Edição 2021
CONHEÇA OS
PREMIADOS


Inscrições

Em 2021, o Prêmio recebeu 1.217 projetos inscritos!

Inúmeros projetos trazem discussões e práticas transformadoras. E isso vai muito além dos 5 projetos premiados! Um número muito expressivo de professores apresentam projetos com qualidade inspiradora.

O processo de avaliação do Prêmio envolve 3 etapas de seleção e muitas pessoas dispostas a colaborar com seu olhar sensível sobre os projetos.

Primeiro, os trabalhos são avaliados no âmbito Local, em 35 cidades. Depois vem a etapa Regional, nas 5 regiões do país. Nestas duas etapas, os projetos são analisados por professores de Arte, de universidades que compõem a Rede Arte na Escola.

A seleção final cabe à Comissão Nacional, composta por convidados e especialistas em Arte e Educação. Em 2021, a Comissão Nacional contou com o olhar de:
BRUNO DE JESUS - Bailarino, coreógrafo e educador
CARLOS GONTIJO ROSA - Professor e pesquisador em artes cênicas e estudos literários
EMANUELA KALIL - Autora de materiais didáticos em arte e pesquisadora em teatro
JOAQUIM GAMA - Autor, diretor e pedagogo teatral
YARA GAMA - Professora, bailarina e diretora em dança

Sobre o Prêmio

Inspirar, questionar, despertar!

O ensino de Artes inspira a escola e todo seu entorno. Movimenta, questiona, traz fôlego. A arte-educação tem papel imprescindível para a formação do pensamento crítico, da cidadania e para a difusão da cultura brasileira.

O Prêmio Arte na Escola Cidadã faz um mapeamento de trabalhos desenvolvidos em escolas das cinco regiões do país, para identificar projetos transformadores no ensino de Artes.

QUEM PODE PARTICIPAR:

Professores que desenvolveram projetos envolvendo uma ou mais linguagens artísticas (música, teatro, artes visuais, dança). Os projetos devem ter sido realizados nos anos de 2019 ou 2020, em escolas de ensino regular, públicas ou particulares, de todo o território nacional.

QUANDO:

As inscrições ocorreram de 19 de março a 18 de abril de 2021.

FASE 3:

Inscrições para a Fase 3 do XXII PAEC prorrogadas até dia 5 de agosto, quinta-feira!

Devido aos inúmeros pedidos de professores que não conseguiram se inscrever devido à problemas técnicos, neste fim de semana, aumentamos em 3 dias o prazo para apresentação de upload dos portfólios e Cvs em nosso sistema.

Para estes casos, enviaremos e-mail específico com link de acesso (aos professores que não cadastraram).

Deseja participar e não conseguiu? Verifique seu e-mail ou caixa de SPAM.

Contamos com sua inscrição!

Saiba como participar

Artista & Obra

Rosana Paulino trabalha em suas obras com o tecido da memória social e histórica brasileira. Suas peças e instalações extrapolam o limite do suporte físico, remetendo ao lugar simbólico ocupado pela mulher negra no Brasil.

Artista de múltiplas linguagens, Paulino combina o desenho, a gravura, a fotografia e o bordado em obras que dão voz a questionamentos que são ao mesmo tempo individuais e coletivos - pertencimento, identidade e resistência estão em constante diálogo em suas produções.

Saiba mais sobre o artista
Logos parceiros Logos parceiros
  • Cooperação

  • Patrocínio

  • Apoio

  • Realização