Sala de Leitura
Sugestão de livro

Atenção! Não realizamos empréstimos, doações ou comercialização das publicações indicadas neste site.

Tomie Ohtake

Do Japão para o Brasil e do Brasil para o mundo. Assim se resume a trajetória da artista plástica Tomie Ohtake, que nasceu no Japão e aportou em Santos em 1936, depois de longos 45 dias de viagem marítima. Em seus quase cinquenta anos de vida artística, Tomie buscou sempre mostrar um trabalho diferente, usando novas técnicas na pintura, na gravura e na escultura. A Coleção Mestres das Artes no Brasil dedica este volume, com mais de quarenta reproduções de obras de arte, a Tomie Ohtake, um dos mais importantes nomes da arte contemporânea do Brasil.

As autoras Lígia Rego e Lígia Santos dispensam palavras difíceis e texto rebuscado para falar de arte e, com isso, dão ritmo à leitura e atraem a atenção do público jovem desejoso de um contato com o universo das cores e da sensibilidade. Também não se restringem à biografia da artista. Mais do que isso, aguçam a perspicácia dos leitores mirins, dando informação sobre movimentos artísticos.

Oferecer informação sobre o mundo das artes e levar ao questionamento é o objetivo da Coleção Mestres das Artes no Brasil. É preciso ver – e ler – o livro com outros olhos. É preciso sentir.

E assim as páginas vão avançando, falando sobre a ligação de Tomie Ohtake com o abstracionismo: sua primeira exposição individual no Museu de Arte de São Paulo, em 1957; os prêmios Itamaraty, na IX Bienal Internacional de São Paulo, em 1967 e Grande Medalha de Ouro, em 1968; a busca pela profundidade e luminosidade das formas, na década de 70 e as gravuras e esculturas de tamanhos monumentais.

O livro em homenagem a Tomie Ohtake, que em 2001 completou 88 anos, é um exemplo para os leitores que, ainda jovens, muitas vezes não conseguem dimensionar o valor de uma obra ou de um artista. Ainda hoje, a um passo de nove décadas de existência, Tomie se recolhe em seu ateliê e, modestamente, classifica-se como "uma simples operária da arte". O livro, sem tirar nem pôr, reflete a essência de uma artista que, sem negar a origem oriental, incorporou à sua arte o calor e a cor dos trópicos.

Comprar livro Tomie Ohtake

Comentários Deixe o seu comentário

  • Nenhum comentário foi encontrado para o conteúdo acima.

Deixe o seu comentário

Os campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório.




Indique um livro

Indique a publicação que gostaria de divulgar na Sala de Leitura. A sugestão será analisada e poderá ser publicada.

Faça o login para sugerir um livro

Filtros de livros

Ver todos os livros