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Arte na educação escolar

O objetivo do livro Arte na educação escolar, editado pela Cortez, é apresentar elementos para a fundamentação e desenvolvimento do trabalho com a arte. Segundo as autoras, saudosa Maria Rezende e Fusari, doutora na área de televisão e vídeo na formação de professores, e Maria Heloísa Ferraz, doutora em Artes, o trabalho foi escrito com o intuito de oferecer subsídios para repensar o processo de ensino e aprendizagem da arte na escola.

Para tanto, o livro foi organizado em três partes. Na primeira, examina a arte no currículo escolar, situando o ensino da arte num processo histórico de tendência idealista-liberal. Inicia com a pedagogia tradicional, com origens no século XIX, passando pela Escola Nova, que chega ao Brasil por volta de 1930, até a corrente tecnicista, que foi introduzida entre 1960 e 1970 nas escolas brasileiras. Atualmente, salientam as autoras, as aulas de arte apresentam influências das três pedagogias: tradicional, novista e tecnicista. "Acreditamos que o conhecimento dos principais aspectos pedagógicos, ideológicos e filosóficos que marcam o ensino-aprendizagem de Arte, pode auxiliar o professor a entender as raízes de suas ações, bem como o seu próprio processo de formação", explicam no primeiro capítulo do livro. Elas também montam um quadro histórico da tendência realista-progressista, com as idéias de Paulo Freire, Célestin Frenet, dentre outros.

Depois, na segunda parte do livro, abordam as bases para um saber arte e saber ser professor de arte. As autoras procuram responder, por exemplo, o que é ser um docente nessa área: "É atuar através de uma pedagogia mais realista e mais progressista, que aproxime os estudantes do legado cultural e artístico da humanidade, permitindo, assim, que tenham conhecimento dos aspectos mais significativos de nossa cultura, em suas diversas manifestações". Mas, além desse ofício, os professores também precisam aprofundar os estudos no saber estético e artístico. Em outras palavras, "os estudantes têm o direito de contar com professores que estudem e saibam arte vinculada à vida pessoal, regional, nacional e internacional".

Na última parte do livro, temos a sugestão de um programa de curso com ênfase nas Artes Visuais, na Teoria da Arte e História da Arte. Inicialmente, tratam dos conteúdos, métodos e procedimentos escolares. Depois, indicam unidades de estudos como ponto de partida para a elaboração de cursos em diferentes realidades escolares. O livro traz ainda, ao final de cada capítulo, sugestões de atividades para estudos e análises, além de uma bibliografia de complementação.

Thais Helena Santos, da Redação do EducaBrasil

Comentários Deixe o seu comentário

  • Afonso Antonio Moreira, 15:00 - 03/12/2015
    Gostei muito desse livro. Sua abordagem é muito boa e interessante. Seu modo de falar, em uma linguagem simples e clara, ajuda o leitor a entender o que eles querem trazer de informações a respeito do estudo e o ensino da Arte. Eu recomento a todos os professores. Deixo aqui os cumprimentos aos autores.
  • angela cunha dos santos , 23:36 - 15/12/2015
    Ollha amei este site gostei

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