Sala de Leitura
Sugestão de livro

Atenção! Não realizamos empréstimos, doações ou comercialização das publicações indicadas neste site.

Arte em questões

A obra faz uma análise das relações entre arte e educação, questionando e sugerindo respostas a temas cruciais para a reflexão das práticas significativas de ensino de arte em diferentes instituições de ensino.

A proposta principal de “Arte em questões” é estabelecer diálogos com os professores de Arte e com todos os envolvidos de alguma forma com o ensino de Música, Dança, Artes Visuais, Teatro e Poesia, entre eles artistas, pesquisadores e agentes públicos.

“Arte em Questões” é um conjunto de artigos, objetivos e de fácil leitura, que, em sua maioria, compuseram a coluna Arte e Educação, publicada no site da Agência Carta Maior, durante o ano de 2005. A ideia de publicar os textos revistos, ampliados e acrescidos veio no contexto de uma comemoração. Em 2012, o Caleidos Cia. de Dança completa 15 anos de trabalhos voltados, justamente, para as relações híbridas entre arte e educação.

O resultado que se pode conferir é uma obra construída com extrema sensibilidade, que joga luz sobre questões fundamentais relativas ao tema. O que é a arte e o que ela ensina? Arte é processo ou produto? É possível planejá-la? E avaliá-la? Quem não sabe arte consegue ensiná-la? Quem forma os artistas?

Essas e muitas outras perguntas são discutidas no livro, que já nasce como obra fundamental para quem se interessa pelo assunto. “Não queremos apresentar respostas prontas ou receitas do que fazer, mas sim gerar possibilidades de reflexão crítica e transformação da qualidade do ensino da Arte”, afirma Fábio Brazil, um dos autores do livro, que também é dramaturgo, poeta e diretor de dança.

O livro aborda questões sobre o ensino de Arte de uma maneira leve e contemporânea, provocando reflexões e contextualizando os tópicos em relação à arte nas escolas, projetos sociais e vocacionais. Segundo os autores, a arte é interlocutora privilegiada entre professores e estudantes, entre a escola e a comunidade, entre pessoas e o conhecimento. Nesse sentido, o ensino de Arte não pode se limitar à reprodução de técnicas e repertórios, mas sim mediar as relações entre os estudantes e o mundo em que vivem.

“Acreditamos que esta obra se constitui como uma importante referência aos profissionais que lidam com o ensino de Arte no Brasil. Procuramos, com este livro, afirmar perguntando, para refletir, para provocar, para problematizar, para gerar movimento em questões por vezes cristalizadas ou ignoradas pelos sistemas estabelecidos da arte e da educação”, explica Isabel Marques, coautora de “Arte em Questões” e uma das mais importantes e premiadas arte-educadoras do país.

Comprar livro Arte em questões

Comentários Deixe o seu comentário

  • Nenhum comentário foi encontrado para o conteúdo acima.

Deixe o seu comentário

Os campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório.




Indique um livro

Indique a publicação que gostaria de divulgar na Sala de Leitura. A sugestão será analisada e poderá ser publicada.

Faça o login para sugerir um livro

Filtros de livros

Ver todos os livros