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Formação do professor de Arte: uma construção permanente

A pesquisa intitulada "Formação do professor de Arte: uma construção permanente", foi desenvolvida por docentes do Departamento de Arte Visual da Universidade Estadual de Londrina (UEL), em parceria com o Instituto Arte na Escola. Este Projeto teve como objetivo investigar o processo de formação do professor de Arte que atua nas escolas estaduais de Londrina, região norte do estado do Paraná, tornando-as objeto de análise e discussão. Para a coleta de dados foram utilizadas as respostas obtidas com um roteiro de perguntas aos professores de arte que atuam da 5ª série do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. Dos cerca de 200 questionários entregues nas 54 escolas públicas estaduais da cidade, retornaram respondidos 47. Os questionários contêm informações sobre as demandas relativas ao processo de formação continuada, as posturas didático-pedagógicas, as concepções de arte, educação e inclusão que embasam o trabalho do professor de Arte das Instituições públicas de ensino. Verificou-se que a formação inicial específica dos profissionais da área é superficial no que diz respeito à compreensão sobre as relações entre educação, política e arte; bem como o despreparo para o trabalho com a inclusão. As ambiguidades presentes nas respostas sobre as concepções de educação, arte, política e inclusão permitiram identificar os possíveis mecanismos de intervenção em relação ao exercício docente. A aproximação entre escola e universidade possibilita a relação entre a teoria e a prática e, a troca de experiências entre professores, necessárias ao processo de ensino-aprendizagem.
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