A Revista "Relatos de Experiências em Arte" da SED - Secretaria de Educação de Indaial, inaugura a sua primeira edição, com o objetivo de publicar relatos oriundos da prática pedagógica no campo da arte vivenciadas nas Unidades de Educação Infantil e Escolas de Ensino Fundamental, representando um avanço significativo no universo da sala de aula dos professores participantes dos grupos de estudos do PIAE - Programa Institucional Arte na Escola - Polo da FURB - Universidade Regional de Blumenau, desde 2009. O PIAE integra a RAE - Rede Arte na Escola, em âmbito nacional, presente em todas as regiões do Brasil, mediante convênios com instituições de ensino e de cultura, referência na qualificação de processos educacionais em arte, onde os Polos realizam ações de formação para professores de educação básica. A Rede vincula-se ao IAE - Instituto Arte na Escola, que propicia materiais educativos de arte, importante aliado em sala de aula, expandindo de forma expressiva e abrangente o repertório do professor, promovendo assim, ações educativas plenas de significações e intencionalidades.
Os textos aqui apresentados resultam das apresentações feitas em dois Seminários de Relatos de Experiências realizados nos meses de junho e novembro de 2013. Compilam materiais que contam a história de uma parceria que deu certo, em prol da melhoria e da valorização do ensino da arte no município de Indaial. O PIAE, durante o seu percurso nesse município perpassa desafios e conquistas que merecem ser comemorados. A Secretaria de Educação tem sido referência para a RAE e motivo de orgulho para seus integrantes, pois divulga, socializa e valoriza as experiências estéticas de crianças e adolescentes, projetando-as para além da sala de aula.
A primeira edição da Revista é composta por quinze relatos de experiências, sendo oito da Educação Infantil e sete do Ensino Fundamental, apresentados de forma alternada entre os dois níveis de ensino, contemplando as áreas de Artes Visuais, Música e a sua relação com outras áreas de conhecimento. Os relatos são provenientes do trabalho individual e coletivo de 25 professores, 16 de Educação Infantil e 9 de Ensino Fundamental comprometidos com a prática pedagógica em arte, que de maneira peculiar, tanto de formação, como de aspectos teóricos e metodológicos, contam o processo de ensino e aprendizagem com diferentes vivências e contextos. A riqueza e a relevância desta produção estão nas reflexões fecundas sobre as práticas com arte, que desafiam e inquietam, para em seguida expandir o universo que se busca conhecer e compreender. Desejamos que este conjunto de relatos de experiências repercuta para ampliar e aprofundar as discussões sobre a arte e seu ensino, a formação continuada de professores e a utilização de materiais educativos na Educação Básica. Que tenha a intenção também, de refletir a cerca do ensino da arte no contexto da Educação Básica, sendo pensado como "[...] espaços de aprendência, de convivência e de experiências, com ações que culminem em produções de sentidos, em redescobertas e em ressignificações simbólicas e imagéticas. E é preciso pensar em ser e ser no pensar!". (PILLOTTO, 2007, p. 26). Almejamos que a parceria do Arte na Escola com a SED de Indaial continue e se fortaleça cada vez mais comprometida com as causas da arte e seu ensino, e, consequentemente, a sua disseminação, servindo de estímulo para novos projetos, suscitando novos olhares para o ensino da arte em Santa Catarina e no Brasil.
Profª Rozenei Maria Wilvert Cabral | Coordª Geral PIAE - Polo FURB Profª Marilene de Lima Körting Schramm | Coordª Pedagógica - PIAE - Polo FURB
SUMÁRIO
- Meio Ambiente, um mundo de descobertas
- Faces do lixo
- Arte e cultura em festa
- Descanso com flores
- O museu
- Feio ou belo, a mídia dita as regras
- Movimento e Arte o ciclo da vida
- O Egito e suas riquezas
- Arte para Cândido Portinari
- A arte e a cultura da América Latina
- Tendas temáticas
- Arte Contemporânea: reinventando a matéria
- Fazendo Arte
- A disciplina de Música inserida na grade curricular no Ensino Fundamental
- O grito infantil para defender a natureza
PARA ACESSAR A REVISTA, CLIQUE AQUI: site