, na escola onde trabalho não tem biblioteca, para trabalhar com história da arte depende exclusivamente de alguns livros que eu tenha, ou de pesquisa na internet feita pelos alunos, a cultura no município não é levada a sério e esta cada vez mais desaparecendo, os alunos na sua maioria são da zona rural e não tem condições financeiras para esta sempre pesquisando conteúdos ou tirando cópias de material para ser trabalhado na sala.  

Acredito que faço o possível para levar meus alunos a pensarem artisticamente, mas as vezes tenho que trabalhar com eles mais técnicas de desenho e de pintura o que torna mais fácil para eles levarem o material para sala. Mas mesmo assim fica muito difícil por não conseguir tintas artísticas onde moro e tenho que trabalhar com guache ou lápis de cor e ai o que fazer?

Espero sugestões.

Um forte abraço a todos

Antonio Andrade

 

Miriam Kreis De Lucca
Olá caros colegas.
 
Ana foi muito bom abrir esta discussão, faz muita falta para nós, professores de arte, a troca de experiências, nossos questionamentos de como abordar a arte, cativar nossos alunos e obter resultados com conteúdo de arte com conhecimentos de obras e seus artistas para o resto de suas vidas.
 
Minha experiência maior é com ensino médio e ensino profissionalizante. Depois de dois anos a direção achou que consegui tirar leite de pedras.
 
Pesada essa afirmação, mas até minha vinda nas escolas que trabalhe; a arte não era respeitada como disciplina com conhecimento de arte contextualizado ao mundo do aluno.
 
Começo os meus planejamentos com jornais, revistas, tv, internet para me interar dos acontecimentos que afetam esses alunos maiores de 15 anos.
 
Ao escolher um tema ou uma notícia ou uma imagem em fotografia, começo a minha pesquisa muito mais em Artes Visuais, pois sou especialista.
 
Que épocas encontro o assunto decidido, que artistas chegaram a se preocupar com o tema escolhido, como era a sociedade desses artistas, suas obras, momento político e a estética usada por cada um.
 
Não uso o ensino para o conhecimento linear da História da Arte, mas dentro dela busco artistas com suas pesquisas e indagações similares ao tema escolhido no momento que estamos vivendo.
 
Com o estudo e pesquisa dos alunos sobre esses artistas e suas obras, conduzo a linearidade da História da Arte, nas apresentações de seminários, leituras de obras e debates.
 
Consegui por exemplo uma discussão sobre a obra de Siqueiros com alunos de terceiro técnico de eletrônica, perguntaram: - Seria ele expressionista ou surrealista. Essa turma foi de própria escolha visitar a Bienal com um convite meu.
 
Consegui levar 80% de alunos dessa escola Técnica “Oswaldo Cruz” em SP para a exposição “Brasil 500 anos” só com apresentação de obras, propostas de pesquisas e debates sobre o conteúdo com conhecimento de arte e com aulas expositivas. Terminamos o processo com grafites no pátio da escola, alertando a todos que Arte traz recados que precisamos saber ler as obras.
 
Fizemos outros projetos, conjunto com outras disciplinas, sobre “O Meio Ambiente”, sobre a “Paz”, Sobre “O excluído das ruas do centro de SP”, sobre “Poluição Visual, etc.
 
Sempre com minha pesquisa para integrar obras de Arte e suas diferentes estéticas e artistas aos assuntos desenvolvidos.
 
O Fazer artístico podem ser fotos com o ensino de técnicas, podem ser apresentações teatrais, podem ser produções de elementos publicitários, podem ser participações voluntárias para atender à comunidade, sempre com a preocupação que a Arte amplia nosso olhar , nossa criação, nossa vontade de mudar o estabelecido.
 
Cada artista é um mundo bem complexo quando bem pesquisado.
 
Do estudo de artistas podemos chegar a linearidade da História da Arte, basta buscarmos na pesquisa.
 
 
 
 
Mara Cardoso Ladeia David

Olá colega  Antonio,

   Ensino de 5ª a 8ª séries e para o 3º ano do ensino médio, aqui na minha cidade Artes sempre foi no 3º ano. O meu planejamento para o 3º é dentro da História da Arte.

Boa sorte!

Mara Cardoso Ladeia David

Colegas,

   Quando falei em tomar como referencia a HISTÓRIA DA ARTE,não significa que não trabalho outros conteudos.Tudo na vida tem um ponto de partida e a história da arte pode ser esse ponto! minha cidade é rica em ARTE! tem museus,artistas maravilhosos com trabalhos de arte muito bom.Levo meus alunos a MUSEUS! Trabalho com eles leitura de imagens,tema tão atual e necessario! Faço paralelos com meus alunos ARTE CONTEMPORANEA / ARTE DO PASSADO! Adoro trabalhar música com eles

inclusive tenho um projeto de musica que foi pre-selecionado para ganhar o premio do ARTE NA ESCOLA,se não ganhar já estou feliz por ter sido selecionado! No ano de 2004 participei tambem com um projeto ARTE SOLIDARIA ,o ponto de partida do projeto? o albergue nosso lar,albergue esse de idosos,foi emocionante esse projeto ,tenho relatos dos alunos  onde eles falam da experiencia vivida e vivenciada no albergue de idosos o quanto eles aprenderam e eu também! Portanto a HISTÓRIA DA ARTE é só um ponto de partida, referencia! assim como a arte tem o ponto que deu origem a linha..................................................a geometria tem o ponto A, B, C D etc etc ...e o ponto grafico!!!!há sem ele eu não seria entendia!

Um abraço

Profª Mara

Carmen Lúcia Abadie Biasoli

Olá caros professores!!!

É com imenso prazer que inicio minha participação nesse forum, que por sinal está excelente. Como professora de arte de formação e, agora, como professora que forma professores de arte, considero fundamental esse espaço para podermos centrar nosso foco de discussão no processo de ensinar arte e na atuação do professor de arte na contemporaneidade. Por pensar assim, manifesto minha alegria ao ver que vocês professores estão trabalhando a arte de "corpo e mente no presente".

O ensino da arte, nos últimos vinte anos, vem sendo marcado por mudanças conceituais e metodológicas, que têm desafiado nossas práticas docentes e a compreensão do papel da arte no desenvolvimento do aluno e da escola. Tais mudanças abrem uma ampla discussão que passa pelos processos educativos artísticos em todos os níveis de escolaridade.Com isso – e devido a isso – penso que se faz necessário entender e atender os vários contextos da arte e suas relações com a multuculturalidade a cultura visual. Essas questões provocam, sem dúvida, uma reflexão acerca do lugar da arte na escola , da formação do professor e do trabalho com as linguagens artísticas. O que por sua vez, amplia nossa área de atuação. Penso que a nossa tradicional História da Arte é apenas um dos tantos outros conteúdos das artes visuais.

Abraços a todos,

Carmen Biasoli

Essa área inclui, hoje, além das formas tradicionais das artes plásticas (pintura, escultura, gravura,  arquitetura), objetos, cerâmica, cestaria, entalhe e outras modalidades que resultam dos avanços tecnológicos e das transformações esteticas do século XX, como, por exemplo, fotografia, moda, artes gráficas, cinema, televisão, vídeo, computação, performance, publicidade. Desta forma, diante de um ensino da arte que amplia  o campo de análise visual circunscrita  à Arte para outros universos visuais, está o professor.

O ensino para o professor de Artes Visuais não é apenas uma questão, mas muitas questões; não um problema, mas inúmeros desafios., concordam comigo?

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