Dicas para relatar seu projeto

 
Como surge o projeto?

Identifique o contexto geográfico, social, cultural, econômico da escola e da comunidade escolar. Você pode também comentar sobre as características da(s) turma(s) envolvida(s).

Conte sobre as motivações iniciais para o desenvolvimento do projeto. Por exemplo: o projeto surgiu a partir de perguntas dos alunos? Foi uma necessidade de aprendizagem verificada por você? Foi um convite para um trabalho interdisciplinar? Foi o próprio projeto pedagógico da escola? Surge a partir de apostila/material didático? Surge do seu repertório pessoal?

Como foi o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos? Houve interesse imediato na proposta? Como foi feita a escolha/definição do tema do projeto?


 
Quais eram os objetivos do seu projeto?

Seja claro e objetivo. Defina quais eram as expectativas de aprendizagem e como foram construídos os objetivos.
 
O que você considerou importante para selecionar os conteúdos, os procedimentos, os materiais do projeto? O que você esperava que os alunos vivenciassem e aprendessem?
 
Qual era a sua intenção com este projeto?

 
 
Quais foram suas referências teóricas para elaboração deste projeto?

Conte sobre a bibliografia e fontes consultadas, tanto para sua fundamentação teórica quanto para o trabalho prático em sala de aula, ao utilizar textos, imagens, vídeos, sites etc.
 
Quais foram suas fontes e referências?
Como foi feita a apresentação dos artistas e referências para os alunos? 

 

O projeto foi planejado e desenvolvido de forma colaborativa com outros professores e/ou com a equipe de gestão pedagógica da escola?   

Em que medida o projeto desenvolvido influenciou ou foi influenciado por outras disciplinas da grade curricular? 
 
Outros professores e/ou equipe de gestão pedagógica da escola estiveram envolvidos? Como? O que fizeram? Indique seus eventuais parceiros, sua forma de participação, contribuição e interferência no projeto.
 
O projeto pedagógico da escola estava alinhado a sua proposta?


 
Descreva como foi a realização do projeto 

O que foi realizado? Conte sobre as etapas do seu projeto.

Onde aconteceram os encontros/aulas do projeto? Por que você escolheu esses espaços? Como se deu a organização espacial? 
Como foi a organização do tempo didático? Quanto tempo durou o projeto?

Você pode contar também quais foram os procedimentos e materiais propostos para o aluno. Por que foram essas suas opções? A pesquisa foi importante no desenvolvimento do projeto? Os alunos também participaram do processo de pesquisa?

É interessante pontuar as principais transformações percebidas em relação a todos os sujeitos envolvidos no projeto (alunos, professores, gestores, demais funcionários da escola, família, etc.), aos processos de aprendizagem, ao contexto escolar e ao seu entorno. Quais foram os desdobramentos? 

 

Como foi realizada a avaliação do projeto? 

Explicite suas percepções quanto ao processo de aprendizagem dos alunos, valorização das participações em momentos de discussão, tomadas de decisão etc. 
O que você acha que os alunos aprenderam com esse trabalho?
 
Houve avaliação processual das aprendizagens e/ou produções dos alunos? Quais instrumentos avaliativos foram utilizados?
Que tipos de registros foram feitos para acompanhar as aprendizagens? 
 
O que você aprendeu com este projeto?

 

Cadastre-se

Tenha acesso exclusivo às informações e serviços disponíveis em nosso site.

Cadastre-se