Meu nome é Adalberto Mourão, estou cursando Pedagogia na Universidade do Amazonas, e nesse momento estudando Arte. Creio que a mùsica,como ciencia e arte, e integrada a educaçao, será colocada também na sala de aula como uma "nova" ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Agora 'como' e 'para que' é uma questão que se levanta na cabeça dos docentes. Creio que musica para ensinar seja o caminho para o nivel fundamental. Ensinar valores, principios, boas maneiras, usando os sons ja conhecidos dos alunos, e modificando a mensagem durante as aulas. As possibilidades do uso da música são enormes, assim como o numero de ritmos e forms musicais.

Olá para todos. Meu nome é Irapuã Frota e sou finalista de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas. Acredito que o ensino das artes como um todo ( e não somente a música) deveria e merecia ser melhor explorado no universo escolar. A pouca visão, e até mesmo a deficiência na formação dos professores, acaba relegando o ensino da arte a um plano secundário no currículo escolar. Uma melhor utilização do potencial da disciplina, além de uma abordagem completa das modalidades que a compôem (´Música, Dança, Artes Visuais e Teatro), tornaria a arte na educação um ponto significativo na formação dos nossos alunos, e contribuiria para massificar a participação nesse campo.
Olá!!! meu nome é Milka Lima, sou finalista do curso de Pedagogia pela UEA-Am.
Entendo que a arte da música é de grande importância para o processo de ensino e aprendizagem, tanto para crianças como para adultos, pois desenvolve a criatividade, a concentração, a curiosidade, a emoção, a sensibilidade, dentre outros.
No que se ver atualmente em algumas escolas, os professores, com algumas exceções não tem interesse em trabalhar e nem são preparados para tal disciplina, pois a falta de conhecimento nesta área é gritante.
Como hoje a música já está sendo obrigatório nos curriculos escolares, se faz necessário um maior preparo de professores, com domínio de sala, criativos, dinâmicos, tendo um conhecimento profundo, visando o desenvolvimento, interesse e aprendizagens dos educandos.
UM AABRAÇO!!!!!!
Como Arte Educadora gostaria de partilhar sobre o perfil que sonho alcançar como uma das protagonistas do tema deste forum: professora. Quero citar Edgar Morin como um dos meus referenciais.
"O papel da educação é de nos ensinar a enfrentar a incerteza da vida; é de nos ensinar o que é o conhecimento, porque nos passam o conhecimento, mas jamais dizem o que é o conhecimento. (…) Em outras palavras, o papel da educação é de instruir o espírito a viver e a enfrentar as dificuldades do mundo".Quero parabenizar e com isso, também, incentivar os crentes e discrentes a pautarem a Educação Musical deste "Espaço-Tempo" na perspectiva de Morin: ENFRENTAMENTO e INSTRUÇÃO /CONHECIMENTO.
(MORIN, Edgar - Os sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. 3a. Edição. Brasília: Cortez, 2001.
Nosso desafio com o ensino da Música na escola ainda é só o começo de uma caminhada longa de enfrentamentos/foruns e discussões e de busca, primeiramente individual, rumo ao conhecimento.
Mas uma coisa é certa: Todo ser - HUMANO- é músical e isso de alguma forma já nos serve de alento, ISTO É, somos sensíveis e salvo algumas exceções deveríamos ser proativos às ondas sonoras. Gainza(1995) diz que
“....educar em música implica em focalizar de maneira simultânea uma multiplicidade de processos que revertem a uma multiplicidade de modelos formativos e não a um modelo único”.Não querendo ser incrédula frente as ações proferidas à formação do educador, até porque acredito na força da CULTURA e da ARTE, hoje quero colocar que muito de tudo que discursamos só será efetivado se houver mudança na nossa POSTURA. Pois além das muitas debilidades e da falta de estrutura das instituíções de ensino superior para gerar o contigente necessário para salas de aulas do país inteiro... falta-nos... FORÇA para CORRER acima dos muros que já estavam erguidos.
A CRIATIVIDADE de cada um é a mola propulsora para o despertar o cognitivo, auditivo, motor etc... de nossos alunos. Escadas, trampolins, cordas...
Já vi gente educar em música com execelência SEM recursos mil, já encontrei gente destruir o gosto pela música COM recursos mil. A diferença: POSTURA.
Por aqui, sem ser PEDANTE... encontrei e aprendi com "gente de peso", de postura. Fico feliz e aliviada por saber que somos HUMANOS e sensíveis, PROATIVOS. Por enquanto, por hoje...basta.
PAULO R M RODRIGUES escreveu:
Olá Mirca e Teca, tudo bem?
Já faz um bom tempo que não participo.
Dessa vez resolvi participar pois esse tema é muito polêmico, pois a grande maioria dos professores de arte não gostam de dar música no seu conteúdo anual, eu mesmo.
Não tenho o menor domínio sobre o assunto e quando tento me atrapalho.
O governo deveria capacitar melhor os professores nesse conteúdo já que colocou essa lei, ou então deveria se criar a disciplina música, como acontece nas escolas particulares.
Oi Paulo
Nossa quanto tempo...rsrs Bacana ver você participando.
Abraço,
Boa noite gente!!!
Quero compartilhar uma informação disponibilizada no site:
http://www.abemeducacaomusical.org.br/index.php
A Associação Brasileira de Educação Musical disponibiliza em seu site várias PUBLICAÇÕES (Revistas e Anais), algumas delas com ricas informações sobre a prática pedagógica em Música.
Em 2011, O Congresso Nacional será realizado aqui em meu Estado e desde já convido a todos a participarem. O tema: "A Educação Musical no Brasil do Século XXI".
Vamos participar!!!
Abraços a todos,
Sara
Para quem ainda não sabe a Editora Saraiva lançou um livro didático para Música buscando interagir com a leitura de imagens além de sugerir uma sequência para as séries iniciais.
Quem quiser conhecer um pouco mais segue aí um pedacinho do material para o 5º ano do EF.
http://www.editorasaraiva.com.br/VirtualPages/Batuque-batuta/5livro/
Abraços a todos,
Sara
- Mundo Encantado da Música (Nilsa Zimmermann e Neusa B. Ximenes/ Editora Paulinas);
- Jogando com os sons e brincando com a música (Vânia Ranucci);
- Coralito (Thelma Chan);
- Música na Educação Infantil (Teca Alencar);
- Musicalizando a escola (Carlos Eduardo de Souza);
- Estudos de psicopedagogia musical (Violeta Hemsy de Gaiza;
- Koellreutter Educador (Teca Alencar B.);
- Para fazer música (Cecília Cavalieri França);
- Coleção Disquinho (BOM DEMAIS PARA OUVIR E ENCANTAR);
- Folias e Folguedos do Brasil - Ciclo junino (Inimar dos Reis);
- ...
Abraços a todos (as)!
Sara Rangel
Também sou licenciada em Arte e leciono Música. Sei que devo agradecer essa bagagem musical aos meus pais. Porém 70% que aplico em sala de aula chegou para mim por meio de pesquisa, estudo e PRINCIPALMENTE vivência em sala de aula. Tenho muita estrada para pecorrer a passos largos a fim de alcançar os objetivos.
O EDUCADOR MUSICAL:
Gostei muito da sua resposta, me esclareceu em muita coisa, no entanto só fiquei com dúvida numa coisa: - Como os habilitados em Educação Artística com habilitação em música farão uma nova formação em Educação Musical, qual o processo para Isso? Obrigado.
Ela deve sim estar mais incluida no cotidiano escolar, trazendo novos caminhos a expressões culturais de nosso país garatindo oportunidade a cidadãos que admiram e participam de forma passiva.E assim dando chances a educação musical no ensino público.
André Alves de Medeiros escreveu:
Ela deve sim estar mais incluida no cotidiano escolar, trazendo novos caminhos a expressões culturais de nosso país garatindo oportunidade a cidadãos que admiram e participam de forma passiva.E assim dando chances a educação musical no ensino público.
É tão importante a inclusão das expressões culturais de cada local! Muitas vezes, partindo daí, conseguimos alcançar os alunos e comunidade do entorno escolar. Projetos assim costumam envolver e criar admiração valorizando o sujeito e seu espaço. Gosto muito disso! Incluiria aí um mergulho bem gostoso na arte da fotografia como forma de expressão. A presença da Música e da Imagem na formação/opinião da criança é FORTÍSSIMA em todos os meios de comunicação de massa... pq não na ESCOLA!
Tópicos encerrados
-
XVII Prêmio Arte na Escola Cidadã
-
Base Nacional Comum Curricular
-
XVI Prêmio Arte na Escola Cidadã
-
XV Prêmio Arte na Escola Cidadã
-
Qual a sua opinião sobre a inclusão de artes visuais, a dança, a música e o teatro no currículo da educação básica?
-
Games são arte?
-
XIV Prêmio Arte na Escola Cidadã
-
Como e quem são os professores hoje que se beneficiam das TICS para seu processo de ensino e aprendizagens dentro do processo de formação continuada?
-
XIII Prêmio Arte na Escola Cidadã
-
É adequado o ensino da arte contemporânea na Educação Infantil?