silvana frança escreveu:Olá Silvana!
Pio Santana escreveu:
Olá Silvana e Elis!
Muito obrigado por suas participações tão ricas e importantes, fazendo ampliar as reflexões disparadas pelo tema deste fórum.Vocês ensinam que, de fato é na escola o lugar onde a cultura acontece, Silvana colabora com um panorama que contextualiza segundo sua visão, aspectos da realidade vivida na educação pública Paulista e alerta para uma possível redundância sobre a temática deste fórum.
Obviamente sabemos que ao se falar de cultura mais abertamente, sua produção se dá em todos os espaços do mundo e não somente na escola. Porém o nosso foco é querer saber como é que você professor faz, em seu cotidiano, para a produção cultural acontecer? Quais as estratégias? Quais os aspectos culturais privilegia? Sua formação interfere de que modo? Como isso é possível? Ou não é possível?
São provocações para refletirmos sobre nossas ações, enquanto professor, no espaço escolar.
Quem prossegue essa boa conversa?
Abraços,
Pio.
Oi professor Pio e todos.
Moro em uma pequena cidade do interior de S.P., espaços culturais tradicionais aqui não existem, temos a Festa do Peão e o Demolicar, como atividades anuais.
Na Escola em que leciono tento desesperadamente suprir o que não temos, duas vezes por ano realizo com os alunos do EJA um Festival de Talentos, onde os alunos podem se expressar por meio de todas as linguagens da arte, expondo seus trabalhos, trazendo seus artesanatos, e apresentando seus espetáculos. Incentivo muito às linguagens hibrida.
Temos um mural intitulado “Quem é Você?” onde os alunos podem expor seus textos, ou quaisquer outros trabalhos.
Conseguimos uma sala ambiente para arte, e nela são mantidos diferentes painéis durante todo período letivo, já tivemos também 3 instalações, e estamos mantendo uma mesa com revistas e recortes de jornais que tratem de assuntos ligados à cultura.
Como além de professora de arte sou arquiteta estou desenvolvendo um trabalho de recuperação dos canteiros existentes na escola, e que estão bastante abandonados, os alunos vêm desenvolvendo projetos de transformação dos mesmos em áreas de convivência, é um trabalho que iniciei no semestre passado, e ainda precisa ser bastante aprimorado, mas nosso primeiro canteiro já tem projeto paisagístico pronto e estamos levantando verba para execução, pelo regime de mutirão. Trabalhei com os alunos além de técnicas de projeto também a legislação que rege as construções no município, visando principalmente uma melhoria nas condições de salubridade das moradias irregulares, que é o habitar da maioria deles, isso já se mostrou produtivo na prática.
Estamos com um projeto em faze de elaboração, envolvendo as disciplinas de arte e filosofia, que intitulamos “Vende-se uma Idéia”, deverá ser colocado em prática no próximo ano, deverá trabalhar as diferentes mídias utilizadas na propaganda, vendendo o produto que são os filósofos e suas teorias.
Acredito muito em uma escola que se transforma e se atualiza, tenho bastante apoio da direção e nos dois anos que estou trabalhando com eles já consegui implantar ao menos a idéia de que arte não é só coisa de museu e teatro, mas coisa que deve existir em qualquer lugar onde possamos encontrar pessoas. Mas ainda tem tanto para ser feito... Um dia vou poder criar um grupo de teatro, um de pesquisa musical e quem sabe um embrião de escola de samba.
Que bacana o seu trabalho na escola, que energia e vontade de fazer mais, que paixão, parabéns! Acredito que sua força faz a diferença e reverberará na vida de seus alunos e comunidade. É de senso comum dizer que: nunca se esquece de uma professora que deixa boas lembranças em nossas vidas e que faz a diferença!
Você tem razão, o ensino da Arte permeia vários territórios, sobretudo o do conhecimento.
Continue fazendo Arte e cultura, transformando o espaço de sua escola em lugar de reflexões por meio de diversas linguagens. Nossa escola, o Brasil e o Mundo lhe agradece.
Abraços,
Pio.