Giovanne Huebes Nicoletti: "A arte, com sua sensibilidade, tem o poder de mudar a história das pessoas."

Secretária de Educação de Indaial (SC) | Polo FURB

Carlim S. Paravidino: "Polo foi essencial para a minha qualificação"

Polo UENF (RJ) | Professor de Artes | Ensino Fundamental e Médio e EJA

Fui aprovado em primeiro lugar no concurso do Instituto Federal Fluminense para professor de Artes Visuais. Sem sombra de dúvida, grande parte desse resultado se deve à formação que tive no polo Arte na Escola UENF, no qual ingressei na mesma época em que iniciei a licenciatura em Artes Visuais. Passados quatro anos, já consigo mensurar todos os impactos e transformações na minha vida profissional e pessoal. Vejo que o diferencial de todas as conquistas que tive e que venho tendo, inclusive a minha aprovação para o Mestrado, foram alcançadas pelos estudos sérios e sempre atuais de ensino de arte, história da arte, metodologias de leitura de imagens e outros que o polo me proporcionou. Minha caminhada foi trilhada com muitos grupos de estudos, plantões pedagógicos, oficinas com os matérias da DVDteca Arte na Escola e com o kit Arte Br. O polo Arte na Escola foi essencial para a minha qualificação, incentivando e apoiando as minhas práticas, me ajudando a exercer um ensino de arte consciente, capaz de trazer mudanças significativas na formação do novo homem que emerge nesse novo século.

Jacqueline Mendes: De aluna a coordenadora

Polo UFMA (MA) | Professora de Artes Cênicas | Ensino Superior

Ingressei no polo Arte na Escola UFMA no final da minha graduação e o tenho como divisor de águas: nos encontros semanais debatíamos a nossa postura de educadores, sanávamos as dúvidas da sala de aula, tínhamos um apoio real e éramos ouvidos sem julgamento, afinal, estávamos todos aprendendo. Quando passei a lecionar na UFMA, assumi a coordenação pedagógica do Grupo de Estudos, ao lado de Ana Socorro Ramos. Realizamos seminários, palestras, nos colocamos ao lado do professor, apoiando, fortalecendo outros grupos, lutando por nosso espaço na escola e descobrindo novas possibilidades de ensinar e aprender, juntos!

Ioneide S. do Nascimento: Socialização de ações e troca de experiências

Polo UFPI (PI) | Professora de Artes | Ensino Fundamental

As reuniões do polo Arte na Escola em Teresina vêm ao encontro das necessidades formativas dos professores de Arte, pois possibilitam a reflexão sobre a sua formação, as intenções, as razões que embasam suas escolhas quanto aos conteúdos e as tarefas realizadas no cotidiano escolar, que devem ser tematizadas, questionadas e (re)construídas, contribuindo assim para a qualidade das práticas educativas e do crescimento profissional. Nesses encontros tenho a oportunidade de socializar as ações realizadas em sala de aula, bem como conhecer outras experiências. Assim trilhamos caminhos de busca e aprendizagem, tão importantes para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional.

Marília Kalil: Polo motivou graduação em Artes Visuais

Polo FAP (PR) | Professora de Artes | Ensino Fundamental

Formada em Biologia e Licenciada em Ciências Biológicas, leciono há 22 anos no Ensino Fundamental, séries iniciais. Em 2007 comecei a dar aulas de Arte por falta de um profissional na escola e me encantei com a área. Na busca pela formação, ingressei no ano seguinte no Grupo de Estudos em Artes Visuais do polo Arte na Escola da Universidade Estadual do Paraná. Motivada, cursei a segunda licenciatura, em Artes Visuais. Valorizo muito minha participação no grupo, onde é possível trocar experiências, realizar leituras e refletir sobre a área de arte, ampliando os nossos conhecimentos num clima e ambiente descontraídos, de respeito e aprendizagem.