Sala de Leitura
Sugestão de livro

Atenção! Não realizamos empréstimos, doações ou comercialização das publicações indicadas neste site.

Sobre arte e educação: entre a oficina artesanal e a sala de aula

Qual a relação entre o modo tradicional de transmissão de conhecimentos no meio artesanal e o ensino e a aprendizagem da arte no espaço escolar? Que contribuições a pedagogia artesã tem a oferecer à formação de professores e à renovação das ideias e práticas educativas em arte?
Para responder a estas e outras questões, Sumaya Mattar adentrou os universos poético-pedagógicos das mestras ceramistas Shoko Suzuki e Izabel Mendes da Cunha, de onde coletou os principais materiais que alimentam as reflexões e a proposta de formação de professores de arte apresentadas neste livro.
O contato com as trajetórias, produção artística e modos de ensinar das mestras ceramistas nos mostra que a pedagogia artesã envolve princípios e valores éticos e humanos que ultrapassam não somente a produção em larga escala da sociedade industrial como também a reiteração de técnicas e procedimentos didáticos e artísticos, ainda muito observados nas práticas educativas em arte desenvolvidas na instituição escolar e em outros espaços, fornecendo elementos fundamentais para o reencontro da dimensão humana do ensinar e aprender arte.

Comentários Deixe o seu comentário

  • Nenhum comentário foi encontrado para o conteúdo acima.

Deixe o seu comentário

Os campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório.




Indique um livro

Indique a publicação que gostaria de divulgar na Sala de Leitura. A sugestão será analisada e poderá ser publicada.

Faça o login para sugerir um livro

Filtros de livros

Ver todos os livros