Sala de Leitura
Sugestão de livro

Atenção! Não realizamos empréstimos, doações ou comercialização das publicações indicadas neste site.

O olho que se faz olhar: espaço estético no contexto escolar

Esta pesquisa tem como objetivo investigar os sentidos do espaço estético do Colégio de Aplicação da UFSC para alunos de 8ª série, visando analisar como estes dão sentido ao processo de alfabetização estético-artístico-visual a que foram submetidos. Investigar também se, como e de que maneira esse espaço provoca mudanças no olhar estético de quem por ali transita. Os aportes teóricos da Psicologia Histórico-Cultural de Lev Vygotski e interlocutores, bem como a proposta Triangular do Ensino de Arte, de Ana Mae Barbosa são fundamentações para a realização do presente estudo. Na dinâmica de investigação, foram utilizados como procedimentos para a coleta de informações: entrevistas com onze alunos, observações in loco e documentos, sendo a análise de conteúdo utilizada para a análise, interpretação e compreensão das informações obtidas. Constatou-se a importância de espaços estéticos, artísticos, didáticos e pedagógicos em contextos escolares por possibilitarem o acesso ao universo da produção estético-artístico-visual, criando condições para que alunos e comunidade escolar vivenciem experiências significativas através da exposição da produção, da fruição dessas formas e das reflexões provenientes da relação arte-vida, expandindo, na dialogia com o outro, valores e conceitos culturais, estéticos, artísticos visuais e éticos. Considerando que a função da escola é não apenas a de socializar conhecimentos científicos, mas também a de possibilitar a constituição de sujeitos críticos, criativos e transformadores da realidade, de forma que os alunos possam interpretar o mundo e nele deliberadamente intervir, buscamos com esta pesquisa contribuir para a construção de uma escola em que a dimensão ética e estética seja valorizada, onde a expressividade do sujeito seja permitida e onde o conhecimento já sistematizado seja tratado de forma histórica e em sua condição polissêmica.

Comentários Deixe o seu comentário

  • Nenhum comentário foi encontrado para o conteúdo acima.

Deixe o seu comentário

Os campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório.




Indique um livro

Indique a publicação que gostaria de divulgar na Sala de Leitura. A sugestão será analisada e poderá ser publicada.

Faça o login para sugerir um livro

Filtros de livros

Ver todos os livros