Sala de Leitura
Sugestão de livro

Atenção! Não realizamos empréstimos, doações ou comercialização das publicações indicadas neste site.

Entre linhas, formas e cores: Arte na escola

Esta coletânea traz relatos e reflexões sobre algumas questões da produção artística no contexto escolar. Em cada capítulo os autores revelam profundo conhecimento e sensibilidade diante das experiências vividas com a arte na escola e na vida: apresentam conceitos, propõem novas formas de conduzir e compreender as atividades desenvolvidas no ambiente escolar, compartilham estratégias na superação de desafios e indicam formas de aprimorar o contato com os alunos.

É um livro fundamental para todos que se dedicam à educação e à arte. Como diz a professora Ana Angélica Albano no prefácio: "Quando professores do ensino fundamental (...) reúnem-se para apresentar suas experiências de sala de aula e refletir sobre elas, temos motivos para comemorar. Pode significar que experiências artísticas dignas de atenção atravessaram o portão da escola, não apenas para enfeitá-la, mas para ser parte integrante do currículo, promovendo discussão e crescimento".

Sumário

PREFÁCIO: A CEREJA QUE ENFEITA O BOLO OU O FERMENTO QUE O FAZ CRESCER?
Ana Angélica Albano

APRESENTAÇÃO
Tatiana Fecchio Gonçalves e Adriana Rodrigues Dias

O artista educador

1. DOCÊNCIA E CRIAÇÃO: DIÁLOGO ENTRE FAZERES
Simone Cristiane Silveira Cintra e Ana Angélica Albano

2. O PROCESSO CRIATIVO COMO ELEMENTO DE CONSTRUÇÃO
Daniela Maura dos Santos

Perda de capacidade expressiva e possibilidade de reencantamento

3. PENSANDO AS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO
Ana Angélica Albano

4. EU NÃO SEI DESENHAR
Fátima Pinheiro de Barcelos e Rosvita Kolb Bernardes

Poetizar: O lúdico e a simbolização

5. A CRIANÇA E O VENTO
Marcelo Poletto

6. O ENCANTAMENTO DO OLHAR: O INESPERADO JOGO DE CORES NA ÁGUA
Tatiana Fecchio Gonçalves

7. CONSTRUÇÃO: ENTRE A EXPERIÊNCIA E O INDÍCIO
Paulo Nin Ferreira e Marina Célia Moraes Dias

Por um conhecimento significativo

8. APENAS BRINCANDO?
Ana Angélica Albano

9. CABE ÀS AULAS DE ARTE A ABORDAGEM DE DATAS COMEMORATIVAS?
Adriana Rodrigues Dias

Reflexões sobre estratégias didático-pedagógicas

10. A HISTÓRIA DA ARTE NO CONTEXTO EDUCACIONAL: ARTE E HISTÓRIAS
Tatiana Fecchio Gonçalves

11. PINTURAS COLETIVAS
Adriana Rodrigues Dias

12. AVALIAÇÃO EM ARTE
Tatiana Fecchio Gonçalves

Comentários Deixe o seu comentário

  • Nenhum comentário foi encontrado para o conteúdo acima.

Deixe o seu comentário

Os campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório.




Indique um livro

Indique a publicação que gostaria de divulgar na Sala de Leitura. A sugestão será analisada e poderá ser publicada.

Faça o login para sugerir um livro

Filtros de livros

Ver todos os livros